A maior gruta do Mundo

Top Atlântico / Atualizado a

Em Tulum, cidade no sudeste do México, acaba de ser descoberta a maior gruta do mundo, com cerca de 347 quilómetros.

maior gruta do Mundo

Após uma intensa temporada de trabalho que durou 10 meses, o grupo de exploração subaquática do projeto Gran Acuífero Maya (GAM) encontrou a ligação de dois dos maiores sistemas de cavernas inundadas do mundo, conhecidos como Sac Actun e Dos Ojos em Tulum, no estado de Quintana Roo, uma região no litoral mexicano conhecida por Riviera Maya.

Embora esta fase do projeto tenha sido iniciada em março de 2017, o diretor de exploração Robert Schmittner já procurava a ligação há 14 anos.

Ainda de acordo com Guillermo de Anda, investigador do Instituto Nacional de Antropologia e História e diretor do Gran Acuífero Maya, “esta imensa caverna representa o local arqueológico submerso mais importante do mundo, pois tem mais de uma centena de artefactos arqueológicos, entre os quais evidências dos primeiros colonos da América, bem como da fauna extinta e, claro, da cultura Maia”.

Para quem é um verdadeiro aventureiro e apaixonado pela natureza, sugerimos uma ida até Tulum onde poderá conhecer de perto esta zona tão procurada por exploradores subaquáticos que se maravilham com o esplendor das grutas.

Mas Tulum também encanta pelo clima tropical, as praias de areia branca e mar tuquesa, além das ruínas bem preservadas.

maior gruta do Mundo

Por fim, no Parque Nacional de Tulum poderá desfrutar dos vários cenotes que abundam na paisagem, uma espécie de cavernas com água doce e cristalina proveniente da chuva. E que tal experimentar viajar até uma das costas mais fantásticas da Península de Yucatán, no México? Fica a sugestão.

maior gruta do Mundo