Moscatel de Setúbal entre os melhores do mundo

Top Atlântico / Atualizado a

É sabido que o Moscatel de Setúbal é, por excelência, o vinho emblemático da Península de Setúbal e dos mais famosos dos vinhos generosos portugueses. Agora sabemos que chegou a entrar no Top 10 dos Melhores Moscatéis do Mundo graças ao Moscatel de Setúbal Xavier Santana 2012, aquando o Concurso Internacional Muscat du Monde.

Moscatel de Setúbal

Nesse mesmo evento, o Moscatel de Setúbal Superior 2005 – Casa Ermelinda Freitas foi premiado com medalha de ouro e o Moscatel de Setúbal 2013 – Adega de Palmela com medalha de prata. Embora remontem ao ano de 2015, estas conquistas só reforçam as qualidades distintas deste vinho que faz parte da cultura e tradição, dentro e fora de Setúbal, ou não fosse dos mais conhecidos no país.

Na realidade, existem dois tipos de moscatéis, o branco e o roxo, sendo que ambas as designações são de Denominação de Origem Controlada (DOC) conhecida pelos vinhos produzidos de castas moscatel, influenciadas pela proximidade ao mar.

Moscatel de Setúbal

Se é bom apreciador, nada como experimentar fazer enoturismo para conhecer ainda melhor o «príncipe dos moscatéis», numa experiência que pode ir desde visitar vinhas, fazer cursos de vinhos e encantar-se com a beleza natural desta região.

Em caso de dúvida, basta seguir a Rota de Vinhos da Península de Setúbal.