Dicas para fazer um reentré tranquilo no seu trabalho

Top Atlântico / Atualizado a

Setembro é oficialmente o mês da reentré. Volta o trabalho, a escola e especialmente as rotinas que nos tornam sempre tão ansiosos tirar uns dias de férias. Aqui ficam algumas dicas para fazer um reentré tranquilo, suavizar a ansiedade pós-férias e fazer um regresso com boa energia.

Dicas para fazer um reentré tranquilo

Crie uma lista de objetivos para os próximos meses

Há quem considere que pensar nas próximas férias pode criar mais ansiedade, mas na realidade pode ajudá-lo a manter-se motivado.

Dicas para fazer um reentré tranquilo

Seja organizar novas férias, pensar em mudar de casa ou de emprego, fazer um novo curso ou simplesmente mudar de atitude, crie uma lista com aquilo que mais ambiciona nesta fase da sua vida e verá o quão produtivo é manter o foco.

Retome aos poucos as rotinas do dia a dia

Embora a ideia principal das férias seja “desligar”, recomendamos que prepare o seu regresso com tempo. Assim, uns dias antes e de forma progressiva, tente retomar as rotinas do sono para não estranhar o contraste, em especial se tiver filhos.

Dicas para fazer um reentré tranquilo

O mesmo se aplica às refeições, que costumam tornar-se menos rigorosas em termos de horários, e ainda ao tipo de alimentação.

Se, nas férias, há maior abertura para ceder a tentações e pequenos grandes prazeres, na reentré reina a moderação em prol de uma alimentação saudável, conciliada com exercício físico.

cozinhar comida saudável

Organize o seu primeiro dia de trabalho

No primeiro dia, nada como aligeirar o regresso à pilha de trabalho que nos espera, com organização. Por exemplo, tente reservar este dia apenas para se atualizar dos projetos em curso e responder aos e-mails mais urgentes, evitando compromissos ou reuniões que possam causar stress.

Organize o seu primeiro dia de trabalho

Mantenha o contacto com os bons amigos

Porque também há vida social fora das férias, mantenha os jantares e o convívio, os jogos de futebol quando acontecem, as caminhadas a dois ou em grupo, as idas ao cinema, as conversas e, acima de tudo, a cumplicidade de partilhar a vida com pessoas que lhe são especiais.

Mantenha o contacto com os bons amigos

Planeie escapadinhas de fim de semana

Fazer planos e viajar com a família ou os amigos é uma excelente maneira de prolongar a sensação de férias, descontraindo aos poucos durante todo o ano, para não acumular ansiedade e stress.

Se planear uma escapadinha na primeira semana de reentré, em especial se for lá fora, acredite que lhe vai saber pela vida.

paris