Dos donuts ao papel higiénico: veja 14 ‘capitais’ de temas insólitos

Joana Santana / Publicado a

Pelo mundo fora existem inúmeras cidades que se tornaram sinónimo de determinados temas, produtos ou tradições. Algumas conquistaram este estatuto através da história, outras pela geografia e muitas, simplesmente, pela paixão dos seus habitantes. Contudo, entre estas famosas ‘capitais’ mundiais, existem algumas surpreendentes que abraçaram temas completamente insólitos. Vamos descobrir algumas dessas!

Capital mundial dos relâmpagos: Catatumbo, Venezuela

relâmpagos de catatumbo, venezuela, capitais de temas insólitos
Relâmpagos em Catatumbo / Foto de Paolo Costa / Shutterstock

Na Venezuela, onde o rio Catatumbo se encontra com o Lago Maracaibo, ocorre um dos fenómenos naturais mais espetaculares do planeta: durante cerca de 300 noites por ano, o céu ilumina-se com até 300 relâmpagos por hora. Este espetáculo natural mantém-se durante, aproximadamente, 8 horas consecutivas, criando um espetáculo de luzes único e deslumbrante. Por isso mesmo, esta região conquistou o título de capital mundial dos relâmpagos devido a este fenómeno que é conhecido como “Relâmpago do Catatumbo”.

Capital mundial das selfies: Makati, Filipinas

telemóvel com selfie stick
Telemóvel com selfie stick / Foto de Steve Gale / Unsplash

A moderna cidade de Makati, nas Filipinas, conquistou o título de capital mundial das selfies. Pode parecer absurdo, mas é real! A verdade, é que estudos revelaram que esta área metropolitana produz mais selfies per capita do que qualquer outro local do planeta. Esta designação reflete a cultura digital filipina e a paixão dos habitantes por redes sociais. Além disso, Makati tem cenários que se tornam perfeitos para fotografias. Atualmente, a cidade abraçou esta identidade, criando pontos instagramáveis estrategicamente localizados e promovendo tours fotográficos especializados.

Capital mundial das calças de ganga: Xintang, China e Amesterdão, Países Baixos

calças de ganga, capitais de temas insólitos
Calças de ganga / Foto de Waldemar / Unsplash

Num duelo saudável, Xintang e Amesterdão disputam o título de capital mundial das calças de ganga. Mas cada uma por razões distintas! Por um lado, Xintang produz cerca de um terço de todas as calças de ganga do mundo, tornando-se o maior centro de manufaturação global desta peça de vestuário. No entanto, por outro lado, Amesterdão reivindica este título devido à sua rica história na indústria têxtil e ao facto de várias marcas icónicas terem origens holandesas.

Capital mundial dos fechos-éclair: Kurobe, Japão

fecho-éclair
Fecho-éclair / Foto de Ekaterina Grosheva / Unsplash

E o título de capital mundial dos fechos-éclair vai para Kurobe, no Japão! É aqui que estão as principais fábricas que produzem os fechos-éclaires mais sofisticados e duradouros do mundo. Por isso mesmo, Kurobe desenvolveu um museu dedicado à história e tecnologia dos fechos-éclair onde os visitantes podem descobrir como este pequeno objeto revolucionou a indústria da moda e facilitou a vida quotidiana de milhões de pessoas. A cidade organiza ainda tours pelas fábricas onde é possível observar o meticuloso processo de produção destes componentes, aparentemente simples, mas tecnicamente complexos.

Capital mundial das rinoplastias: Teerão, Irão

Mulher em recuperação de rinoplastia
Mulher em recuperação de rinoplastia / Foto de Elnur / Shutterstock

Outro título curioso e que vai para a capital iraniana: capital mundial das rinoplastias. Teerão possui a maior taxa per capita de cirurgias plásticas ao nariz do mundo, transformando-se num destino internacional para esta especialidade médica. Esta peculiaridade cultural criou uma indústria médica altamente especializada e reconhecida mundialmente. Além disso, muitos cirurgiões plásticos iranianos ganharam reputação internacional pela sua especialização em procedimentos nasais. Por isso mesmo, milhares de pessoas viajam anualmente para Teerão para realizar estas cirurgias.

Capital mundial dos milagres: Lourdes, França

Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, França, capitais de temas insólitos
Santuário de Nossa Senhora de Lourdes / Foto de Saiko3p / Shutterstock

A pequena cidade francesa de Lourdes conquistou o título de capital mundial dos milagres, devido aos relatos de aparições da Virgem Maria, em 1858. Assim, este local tornou-se num dos destinos de peregrinação mais importantes do mundo católico, onde, anualmente, mais de seis milhões de peregrinos vão em busca de cura espiritual e física. Para dar resposta a esta procura, a cidade desenvolveu infraestruturas para acolher estes visitantes, como hospitais especializados e até hotéis adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.

Capital mundial dos acordeões: Castelfidardo, Itália

acordeão
Acordeão / Foto de Mohsen Taheri / Unsplash

O acordeão até pode ser comumente associado à cultura portuguesa, mas é em Itália que a cidade de Castelfidaro que se orgulha do título de capital mundial dos acordeões. É nesta região que se produzem alguns dos melhores e mais prestigiados acordeões do planeta há mais de 150 anos. Aqui encontra o Museu Internacional do Acordeão, onde pode descobrir a história deste instrumento musical. Além disso, a cidade organiza anualmente o Festival Internacional do Acordeão, que atrai músicos e entusiastas de todo o mundo. Simultaneamente, várias fábricas tradicionais ainda produzem acordeões de forma artesanal, com a possibilidade de tours que revelam os segredos desta arte centenária.

