6 Destinos para amantes de Chocolate

Mariana Soares / Atualizado a

Para celebrar o Dia Mundial do Chocolate (também conhecido como o dia mais doce do ano) compilamos um resumo dos seis principais destinos de paragem obrigatória para amantes de Chocolate. Viaje connosco por estes destinos que lhe deixem com água na boca.

Destinos para amantes de Chocolate

Seja uma barra de chocolate, uma bebida, um gelado, algumas bolachas ou bombons na Suíça, Estados Unidos da América, França, Bélgica ou Holanda, encontrará os melhores e mais fascinantes chocolates que alguma vez provará.

1. Bruxelas (Bélgica)

Bruxelas (Bélgica)

Chocolate é uma das jóias da coroa da Bélgica. Há mais de um século que os chocolateiros atraem curiosos a Bruxelas por esta iguaria. Famosa pelas suas montras das chocolaterias cobertas de pralinés (bonbons) como a Neuhaus, a Godiva ou Leonidas. Hoje, há cada vez mais e muitos surpreendem adicionando toques e originais técnicas que levam o seu amor e trabalho pelo chocolate ao mais alto nível, como Benoit Nihant ou Laurent Gerbaud.

Tudo começou quando Jean Neuhaus, um farmacêutico, desenvolveu uma técnica original para disfarçar o sabor dos medicamentos, envolvendo-os por uma camada fina de chocolate. Em 1912, começou a substituir os medicamentos por creme e assim nasceu o famoso praliné. E para proteger estas frágeis iguarias, a sua mulher criou caixas de cartão que mais pareciam caixas de joalharia. Faz-lhe lembrar algo? Desde aí, as belas caixas de bombons são uma perdição só ao olhar e tornando-se num belo presente.

Nas belas Galeries Royales Saint-Hubert, o berço da chocolataria Belga, encontra boutiques históricas de Art-Nouveau, onde tudo começou. O difícil é escolher. É muito fácil estar a descobrir Bruxelas ou em plena Grand Place e ao olhar para o lado uma montra de chocolates chamar por si, cada uma mais apelativa que outra. Para aqueles que para além de comer gostam de conhecer mais ainda, existem vários workshops, provas de chocolate (sim leu bem…), museus e jóias escondidas pelas ruelas de Bruxelas.

2. Zurique (Suíça)

Zurique (Suíça)

Quando pensamos em Suíça vem à cabeça 3 palavras, relógios, neutralidade e chocolate. Mas se há coisa que a Suíça não é neutra é no seu lugar nos Top de destinos para quem adora chocolate, lar de alguns dos melhores conhecedores de chocolate do mundo, a Suíça é um dos destinos definitivos de chocolate. Sugerimos os chocolates da Confiserie Teuscher, os famosos da Suíça, que abriu portas no início dos anos 20, e hoje os mestres ainda seguem as mesmas receitas tradicionais com os melhores ingredientes. Famosa pela sua premiada trufa de champanhe feita com o requintado champanhe Dom Perignon, creme de manteiga suave e um rico ganache de creme escuro, esta é uma dose de chocolate que parece um verdadeiro tesouro! Pode encontrar na cosmopolita cidade de Zurique, à beira do lago, onde a vida urbana e a natureza se misturam em toda a sua glória. Depois de dias vibrantes na cidade aproveite as montanhas suíças que estão a menos de uma hora de distância.

3. Amesterdão (Holanda)

Amesterdão (Holanda)

Para além das tulipas, moinhos, canais e arte, se é fã de chocolate suave e exuberante, a Holanda é também o lugar indicado para viajar. Escondido entre as bicicletas, os canais e as ruas de paralelepípedos, de Amesterdão, encontrará Puccini Bomboni, uma boutique de chocolate conhecida em toda a Europa entre os entusiastas por chocolate. Os chefs chocolateiros fazem cada delícia de chocolate do zero, garantindo a melhor qualidade para quem prova estas iguarias. Bem conhecido pela sua capacidade de misturar o melhor e mais requintado chocolate com algumas das especiarias mais únicas, Puccini Bomboni é um dos chocolatiers da Europa que mais se destaca.

4. Paris (França)

Paris (França)

Paris, é conhecida não só por ser a cidade do amor mas também como terreno fértil para nos perdermos em doçaria e em especial o chocolate. Parar nas apetecíveis esplanadas dos cafés parisienses e saborear um croissant com chocolate ou outra iguaria da pastelaria francesa, pedir um chocolate quente e passear pelos parques da cidade pode ser um momento perfeito numa visita a esta cidade. Mas a cidade foi mais longe e transformou o artesanato do chocolate numa forma de arte. Ir pelas ruas parisienses e passar pelas montras que por si só apetece entrar e comer todo o chocolate é rua sim, rua não. Mas o melhor lugar para provar o chocolate francês é na La Maison du Chocolat, próxima dos Champs Eliseés. Desde macarons a sublimes pralinés, poderá certamente encontrar algo que satisfaça os seus desejos. Combinando técnicas clássicas e inovadoras, não é de admirar que esta boutique de Chocolate produza alguns dos melhores chocolates do mundo. Se já há muitas razões para visitar esta cidade icónica, aqui vos deixamos mais uma.

5. Nova Iorque (EUA)

Nova Iorque (EUA)

Nova Iorque por si só já é uma cidade deliciosa à vista para visitar, cidade cosmopolita que só de pensar já nos deixa com vontade de viajar. Agora adicionamos mais uma razão. Em Nova Iorque poderá encontrar o Chocolate Jacques Torres Chocolate – também conhecido como Mr. Chocolate. Jacques Torres é popular pelas suas sanduíches, gelados e biscoitos caseiros. Visite esta cidade icónica, visite os as atrações imperdíveis, mas lembre-se de visitar Jacques Torres Chocolate para viver uma experiência verdadeiramente artesanal, onde o chef Jacques transforma os grãos de cacau numa iguaria rica e excêntrica. Depois de uma subida ao Rockefeller Center ou caminhada ali próxima, entre nesta chocolataria e relaxe e delicie-se ou pode fazê-lo também após uma visita ao Museu de História Natural, numa das suas lojas ali perto.

6. Nova Gales do Sul (Austrália)

Nova Gales do Sul (Austrália)

Para os Australianos, nada nos satisfaz melhor o desejo por chocolate do que um “Choccy Crackle”. Estes Chakles são uma iguaria popular na Austrália e Nova Zelândia, especialmente para festas de aniversário e em festas escolares. É um doce de chocolate que nos remete para a nossa infância. A marca de chocolates artesanais Zokoko, na Austrália, satisfaz esse desejo como ninguém. Há algo de especial naquele sabor crocante, doce e achocolatado! Se um chocolate crocante não é “a sua praia”, a chocolataria Zokoko também é famosa pelas suas soberbas barras de chocolate feitas de cacau antigo ou até mesmo o seu chocolate quente. Procure este doce e delicie-se, sentado com vista para a The Opera House de Sidney.

É curioso que o chocolate foi utilizado pelos Maias como moeda de troca. Para eles, o cacau era uma dádiva dos deuses, daí o seu valor. Enquanto isso, os Maias serviam cacau aos guerreiros para dar-lhes força. Por isso, não espere mais e marque a sua viagem com um roteiro digno de um Guerreiro, provando a melhor das dádivas dos Deuses!