Descubra os trilhos do Algarve

Mariana Soares / Atualizado a

O Algarve é famoso pelas suas praias de água quente e de areia dourada. No entanto, este destino é muito mais do que praia e é uma região incrível para grandes caminhadas por causa das suas paisagens e natureza intocada.

trilhos do Algarve

Com trilhos para todos os gostos conheça o que de melhor o sul do país oferece para os amantes de aventuras e caminhadas.

TRILHOS

Ilha da Armona

Ilha da Armona

A Ilha da Armona é uma das 5 fantásticas ilhas da Ria Formosa. Situada entre a Ilha da Culatra e a Ilha de Tavira, à semelhança da Culatra aqui não existem carros, estradas ou mesmo hotéis. Existe natureza no seu estado puro. Se tem na sua cabeça um ideal de paraíso, com certeza este trilho encherá as medidas a qualquer um de nós. Com natureza selvagem, praias lindas aventure-se neste trilho e conheça a Praia da Armona/Ria, Praia da Armona/Mar, Praia da Fuseta (ou Ilha da Fuseta) e Praia da Barra Nova (ou Praia da Barra da Fuseta).

Serra Monchique

A Serra de Monchique ergue-se sobre o mar e possui dos trilhos mais bonitos e encantadores do Algarve. Com vegetação densa, mais do que encontra no litoral, poderá avistar magníficas cascatas e descobrir alguns dos segredos mais bem-guardados da região. A caminhada é feita por uma extensão aproximada de 11 Km ao longo de três horas e inclui uma visita à vila de Monchique onde poderá conhecer o mercado e ruas revestidas de calçada portuguesa.

7 Vales suspensos

Praia de Benagil, Praia do Cavalo e Praia da Marinha, é-lhe familiar? O Trilho dos 7 Vales Suspensos surpreenderá por isto mesmo: dimensão e variedade. Apelidado já um dos trilhos mais bonitos da Europa, este percurso é feito pelos vales acima da linha da praia. Poderá conhecer as três praias mencionadas anteriormente que são cheias de tesouros a descobrir como grutas, algares e leixões.

Passe também por Benagil e conheça a famosa gruta com um buraco causado pela natureza no cimo da arriba que é muito escolhido pelos fãs de fotos instagramaveis. Já na Praia do Carvalho, pode aceder à praia através de um incrível túnel. Este percurso é um pouco longo e possui 12 Km de distância (ida e volta) que se representam em 6 horas de trilho.

Salgados

Já ouviu falar da lagoa dos Salgados? Este é um lugar onde a harmonia entre fauna, flora e o Homem acontece da forma mais pura. O passadiço dos Salgados está localizado ao longe deste lugar delicioso, dando-lhe a oportunidade de ver flamingos, e outras aves de espécies diferentes, e ainda desfrutar da tranquilidade das águas calmas típicas das praias algarvias. A caminhada tem uma distância 2 Km para cada lado. Sugerimos que alugue bicicletas – se não tiver – e faça este percurso numa aventura emocionante a pedalar.

Varandas do Mar

O Trilho das Varandas sobre o Mar irão levá-lo a caminhar sobre a popular Praia da Rocha, Praia do Castelo, Praia do Vau até ao cabo de João de Arens. A passear sobre as douradas arribas desta região poderá optar por fazê-lo a pé ou de bicicleta. Este trilho tem uma distância de 5 Km mas valerá muito a pena. A Paisagem do azul turquesa sobre o dourado da areia é sublime.

Alvor

Este percurso é união de praia e ria. Liga a Praia dos Três Irmãos à nascente da Ria de Alvor por uma extensão de 6 Km. O passeio pedonal encontra-se acima das dunas por isso já está a imaginar a fantástica paisagem que o espera. Este trilho, com fácil acesso a praias da região, proporcionará uma fantástica paisagem sobre a linha do horizonte algarvio.

Portal da Carrapateira

A acompanhar o cordão de dunas, o Trilho do Portal da Carrapateira irão levá-lo a visitar a aldeia da Carrapateira onde vislumbrará uma aldeia pintada de branco, muito rústica. Passará pela Ribeira de Carrapateira e poderá ver o cruzamento entre as águas da ribeira com as dunas plantadas à beira-mar. No percurso que tem duração de 4 horas com 10 Km de distância poderá encontrar a Praia do Amado.

Ponta da Piedade

A Ponta da Piedade é uma das zonas do Algarve mais bonitas. Situada em Lagos, tem características peculiar os muito devido às suas formações rochosas e águas cristalinas. Com uma extensão de 5 Km (ida e volta), este caminho proporcionará um espetáculo de cor e luzes (como pode ver na foto acima). Conhecida não só pelos trilhos mas também pelas grutas e altas falésias, a Ponta da Piedade é local de paragem obrigatória no Algarve para quem o visita.

Ludo

Já viu imagens da Ria Formosa onde observou estradas de terra batida e lagoas e encostada às dunas da Praia de Faro e da Praia da Quinta do Lago? Pois bem! Viu precisamente a zona do Ludo. Este maravilhoso trilho atravessa salinas e campos de golfe, oferecendo belos passeios sempre como pano de fundo a vegetação rasteira típica de zona balnear. O trilho mais curto tem cerca de 4 Km, porém pode encontrar várias rotas opcionais que transformam este trilho no dobro dos quilómetros. Este é também um local bastante concorrido pelos fãs de Aves, pois aqui poderá observá-las e conhecer novas espécies que migram para esta região todos os anos.

O Algarve tem trilhos que fazem jus à sua fama e beleza das praias. Se é aventureiro, gosta de caminhadas e usufruir da natureza marque já a sua escapadinha até ao Algarve.