Museus e Monumentos a não perder em Portugal

Mariana Soares / Atualizado a

A 18 de maio celebra-se o Dia Internacional Dos Museus. Há plano melhor do que aproveitá-lo visitando os melhores Museus e Monumentos a não perder em Portugal?

Museus e Monumentos a não perder em Portugal

Museu O Côa (Vila Nova de Foz Côa – Guarda)

Uma perfeita “integração na paisagem”.

Museu O Côa (Vila Nova de Foz Côa - Guarda)

O Museu do Côa, projetado por Camilo Rebelo e Tiago Pimentel, arquitetos do Porto, foi inaugurado em 2010. Embora seja um dos maiores museus portugueses, assenta no topo da colina com a foz do Côa na sua margem esquerda que une o encontro dos dois patrimónios mundiais da região: a Arte Pré-histórica do Vale do Côa e a Paisagem Vinhateira do Douro.

O museu permite aos visitantes começar a descobrir a arte rupestre dos vales do Côa e do Douro e é também um centro de acolhimento para investigadores que desejam estudar o Côa aproveitando a maior biblioteca nacional dedicada à arte rupestre.

Museu Judaico de Belmonte (Castelo Branco)

Um Testemunho Vivo.

Museu Judaico de Belmonte (Castelo Branco)

O Museu Judaico é um testemunho vivo da importante presença que a comunidade judaica teve e continua a ter em Belmonte. Serve, igualmente, para homenagear quem conseguiu resistir às ordens de expulsão dos reis católicos, à perseguição da Inquisição e às penas dos tribunais. O seu acervo é composto por peças usadas por judeus e cristãos-novos na sua vida quotidiana ou nas práticas religiosas, desde a Idade Média até ao século XX.

Inaugurado em Abril de 2005, o Museu expõe mais de uma centena de peças religiosas, do dia-a-dia e de uso profissional utilizadas por famílias hebraicas, especialmente da Beira Interior e Trás-os-Montes.

O movimento da Revolução Estética

A ARTE NOVA DA CIDADE DE AVEIRO

Aveiro é bastante conhecida pelos famosos Ovos Moles e pelos espetaculares Moliceiros, contudo esta cidade da costa oeste do nosso país presenteia quem a visita com um grande património cultural, entre ele o Museu de Arte Nova.

Situada num dos imóveis mais emblemáticos de Aveiro, é o núcleo da extensa rede de motivos de Arte Nova espalhados por toda a cidade. Ao visitar este museu, poderá assistir a recuperação do ambiente ornamental de uma habitação Arte Nova, e poderá refletir sobre a revolução estética que este movimento desencadeou.

Monumentos

Castelo de Óbidos (Leiria)

Uma herança medieval.

Castelo de óbidos na Vila de óbidos - leiria

Símbolo histórico de Portugal, o Castelo de Óbidos está completamente restaurado nos dias de hoje, sendo este um dos mais belos castelos em atividade. Atualmente, alberga um hotel em funcionamento nas suas instalações. Está localizado no distrito de Leiria, numa vila que detém o mesmo nome, a pitoresca Vila de Óbidos.

Em forma de quadrado, a muralha do Castelo permite passeios por ruas parecidas tiradas de uma verdadeira história medieval. Prove a famosa Ginginha, passeie na Rua Direita e suba até à muralha. Este monumento foi mencionado como uma das Sete Maravilhas de Portugal em 2007, sendo este classificado como um Monumento Municipal.

Sé Velha de Coimbra

Onde foi coroado o segundo rei de Portugal.

Sé velha da cidade de Coimbra

O edifício atual tem data da segunda metade do século XII, como sendo um projeto do francês Mestre Roberto seguindo a segunda fase do estilo românico coimbrão. O Exterior é vigoroso, simétrico, com escassas aberturas e coroamento de ameias, com grande influência islâmica. Em 1185, foi coroado na Sé Velha de Coimbra, o segundo rei de Portugal, D. Sancho I , sendo esta a única catedral portuguesa românica, da época da Reconquista, que se mantém intacta até aos nossos dias.

Uma das atrações deste monumento é a escadaria que recebe, todos os anos, a representativa serenata monumental que marca o início da Queima das Fitas da Universidade de Coimbra. Nessa noite, ao soarem as doze badaladas, os estudantes, trajados, assumem um silêncio para escutar o Fado. Para uns, a primeira vez que trajam de negro, marca o início de uma longa caminhada; para outros é hora da despedida e de levar com eles todas as vivências e aprendizagens que a cidade lhes proporcionou.

Ruínas Romanas da Bobadela (Oliveira do Hospital – Coimbra)

Splendissima Civitas.

arco romana da bobadela
Fotografia da C.M de Oliveira do Hospital

Se é fã de herança da época romana, as Ruínas Romanas de Bobadela, Monumento Nacional desde 1936, formam um dos mais valiosos conjuntos arquitetónicos de Portugal. As Ruínas Romanas de Bobadela testemunham não só a importância da cidade romana em tempos longínquos, mas também a presença de povos antigos, como os romanos, que terão deixado as suas marcas anteriores ao século IV a.C..

Aqui poderá ver os vestígios do antigo fórum; o granítico Arco Monumental, situado mesmo em frente à igreja, de volta perfeita, em aparelho rusticado, (que marcava a entrada nascente do fórum); vestígios do Anfiteatro, de forma elíptica, talhado no afloramento rochoso; a epígrafe dedicada a Neptuno, inscrição embutida na base da torre sineira da igreja matriz; a epígrafe dedicada à “splendissima civitas”.

Aproveite os nossos belos e únicos monumentos para descobrir ainda mais a nossa história e desta forma escapar-se e ir de fim de semana pelo nosso lindo Portugal.