15 dicas que deve saber antes de uma viagem a Nova Iorque
Viajar para Nova Iorque é, sem dúvida, uma daquelas viagens de sonho! A Big Apple é uma cidade vibrante, cheia de vida, cultura e história, que parece saltar dos ecrãs de cinema diretamente para a vida real. No entanto, não é à toa que é conhecida como a “cidade que nunca dorme”. Nova Iorque pode ser uma experiência intimidante, especialmente para quem a visita pela primeira vez. Mas acredite, é também inesquecível! Com tanto para fazer, tanto para ver e tanto para entender sobre o ritmo único da cidade, o fundamental é apenas que vá bem informado. Por isso mesmo, partilhamos consigo 15 dicas indispensáveis que é bom saber antes de aterrar em Nova Iorque.
Tenha em conta o trânsito e os atrasos
Nova Iorque é famosa por muitas coisas e o trânsito caótico é certamente uma delas. Apesar de ser uma cidade onde parece que o tempo passa a correr, se olhar para os carros nas ruas vai perceber que parecem que este andam a passo de caracol. Por isso, se tem compromissos, reservas e horários a cumprir, tenha sempre em conta este fator. Um trajeto que parece curto no mapa pode levar muito mais tempo do que imagina, especialmente em horas de ponta.
Use os transportes públicos
O sistema de transportes públicos de Nova Iorque é vasto, eficiente e, acima de tudo, é uma verdadeira experiência social e cultural. O metro funciona 24 horas por dia e é a melhor maneira de evitar o trânsito e explorar a cidade. Além disso, andar de autocarro pode ser uma excelente forma de apreciar a paisagem urbana. No entanto, é também nos transportes públicos que terá um contacto próximo com locais e onde pode assistir a situações curiosas.
Não utilize a carruagem vazia do metro
Este é um segredo que os locais conhecem bem! Se vir uma carruagem completamente vazia enquanto o resto do metro está cheio, resista à tentação. É provável que haja uma razão – e não costuma ser boa. Pode ser ar condicionado avariado, odores pouco agradáveis ou mesmo algo inesperado. O melhor mesmo é juntar-se à multidão e evitar surpresas desagradáveis.
Atravesse a rua como um local
No que diz respeito a atravessar a rua, as coisas são um pouco diferentes de Portugal. Muitos dos nova-iorquinos não esperam pelo sinal verde e passam na primeira oportunidade entre carros. O truque é fazê-lo de forma decidida, mas muito cuidadosa. Para que seja mais fácil mudar de ruas, pode, às vezes, seguir o exemplo dos locais, mas esteja sempre muito atento ao trânsito. Os condutores em Nova Iorque podem ser imprevisíveis e a sua segurança tem de estar sempre em primeiro lugar… mesmo que demore mais tempo a conseguir atravessar!
Caminhe de forma rápida
Nova Iorque é uma cidade cheia de pressa! Seja a caminho do trabalho, de uma loja ou de um espetáculo, os locais andam todos cheios de pressa e caminham num ritmo impressionante e quase alucinante. Adotar este passo mais apressado e acompanhar o ritmo dos locais vai evitar que leve repreendas de nova-iorquinos menos simpáticos que achem que está a atrapalhar.
Não ocupe o passeio todo
Caso consiga, pode claro, andar ao seu próprio ritmo, até para poder admirar melhor a cidade à sua volta. No entanto, nunca bloqueie o passeio todo. Se está com um grupo, mantenham-se em fila ou ocupem um espaço razoável de forma a que haja sempre uma margem para que outras pessoas vos possam ultrapassar. Esta é uma regra de ouro para evitar discussões e olhares de reprovação!
Faça reservas com antecedência
Entre turistas e os próprios locais, a cidade de Nova Iorque é muito concorrida. Por isso mesmo, existem várias atrações, restaurantes, museus ou espetáculos que ficam esgotados durante meses. Por isso, planear com antecedência o que quer fazer é fundamental para que consiga garantir a sua reserva e a sua experiência.
