8 dicas úteis para viajar tranquilamente com um bebé

Top Atlântico / Atualizado a

Se tem filhos ainda pequeninos e adora viajar, levá-los a conhecer outros países e culturas, pode ser uma experiência única. Fique connosco e conheça 8 dicas úteis para viajar tranquilamente com um bebé.

dicas úteis para viajar tranquilamente com um bebé

Porém, se viajar em família pode ser tão imprevisível quanto os bebés e crianças o são, estas 8 dicas podem vir a ser bastante úteis na sua próxima “aventura”.

1. A idade mínima para viajar de avião?

Dependerá da política da companhia aérea que escolher, sendo que a maioria não permite bebés com menos de 14 dias nos seus voos, pelo que começamos por sugerir que se informe previamente.

dicas úteis para viajar tranquilamente com um bebé

Seja recém-nascido ou tenha até 24 meses, não pagam bilhete porque vão ao colo, mas necessitam ser registados como passageiros e estarem acompanhados dos documentos pessoais. Seja o cartão de cidadão, certidão de nascimento ou até mesmo passaporte, consoante o destino.

A questão da idade e de um sistema imunitário preparado para lidar com outros ambientes, remete-nos para o tema da vacinação, já que é altamente recomendável que tenha o boletim de vacinas atualizado.

2. Escolha o melhor lugar

Neste caso, vai depender do modelo e tamanho do avião. Ainda assim, podemos adiantar que a frente e as traseiras podem ser um pouco mais barulhentas, embora se fique mais próximo das casas de banho. Na zona do centro, será possível encontrar lugares mais espaçosos e chão para os mais pequenos brincarem à vontade.

No ar, aproveite para descalçar o bebé, deixando-o mais à vontade e também para evitar eventuais inchaços nas pernas provocados pela altitude.

3. Simplifique a mala de viagem

Além do essencial, que são as roupas e calçado de acordo com as condições climatéricas do destino, artigos de higiene e farmácia na mala que segue no porão, inclua na mala que levar na cabine um kit de primeiras necessidades, como uma muda de roupa, fraldas, toalhitas, chuchas suplentes, brinquedos e alimentação.

dicas úteis para viajar tranquilamente com um bebé

4. Leve a comida do seu bebé a bordo

Embora as companhias tenham refeições especais para bebés e crianças, bastando pedir no momento da reserva, há quem prefira levar alimentos aos quais o bebé esteja mais habituado, para não correr o risco de rejeitar o que lhe for servido a bordo.

Leve a comida do seu bebé a bordo

Seja para a viagem ou até para garantir as refeições do primeiro dia num lugar novo e desconhecido, saiba que costuma ser permitido levar tudo o que precisar (sopa, iogurte, boião de fruta) nas quantidades adequadas ao tempo de viagem, com exceção de água. Nesse caso, poderá ser pedida e aquecida, se necessário, a bordo. Caso pretenda transportar farinhas, confirme com a companhia aérea se o permitem. No limite, a segurança do Aeroporto pode pedir que prove a comida transportada.

5. Amamentar no voo tem benefícios

Se o seu filho ainda é amamentado, no peito ou com biberão, aproveite para fazê-lo no momento da decolagem e aterragem, já que a sucção proveniente do efeito de mamar ou chuchar pode realmente minimizar o desconforto da pressão nos ouvidos. Para as idades mais avançadas, recomendamos que estimule a mastigação.

Amamentar no voo tem benefícios

6. Saiba como trocar as fraldas no avião

Pode soar a “missão impossível”, mas na verdade não há-que temer pois a maioria dos aviões têm fraldário nas casas de banho. É claro que o espaço é sempre reduzido para se movimentar, pelo que sugerimos que leve apenas o essencial (a fralda nova e as toalhitas).

como trocar as fraldas no avião

Se for um voo de curta duração, aproveite para mudar a fralda antes de embarcar e, com alguma sorte, não será necessário fazê-lo no ar.

7. Torne a viagem confortável para todos

Se há forma de tornar a viagem agradável para todos, é mantendo o bebé entretido e confortável. Começando pelo início, em que poderá aproveitar para passear pelo aeroporto enquanto espera pelo embarque, ao invés de entrar no avião de imediato. Durante os voos, tenha à mão alguns brinquedos da sua preferência para se entreter.

dicas úteis para viajar tranquilamente com um bebé

Outra sugestão é fazer as viagens de noite, em especial se forem de longo curso, para dormirem durante o voo. Evite ainda as escalas, para facilitar a adaptação do bebé ao avião.

8. Planeie os voos com antecedência

Se já costuma planear as viagens com alguma antecedência, então com bebés é mesmo recomendado. Isso permitir-lhe-á ter tempo para se informar sobre todas as dúvidas que lhe surgirem, escolher os melhores lugares, o horário ideal, o alojamento mais indicado, conseguir os melhores preços e, claro, optar pelo destino adequado ao perfil da sua família.

dicas úteis para viajar tranquilamente com um bebé

Próximo passo: pesquisar o destino ideal para se divertir com a família em viagem.