6 curiosidades sobre a Black Friday

Joana Santana / Atualizado a

Alerta Black friday! Promoções de Black Friday! Super Black Friday! Black Friday! Black Friday!

Já ouviu falar sobre a Black Friday, certo?

Acreditamos que seja impossível não ter já ouvido este termo, pelo menos, uma vez. Todos os anos, assim que chega o mês de novembro, soam os alarmes e Black Friday passa a ser um dos tópicos na ordem do dia.

Aquele que é considerado o maior dia de compras do mundo, e que, na sua origem, só duraria um dia, tem cada vez mais sido reinventado por algumas empresas que fazem promoções durante mais tempo, em que milhões de consumidores aproveitam para fazer as suas compras.

E por aí, é fã desta data? Costuma aproveitar para fazer compras? Antes que responda, perguntamos-lhe também: mas sabe tudo sobre a origem e a criação desta dia tão marcante no ano? Então venha daí, que contamos-lhe 6 curiosidades sobre a Black Friday.

O que é?

A Black Friday – sexta-feira negra, em português – é um evento em que as marcas vendem grande parte dos seus produtos com grandes promoções, fazendo preços muito apetecíveis e acessíveis. Do pequeno ao grande comércio, roupa, produtos eletrónicos, viagens, calçado, telecomunicações, entre muitos, muitos outros setores. Quase todos aderem a este dia de promoções!

Quando se realiza?

6 curiosidades sobre a black friday

Apesar de não ser assinalado em Portugal, em países como os Estado Unidos da América ou o Canadá, na última quinta-feira do mês de novembro é celebrado o feriado nacional Thanksgiving Day ou Dia de Ação de Graças. Neste dia, os locais reúnem os seus mais queridos, agradecem pelo que de bom lhes aconteceu no ano e são feitos muitos desfiles e paradas sobre o Natal e com o Pai Natal, dando assim, oficialmente, abertura ao período natalício. Assim, sempre no dia seguinte ao Thanksgiving Day é então o grande dia de Black Friday! Por isso, a Black Friday realiza-se sempre na última sexta-feira do mesmo de novembro.

Como surgiu?

compras de natal

Na verdade, existem duas teorias que sustentam a criação deste termo. Vinda da Filadélfia, a primeira, diz-nos que, como o Thanksgiving Day inaugura o período do natal, no dia seguinte as pessoas davam início às compras de natal. As ruas eram invadidas pelos carros que além de criar um trânsito caótico, marcavam o chão com manchas pretas, levando os polícias à loucura. A segunda teoria é relativamente aos registos de vendas dos comércios. Em crise quase todo o ano, marcavam a vermelho as suas perdas e a preto os seus ganhos e, naquelas últimas sextas-feiras de novembro, o preto era a cor em destaque devido ao elevado número de vendas que conseguiam fazer.

Black Friday ou Big Friday?

6 curiosidades sobre a black friday

Sendo um dia tão rentável para os lojistas, os comerciantes não gostavam do teor negativo que a polícia dava ao dia, devido ao trânsito intenso e à poluição. Para tentar contornar a situação, em 1961, tentaram adotar o termo Big Friday, mas que nunca chegou a virar moda, mantendo-se, até aos dias de hoje como Black Friday.

O maior dia de compras, mas não desde sempre

6 curiosidades sobre a black friday

Apesar de ser uma tradição já com muitos anos, o conceito de Black Friday demorou algum tempo a conquistar o resto do mundo. Apesar de ser considerado o maior dia de compras do ano, este feito só conseguiu ser atingido a partir de 2001.

A Cyber Monday

cyber monday

Atualmente, em muitos casos, a Black Friday já não dura apenas um dia, mas vários. Em alguns casos, até todo o mês de novembro. Com o crescente gosto pelas compras online, foi criado o termo Cyber Monday. A Cyber Monday é referente à segunda-feira após a Black Friday onde os grandes descontos tomavam lugar no mundo online e nos sites de e-commerce.

Apesar de, inicialmente, ser uma tradição americana, o conceito de Black Friday foi-se espalhando pelo mundo e é um fenómeno que também já chegou a Portugal! A verdade, é que este dia representa ótimas oportunidades de compra para os consumidores.

Quer uma boa notícia? O mundo das viagens, não é excepção! Por isso, aproveite e reserve já a sua próxima viagem a preços incríveis e também com condições muito especiais.

O que é que tem em mente? Fugir do frio para um destino de água quente? Arrancar para o país de origem desta tradição e viver uma aventura pela famosa Route 66? Ou marcar já a sua Lua de Mel de sonho? Veja as nossas promoções e perceba qual o destino que mais lhe agrada.