Roma – Cidade Eterna

Mariana Soares / Atualizado a

É arte, história, cultura. É a Cidade Eterna. Com uma mistura inebriante de ruínas, arte inspiradora e vida urbana vibrante, a capital da Itália é uma das cidades mais românticas e carismáticas do mundo. Assim é Roma, a Cidade Eterna.

Roma

Ao visitar Roma, muitas serão as facetas e camadas que tem para conhecer. Uma Roma Imperial funde-se com uma Roma Cristã e Medieval. Para não falar do Vaticano que nos surpreende com o seu Museu, Capela Sistina e Basílica de São Pedro. A versatilidade desta cidade enchem as medidas a todo todo tipo de viagem, quer seja uma lua-de-mel romântica quer seja aventureira.

Fique a connosco e conheça o best off de Roma para que nada falte na sua viagem!

Roma

Uma passado histórico forte…

A cidade de Roma que atualmente conhecemos é o resultado de 3.000 anos de desenvolvimento urbano e tem uma paisagem citadina que lhe permite vistas emocionantes e de pura história. Ícones antigos como o Coliseu, o Fórum Romano e o Panteão lembram-nos a época de ouro da cidade, enquanto as basílicas monumentais contam a sua história como sede da Igreja Católica. A Basílica de São Pedro eleva-se sobre o Vaticano, testemunhando a ambição dos papas renascentistas de Roma e a sabedoria dos seus arquitetos revolucionários.

Poucas são as cidades no mundo podem entrar num jogo rival com o impressionante patrimônio artístico de Roma. Ao longo da história, a cidade protagonizou as grandes revelações da arte ocidental, atraindo grandes artistas e inspirando-os a ultrapassar os limites da sua criatividade.

Roma

O resultado é uma cidade repleta de tesouros, estátuas antigas e museus de renome mundial; Mosaicos e frescos renascentistas enchem as igrejas (que são autênticas montras de arte) não esquecendo das fachadas barrocas que rodeiam praças medievais. Passeie pelo centro da cidade e pasme-se com esculturas de Michelangelo, pinturas de Caravaggio, frescos de Rafael e fontes de Bernini.

La Doce Vita

Uma viagem a Roma tem tanto a ver com o lifestyle dolce vita quanto com a arte e cultura. Caminhando pelas ruas pitorescas, descobrirá sítios escondidos (cafés e restaurantes de rua) que o farão ficar lá por horas – esta é a verdadeira experiência romana. O ritmo aumenta com o cair da noite, quando os bares e cafés da cidade começam a ganhar movimento com pessoas a conviverem e a tomarem aperitivos. A isto está ligada a fantástica gastronomia italiana.

A combinação de ambientes românticos ao ar livre com uma boa pizza, pasta ou lasanha é a cereja no topo do bolo. Por falar em cereja no topo do bolo, não deixe de provar os deliciosos gelados artesanais que esta cidade oferece aos visitantes. De todos os sabores, cores e feitios, um paraíso de gelados.

O que visitar

Coliseu

Coliseu

Estreado em 80 d.C., o gigantesco Coliseu com 50.000 lugares, hospedou espectadores entusiastas que assistiam a lutas de gladiadores. Nenhuma fotografia que possa ver na internet poderá prepará-lo para a emoção de vê-lo pela primeira vez. Mais do que qualquer outro monumento, este anfiteatro simboliza o poder e o drama da Roma antiga, e ainda hoje é uma visão de tirar a respiração.

Fórum Romano

Fórum Romano

Perto do Coliseu fica o Fórum Romano, uma movimentada área de mercados e templos no seu auge. Abrange pontos turísticos imperdíveis como o Arco di Settimio Severo e o Tempio di Saturno. Caminhar de ruínas em ruínas é refazer os passos das grandes figuras da história romana: Júlio César, Augusto e Pompeu.

Palatino

Palatino

As sete colinas de Roma oferecem alguns pontos de vista simplesmente soberbos. O Monte Palatino, onde Rômulo – aparentemente – fundou a cidade em 753 a.C., é uma bela extensão verde de ruínas, pinheiros imponentes e vistas deslumbrantes que se erguem acima do Fórum Romano.

Escadaria e Praça de Espanha

Escadaria e Praça de Espanha

A Piazza di Spagna (Praça de Espanha) abriga a Fontana della Barcaccia de Bernini e dá origem à escadaria Trinita di Monti (ou mais conhecida por Escadaria Espanhola). Este é um dos locais emblemáticos da cidade e um dos principais pontos de paragem obrigatória

Fontana di Trevi

Fontana di Trevi

A maior e mais famosa fonte de água de Roma, a popular Fontana di Trevi. É um dos rituais de passagem tradicional para quem lá passa. Há até a prática de atirar moedas de costa na água da fonte para garantir que um dia retornarão à Cidade Eterna.

O Panteão

O Panteão

O Panteão, um templo de 2.000 anos transformado numa igreja, é o mais bem preservado dos monumentos antigos de Roma e um edifício verdadeiramente extraordinário. Ergue um enorme pórtico com colunas e paredes grossas que impressionam os curiosos, mas a hora da verdade é quando se entra a imponência ganha vida.

Basílica de São Pedro e os Museus do Vaticano

Basílica de São Pedro e os Museus do Vaticano

Fundados em 1500, os Museus do Vaticano exibem facilmente uma das maiores e mais significativas coleções de arte do mundo. As suas obras vêm da antiguidade ao Renascimento até ao presente. Com mais de 20.000 peças em exposição e mais de 14 quilómetros de museu, é totalmente impossível ver tudo. Lá verá os destaques artísticos impressionantes dos frescos de Michelangelo na Capela Sistina . Depois de aproveitar toda a beleza, vá até à Basílica de São Pedro: A opulenta basílica é a maior do mundo e possui três ícones artísticos da Itália: a Pietà de Michelangelo, a cúpula e o dossel de bronze de Bernini sobre o altar do Papa.

Via Appia Antica

Via Appia Antica

A primeira grande autoestrada do mundo romano tem o nome de Via Appia Antica e merece ser visitada. A sul de Roma, é um lugar lindo para se estar numa manhã banhada de sol. A título de curiosidade este é um dos cenários de histórias trágicas da história da cidade como a crucificação de Spartacus.

Estas são algumas das surpresas que Roma tem para si. As raízes antigas de Roma espalhadas pela cidade são a desculpa ideal para marcar já a sua viagem! Não espere mais e aproveite a Primavera para ver a luz brilhante que Roma lhe oferece.