Leve dinheiro
Embora Nova Iorque seja moderna e quase tudo possa ser pago com cartão, nem sempre é possível. Por exemplo, várias bancas de comida de rua, mercados ou táxis exigem pagamentos em dinheiro. Por isso, vá prevenido!
Saiba como chamar um táxi
Aquele gesto icónico de levantar o braço para chamar um táxi pode parecer simples, mas existem alguns truques que convém saber. Por exemplo, se a luz no topo do táxi estiver acesa, significa que está livre, caso contrário, é porque tem passageiros e não vai parar para si. Evite também tentar apanhar táxis em zonas muito movimentadas ou próximas de paragens de autocarro porque é menos provável que parem.
Não se envolva em situações que não são consigo
Em Nova Iorque, testemunhar discussões, performances improvisadas ou até situações inusitadas na rua é “o pão nosso de cada dia”. O melhor a fazer é, simplesmente, não se envolver! Os nova-iorquinos são famosos por serem diretos e cuidarem dos seus próprios assuntos, por isso, não se envolva para que não sobre para o seu lado, nem fique especado a olhar. Desvalorize a situação e continue o seu passeio por esta cidade mágica!
Não dê importância às interações na rua
Claro que no meio de tanta gente e tanta confusão, é natural que acabe por ser abordado bastantes vezes. É provável que encontre pessoas a distribuir panfletos, a pedir doações ou até mesmo a oferecer “espetáculos gratuitos”. Apesar de algumas dessas interações serem legítimas, outras podem ser esquemas. O melhor a fazer é mesmo sorrir e acenar, de forma educada, dizer “não obrigado” e seguir o seu passeio.
Ouse nos seus outfits
Nova Iorque é uma das capitais mundiais da moda e por isso, vai perceber que os locais se arranjam mesmo, nem que seja só para ir a rua. Uma diversidade gigante de estilos cobrem a cidade e aqui ninguém julga ninguém. Por isso, se até gostava de ter um estilo mais ousado e alternativo, mas não se sente à vontade, Nova Iorque é o local ideal para testar os seus outfits mais alternativos e deve sempre vestir-se para impressionar.
Veja mais do que apenas Manhattan
Embora Manhattan seja o coração pulsante, há muito mais para explorar. Em Brooklyn, por exemplo, tem uma vista inesquecível da cidade a partir da Brooklyn Bridge Park. Queens é conhecido pela sua diversidade cultural e culinária, enquanto Bronx abriga o icónico estádio dos Yankees e o incrível Jardim Botânico de Nova Iorque.
Prove a comida local
Com uma multiculturalidade gigante, Nova Iorque é também um espectáculo gastronómico. Desde os clássicos cachorros quente nas esquinas, aos famosos bagels, os hambúrgueres e as pizzas de fatia gigante, há algo para todos os gostos. Experimente também um brunch tipicamente nova-iorquino e prove iguarias em bairros como Chinatown e Little Italy.
Visite Nova Iorque no outono
Na verdade, não há altura perfeita para visitar Nova Iorque, pois cada estação tem o seu charme e, em cada estação, a experiência é diferente. No entanto, se tiver a opção de escolher e, caso seja a primeira vez, talvez o outono seja das melhoras épocas para viajar. As temperaturas são agradáveis, os parques ficam pintados com tons de laranja e dourado e há uma energia especial na cidade. Além disso, é a altura ideal para explorar atrações ao ar livre sem o calor sufocante do verão ou o frio rigoroso do inverno.
Nova Iorque é tudo aquilo que se imagina e mais um pouco! É o tipo de destino que deixa marcas e memórias inesquecíveis e que vale muito – mas mesmo muito – uma visita. O importante é ir com mente aberta, preparado para o inesperado e disposto a abraçar o ritmo frenético da Big Apple. Seja como for, com estas 15 dicas já será muito mais fácil de se adaptar a esta incrível cidade que é Nova Iorque!