Eclipse Lunar Total 2022: os melhores locais do mundo para ver

Joana Santana / Atualizado a

Um eclipse lunar total é, sem dúvida, um dos mais incríveis espetáculos com que a astronomia nos pode brindar! Infelizmente, este fenómenos astronómicos não são recorrentes.

Apesar de este ano, já termos tido um, em maio, a 8 de novembro dá-se o último eclipse lunar total deste e dos próximos 3 anos. O próximo eclipse lunar total irá decorrer apenas a 14 de março de 2025, por isso, por agora, mais vale aproveitar este! Mas onde e como? Fique por aqui, veja as nossa dicas e descubra os melhores locais do mundo para ver este eclipse lunar total.

O que é um Eclipse Lunar Total?

explicação do eclipse total lunar

De certo, desde criança que ouve falar em eclipses! Mas quando referem um eclipse lunar total sabe exatamente do que se trata? Um eclipse lunar total é um fenómeno que ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão perfeitamente alinhados no espaço. A Terra fica entre a Lua e o Sol, tapando a Lua, ou seja, a Lua fica coberta com a sombra da Terra que bloqueia a passagem da luz vinda do Sol. Este fenómeno só acontece durante a lua cheia!

A Lua de Sangue

lua de sangue

Não se assuste, a lua não está prestes a rebentar! Lua de Sangue é o nome frequentemente dado ao estado em que a lua fica. No pico de um eclipse lunar, a Lua adota uns tons de vermelho escuro. Isto deve-se ao ângulo e comprimento das ondas de luz que, vindas do Sol, conseguem trespassar a Terra e iluminar a Lua. Por causa disso, um eclipse lunar total é também apelidado de Lua de Sangue!

O que é necessário para ver o Eclipse Total Lunar?

os melhores locais no mundo para ver o eclipse lunar total

Ao contrário do eclipse solar, um eclipse lunar total não apresenta qualquer risco para os olhos pelo que não é necessário nenhum tipo de proteção. Agarre numa cadeira e numa manta e sente-se confortavelmente no exterior para acompanhar as várias horas e fases deste eclipse! Para melhorar a sua experiência, claro que pode sempre usar uns binóculos ou um telescópio. Isso permitirá que consiga ver a lua mais de perto e muito mais nítida, no entanto, não é fundamental. O que é mesmo obrigatório é que seja numa boa localização!

Quais os melhores locais do mundo para ver?

lua de sangue

Infelizmente, este ano, Portugal não faz parte da lista de sortudos que presenciará o eclipse total lunar. Apenas o lado da Terra onde estará de noite conseguirá assistir a este fenómeno e não será o caso do nosso país.

No fundo, o que importa nestes momentos é que – além de estar de noite, esteja num terreno a céu aberto, que não esteja obstruído por árvores, edifícios ou extremamente iluminado. Quanto mais afastado da cidade e mais escuro estiver o ambiente, melhor vai ser a experiência.

No entanto, se estiver a dar um saltinho pelo mundo, saiba que no Alaska, no Hawaii, na Ásia, na Austrália e na Nova Zelândia é possível contemplar todas as fases deste eclipse. A fase total também vai ser visível na América do Norte, América Central, Equador, Colômbia e nas zonas mais ocidentais da Venezuela e do Peru. Logo após o início desta fase, é também possível observar o eclipse em Porto Rico.

Quando ver?

eclipse lunar total

Por passar por várias fases, o eclipse lunar total dura várias horas. Decorre no dia 8 de novembro e o seu início dá-se às 03:02EST (09:02 em Portugal Continental). O clímax deste fenómeno, a fase da totalidade, ocorre às 05:59EST e dura aproximadamente uma hora. A NASA estima que este eclipse termine por volta das 08:56EST, 14:56 no horário de Portugal Continental.

Se não estiver em nenhum dos locais do mundo onde se pode ver o Eclipse Lunar Total não fique triste. De certo, aparecerão novas oportunidades! Além disso, são várias as transmissões online que pode encontrar na internet e assim matar a curiosidade. Acredite, mesmo por detrás do ecrã, observar um eclipse lunar total é um momento muito emocionante.

E, não se trata de um eclipse, nem de magia, mas, se quiser, nós também o conseguimos colocar um bocadinho mais perto da lua! Como? Basta embarcar numa viagem de avião, é claro!