5 Razões que nos levam a Viajar

Mariana Soares / Atualizado a

Fugir ao stress do dia a dia, conhecer-se mais a si próprio, viver momentos em família, descobrir novos povos, culturas… Muitas são as razões que nos levam a viajar. É certo que as razões não são iguais para todos mas também é certo que todos nós gostamos de sair da rotina, descansar e explorar.

Razões que nos levam a Viajar

Deixamos aqui 5 razões pelas quais gostarmos tanto de viajar.

1. Necessidade de mudança

descobrir veneza

Uma das mais comuns respostas quando se pergunta “porque viaja?” É a necessidade de mudança. Sair da nossa zona de conforto leva-nos àquela sensação de adrenalina que a rotina do dia-a-dia ou outras ocupações não nos traz. O desconhecido, a emoção de planear e fazer uma nova viagem a um destino diferente é gratificante, estimulante e emocionante. Assim que sai da sua zona de conforto, a alegria e a felicidade de explorar novos mundos tornam-se viciantes. Mudar, abraçar o desconhecido faz-nos sentir mais vivos.

2. Conhecer pessoas e culturas novas

Conhecer pessoas e culturas novas

Conhecer novas pessoas e fazer novas amizades é um forte motivador de viagens. Viajar com amigos, a dois, em família ou até mesmo viajar sozinho e ir em busca de novas personalidades, novas histórias e novas culturas faz da viagem uma experiência única. Muitas das melhores memórias que guardamos das viagens que fazemos são precisamente as pessoas com nos cruzamos no caminho e que por vezes se tornam amizades para a vida. Quem diz uma amizade diz até uma cara metade.

3. Viajar dá Saúde

Viajar dá Saúde

Viajar pode ser considerado um investimento na nossa saúde. Descansar e relaxar diminui os níveis de stress. Ao estarmos em contacto com novos ambientes, cheiros, sons, línguas, vivendo experiências multiculturais, o nosso corpo e principalmente o nosso cérebro é estimulado. A par de tudo isto, viajar por vezes implica um pouco mais de exercício físico, o que por si só já é um aliado para uma melhor saúde. Tudo isto aumenta o nosso bem-estar, a energia e favorece o corpo, espírito e alma.

Pode ainda conjugar todos estes benefícios, viajando para pontos do Mundo que podem ajudar ainda mais a sua saúde como a lagoa Azul na Islândia ou o Mar Morto. Fontes termais, lagos e mares ricos em minerais podem ajudá-lo a melhorar sua pele, aliviar dores e reduzir o stress.

4. Conhecer e descobrir o Mundo

Conhecer e descobrir o Mundo

O que de melhor pode tirar das viagens é conhecer novos lugares, descobrir e explorar mais deste Planeta. Contactar com novas realidades, outras culturas faz-nos valorizar o Mundo e ver a vida no geral e a nossa em particular com outra perspetiva, trazendo, por vezes, para casa lições preciosas e uteis. E por vezes até descobrimos mais sobre nós próprios e despertamos facetas que não sabiamos que tinhamos.

5. Sentir o prazer de viajar e viver o presente

Sentir o prazer de viajar e viver o presente

Na maioria dos casos, viajar dá uma sensação única do momento presente. Ao viajar estamos centrados no prazer da viagem, o que nos ajuda a concentrar a mente nas experiências que estamos a viver e deixar para trás preocupações e distrações mundanas. O próprio conceito de viajar por prazer, sozinho ou acompanhado, é rico em momentos novos que merecem toda a atenção para serem desfrutados em pleno . A vida existe apenas neste momento, por isso não perca tempo e viaje.

Motivos não lhe faltam para viajar. Escolha já o seu destino preferido ou conheça um novo destino e parta rumo a uma experiência diferente, refrescante e apaixonante.