Capital mundial da roupa interior: Gurao, China

soutien
Soutien / Foto de Mathilde Langevin / Unsplash

A cidade chinesa de Gurao conquistou o invulgar título de capital mundial da roupa interior. À semelhança do que acontece com as calças de ganga, é aqui que é feita a maior produção de lingerie, com uma produção de, aproximadamente, 40% da lingerie mundial. Esta especialização criou uma economia local inteiramente dedicada à produção de roupa interior, desde as fábricas mais simples até às mais sofisticados. Além disso, Gurao desenvolveu feiras comerciais especializadas que atraem compradores de todo o mundo e criou monumentos e museus dedicados à história da roupa interior.

Capital mundial das malas perdidas: Scottsboro, Alabama, EUA

amontoado de malas de viagem, capitais de temas insólitos
Amontoado de malas de viagem / Foto de Lucian Coman / Shutterstock

A fama pela compra de encomendas perdidas está cada vez mais em alta, mas já há muito tempo que esta pequena cidade de Scottsboro, no Alabama, ostenta o peculiar título de capital mundial das malas perdidas. É aqui que fica o Unclaimed Baggage Center, o local onde milhares de malas perdidas pelas companhias aéreas encontram um destino final. Este espaço pode ser visitado e os visitantes podem comprar os objetos perdidos, tendo-se já tornado numa atração turística muito popular.

Capital mundial das saunas: Tampere, Finlândia

sauna finlandesa
Sauna finlandesa / Foto de Mr. Tempter / Shutterstock

Com a maior concentração de saunas per capita do mundo – mais de 50 saunas públicas numa cidade de 200 mil habitantes – a cidade finlandesa de Tampere proclama-se, orgulhosamente, como capital mundial das saunas. Esta tradição milenar da cultura finlandesa, transformou-se numa experiência turística única. Tampere apresenta-se com várias opções de saunas, que vão desde as mais tradicionais em madeira até a conceitos modernos e inovadores. Além disso, a cidade organiza campeonatos mundiais de sauna e festivais dedicados a esta prática cultural.

Capital mundial do papel higiénico: Green Bay, Wisconsin, EUA

papel higiénico, capitais de temas insólitos
Papel higiénico / Foto de Elly Johnson / Unsplash

Existe também uma capital mundial do papel higiénico? Existe sim e fica em Green Bay, nos Estados Unidos da América. Este título dá-se devido à presença da primeira fábrica dedicada, exclusivamente, a este produto e ao consequente desenvolvimento desta indústria na cidade e que se mantém até hoje. Esta curiosa designação transformou-se numa fonte de orgulho local e numa atração turística inesperada. A cidade organiza inclusive tours que revelam a história e os processos de produção deste produto que, apesar de essencial, raramente é celebrado.

Capital mundial das conchas marinhas: Sanibel Island, Fort Myers, Florida, EUA

conchas em sanibel island, capitais de temas insólitos
Conchas em Sanibel Island / Foto de Andriy Blokhin / Shutterstock

A paradisíaca Sanibel Island, na Florida, tem algumas das melhores praias do mundo para a recolha de conchas, atraindo colecionadores e entusiastas de todo o planeta. Por isso mesmo tem o seu título de capital mundial de conchas marinhas. Esta abundância natural transformou a ilha numa “Meca” para malacólogos (especialistas em moluscos) e amantes da vida marinha e a cidade desenvolveu museus especializados e tours dedicados ao mundo fascinante dos moluscos. No entanto, e apesar da grande procura, a ilha mantém um equilíbrio perfeito entre turismo e conservação, oferecendo experiências únicas que combinam relaxamento com descoberta científica.

Capital mundial do arame farpado: La Crosse, Kansas, EUA

arame farpado
Vedação de arame farpado / Foto de Red Dot / Unsplash

Agora o centro das atenções vai para o arame farpado! A pequena cidade de La Crosse, no Kansas, orgulha-se do invulgar título de capital mundial deste metal e até tem um museu, o Kansas Barbed Wire Museum, que contém a maior coleção mundial deste produto. Esta especialização única revela a importância histórica do arame farpado no desenvolvimento do Oeste americano. Atualmente, colecionadores e historiadores viajam para La Crosse para descobrir as centenas de variações de arame farpado e compreender o seu papel na transformação da agricultura americana.

Capital mundial dos donuts: Lake James, Carolina do Norte, EUA

donuts
Donuts / Foto de Anastasiia Chepinska / Unsplash

Por fim, a pequena comunidade de Lake James, na Carolina do Norte, reivindica o doce título de capital mundial dos donuts. Esta designação surgiu devido à grande concentração de padarias especializadas em donuts e da tradição local de produzir estas delícias açucaradas. Esta especialização gastronómica atrai amantes de doces de todo o país e a cidade até já desenvolveu tours gastronómicos que permitem aos visitantes provar diferentes variedades de donuts artesanais.

Cada uma com o seu tema peculiar, todas as estas cidades são, orgulhosamente, detentoras do seu titulo. Algumas, podem ser capitais de temas bem insólitos, mas que não deixam de ser divertidos e um motivo de celebração para cada uma destas cidades. Mas agora ficamos curiosos: ficou interessado em conhecer alguma delas? Qual o tema que o mais interessou? Conte-nos tudo enquanto marca já a sua próxima aventura!

Todas as imagens neste artigo possuem os devidos direitos de utilização, saiba mais na página Sobre a TopViagens.