Roteiro para férias em Tavira e Ria Formosa

Mariana Soares / Atualizado a

O nosso país está cheio de cidades com um valor do património histórico inestimável e de maravilhas naturais como a Ria Formosa e Tavira. No Algarve faça das suas férias de Verão uma experiência memorável e aponte todas as dicas do roteiro de férias em Tavira e na Ria Formosa.

férias em Tavira e Ria Formosa

Ria Formosa

Classificada como Área Protegida, a Ria Formosa, em Faro, foi declarada uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, na categoria de Zonas Marinhas. Com uma extensão de 60 quilómetros, que vão desde o Ancão (Loulé) a Manta Rota (Vila Real de Santo António), abrange partes dos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.

Ria Formosa

Com qualidades ambientais e paisagísticas de elevado valor científico, cultural, e socioeconómico, a Ria Formosa possui uma enorme riqueza biológica e ecológica, albergando espécies endémicas e raras. Esta é uma zona costeira singular com autênticos tesouros que não pode perder.

Ilha Deserta

Ilha Deserta

O silêncio e a tranquilidade são característica da Ilha Deserta. Com um vasto areal cercado pelas águas calmas e cristalinas da Ria Formosa e do Oceano Atlântico, é a única ilha completamente desabitada do Parque Natural. Muito apreciada por todos aqueles que adoram contemplar a natureza no seu estado mais selvagem, as espécies características da Ria Formosa, encontram-se aqui no seu pleno.

Ilha da Armona

Ilha da Armona

A Ilha da Armona é conhecida por ser um dos sítios mais sossegados desta zona bastante concorrida, em particular durante a época balnear. Uma ilha de tradições e costumes, com pequenas casas de pescadores. Para além desta parte habitada da ilha, existe uma zona de cariz mais selvagem, onde é possível encontrar, por exemplo, camaleões.

Ilha da Culatra e do Farol e Ilha da Fuzeta

Estas 3 Ilhas fazem parte do Parque Natural da Ria Formosa. A Ilha da Culatra é uma das ilhas-barreira que criam a divisão entre Ria e Mar. Para quem quiser visitar esta ilha apenas poderá aceder através de barco a partir de Olhão. Nesta Ilha, que oferece a quem a visita verdadeiros paraísos de mar e areia, paira a tranquilidade sem a azafama do dia a dia das cidades agitadas. A prática de mergulho é muito comum neste local. Encontrará uma antiga povoação piscatória com restaurantes especializados no famoso arroz de lingueirão ou na caldeirada. Uma das praias populares da Culatra é a praia do Farol, um ponto de atração para os mais curiosos.

A separar o Oceano Atlântico da Ria Formosa, a Ilha da Fuzeta está localizada em frente à povoação do mesmo nome, só sendo acessível por barco a partir da Fuzeta ou de Olhão. Banhado por um mar calmo, o areal estende-se para por vários quilómetros com dimensão suficiente para os mais pequenos brincarem à vontade! Se procura atividades para completar os seus dias de lazer, como caminhadas que poderá fazer pelas praias ou prática de canoagem, vela ou windsurf, esta ilha é o destino ideal.

Tavira

Tavira é uma cidade que merece ser visitada e explorada pelos seus recantos e desvendar o seu passado. A maior parte das atrações culturais e históricas estão situadas pelas duas margens do rio Gilão, com uma antiga Ponte Romana do século XVII.

Tavira

Tavira – Património Natural

Rio Gilão, Salinas e Ilha de Tavira

Explore o Rio Gilão pela margem norte, o melhor ponto de entrada em Tavira, e dê uma caminhada ao longo da marginal para apreciar as calmas águas, a Ponte Velha e, na outra margem, o antigo Mercado da Ribeira. Já nas salinas brancas da cidade poderá avistar aves como flamingos que dará um toque meio tropical às suas férias. Essas salinas, que vão da cidade à foz do Gilão em Quatro Águas, produz-se a melhor flor de sal do país. Para além das salinas, arrisque numa travessia de barco para visitar a Ilha de Tavira, uma das que constituem uma das maiores línguas de areia de dunas naturais que separam o mar da Ria Formosa. Tavira assume orgulhosamente algumas das melhores praias do Algarve: a Praia da Terra Estreita, a praia naturista do Homem Nu e a Praia do Barril.

Tavira – Património Cultural

Castelo de Tavira, Ponte Romana e Igreja de Santa Maria do Castelo

O “castelo de Tavira” é na verdade um pequeno forte defensivo construído nos séculos X e XI, herança dos árabes que habitaram a região no passado. Erguida pelos mouros, aventure-se a subir à muralha e observe a melhor vista da cidade. Dos elementos mais presentes nos postais da cidade, a Ponte Romana é caracterizada pelos seus parapeitos murados, concede o acesso à Praça da República onde poderá observar vários palacetes que o colocarão numa outra época. A Igreja de Santa Maria, um edifício do séc. XIII, ocupa o lugar de uma antiga mesquita, onde descansa Dom Paio Peres Correia e os sete cavaleiros da Ordem de Santiago que reconquistaram Tavira aos Mouros em 1242. Apesar de várias reconstruções, esta igreja mantém a sua essência original que vale a pena visitar.

Planeie as suas férias de verão dentro do nosso país e visite lugares verdadeiramente únicos. O nosso Algarve, plantado a sul do país e banhado com um sol radiante praticamente o ano todo, está repleto de cultura, tradição e natureza, por isso aproveite as nossas dicas de roteiros e sítios a visitar na Ria Formosa e Tavira e marque já esta as suas férias ou escapadinha, para este paraíso plantado a sul