Colmar, a joia da Alsácia Francesa que o vai surpreender

Top Atlântico / Atualizado a

Certos sítios parecem saídos de contos de fadas. Colmar é exatamente um desses. Charme, encanto e perfeição são alguns dos adjetivos que tão bem caracterizam esta pequena cidade francesa.

Colmar

Colmar, Francesa (com certeza), mas com sotaque alemão

Situada na região da Alsácia-Lorena, Colmar está estrategicamente localizada junto às fronteiras da Alemanha e Suíça. Durante a 2ª Grande Guerra, esta região foi alvo de diversas disputas tendo sido anexada pela Alemanha. Inclusivamente, foi a última cidade francesa a ser libertada da ocupação alemã, em 1945.

Por isso, não é de admirar a forte influência alemã que se faz sentir tanto na gastronomia, arquitetura, bem como na língua (muitos locais falam francês e alemão).

Colmar

Casinhas coloridas e pontes floridas em Colmar

Eis o principal cartão de visita de Colmar – as suas casas de encantar, estilo Enxaimel (Fachwerk, em alemão). É impossível resistir aos seus tons marcantes de azul, rosa, laranja ou amarelo, entrecortadas por estruturas fortes de madeira.

Já as múltiplas flores nas janelas e pontes da cidade são a “cereja em cima da paisagem”. É claro o cuidado e o carinho que os locais têm pelas suas flores e espaços verdes, razão pela qual Colmar é apelidada “Les villes et villages fleuris”. Um charme para a vista!

Colmar

Na Rota dos Vinhos e da boa comida

Rodeada por vinhedos, Colmar é um dos principais pontos da reconhecida Rota dos Vinhos da Alsácia. A rota, com cerca de 100 quilómetros, tem diversos pontos de interesse, como vinhas ancestrais, ruínas históricas e caves onde é possível degustar a estrela deste percurso.

Quanto ao vinho propriamente, é o branco e as castas Riesling (tida como a melhor casta branca do mundo) e Gewürztraminer (mais floral e frutado) que caracterizam esta região. Se quiser ir a um local com bons vinhos, temos duas sugestões: o Le Cercle des Arômes (com cerca de 180 vinhos diferentes a copo) e o L’Épicurien (um local mais descontraído, que faz uma boa introdução aos vinhos da Alsácia).

Para acompanhar tudo isto peça uma Flammkuchen. Uma “espécie de pizza” com uma massa extremamente fina. Tipicamente esta iguaria leva bacon, cebola e sour cream. É muito leve e simplesmente deliciosa!

Mais vilas de encantar, a Suiça e a Floresta Negra ali ao lado

Existem muitos locais magníficos que pode explorar perto de Colmar. Ainda na região da Alsácia tem vilas mágicas, como: Obernai, ribeauvillé, Éguisheim, Barr, Riquewihr. Como muitas são próximas, que tal aproveitar para fazer uma caminhada ou alugar uma bicicleta? É uma experiência que vale seguramente a pena!

Estrasburgo

Ainda perto de Colmar, encontram-se cidades como Estrasburgo (França), Basileia (Suíça) ou Freiburg (Alemanha). Esta última é uma cidade localizada junto à Floresta Negra, a partir da qual pode ir à descoberta de mais um local inesquecível.

Floresta Negra

Seja a dois ou na companhia das crianças, venha descobrir os encantos da Alsácia e de Colmar.