Top 10 destinos mais seguros do mundo

Mariana Soares / Atualizado a

Um dos pontos que é muito ponderado na hora de escolher um destino para as nossas viagens é o grau de segurança de determinado país. São vários fatores que pesam sobre este tema, o índice de marginalidade, o nível de harmonia ou discórdia da nação, estabilidade política, entre muitos outros. Se está a pensar marcar uma viagem e ainda está indeciso no destino, descubra os 10 países mais seguros do mundo.

O Institute for Economics & Peace (IEP) lançou o seu habitual Índice de Paz Global anual – um relatório que classifica 163 estados e territórios independentes com base no seu nível de paz. A Islândia permanece como país mais pacífico do mundo, seguida da Nova Zelândia, Dinamarca, Portugal e Eslovênia.

1. Islândia

10 países mais seguros do mundo - Islândia

Conhecida pela “terra do gelo e do fogo” pelos enormes glaciares e vulcões em atividade, assim se apresenta a Islândia, a líder do ranking dos países mais seguros. A segunda maior ilha da Europa, um dos países mais felizes do mundo. Conheça os campos de lava, os magníficos lagos, icebergs, cascatas, nascentes de água quente, auroras boreais e a abundância de fauna e flora fará da Islândia o destino de sonho.

2. Nova Zelândia

10 países mais seguros do mundo - Nova Zelândia

A Nova Zelândia ocupa o 2º lugar na lista global. Com política e economia estáveis ​​e respeito pelos direitos humanos, é o país mais pacífico da região Ásia/Pacífico. Este país tem lugar cativo no imaginário de todos nós. Metade neve, metade praia, é atravessado por grandes montanhas, lagos de água quente e uma vida animal peculiar. A natureza (simplesmente deslumbrante) é um cartão de visita, sem dúvida, é uma viagem para a vida.

3. Dinamarca

10 países mais seguros do mundo - Dinamarca

Ocupa o terceiro lugar do pódio e destaca-se pela estabilidade económica e baixo nível de corrupção. É um país com uma agitação típica de uma nação cosmopolita que mantém a sua essência. Tem um encanto muito próprio, famoso pelas suas ruas pedestres, imponentes e belas praças, arquitetura única e ambiente descontraído. É um dos países que não poupa motivos para ser visitado – ou não fossem os dinamarqueses famosos por serem das pessoas mais felizes do mundo!

4. Portugal

Portugal está entre o top cinco dos países mais seguros do mundo. Com baixos índices de criminalidade, boa qualidade de vida e um clima político estável, Portugal retrata um país perfeito não só para viajar mas também para se viver. Uma gastronomia considerada por muitos a melhor do mundo, uma história rica, lugares encantadores, castelos medievais, aldeias e cidades cativantes e praias douradas: a experiência de explorar Portugal é única.

5. Eslovénia

10 países mais seguros do mundo - Eslovénia

A Eslovénia, entre a Europa Central e as Balcãs, ficou em 5º lugar no Índice de Paz Global de 2021 (subindo cinco lugares face ao relatório do ano anterior). É um país bastante pequeno que passa despercebido como destino de férias, mas talvez seja precisamente pelo seu tamanho que se torna organizado, limpo e seguro. Além de um povo hospitaleiro e da capital, Liubliana, ser bastante jovem, vai encontrar um país repleto de lagos, florestas, montanhas, vinhas, muitas grutas e castelos.

6. Áustria

10 países mais seguros do mundo - áustria

No número seis do ranking temos a bela Áustria, com uma taxa de criminalidade baixa e um elevado Índice de Desenvolvimento Humano. Neste país, o balanço entre a natureza e a vida urbana é tão harmonioso que ficará difícil de escolher o que fazer e visitar! Tanto pode conhecer encostas montanhosas, fazer trilhos por regiões com uma preservação incrível, como pode visitar os museus e palácios mais bonitos da Europa. Para não falar da gastronomia e doçaria que a Áustria proporciona…há quem diga que tem um dos melhores bolos de chocolate do mundo.

7. Suíça

10 países mais seguros do mundo - seuíça, geneva

A Suíça está entre os países onde o índice de criminalidade é muito baixo, apesar de ser um país com bastante industrialização. O país tem uma economia forte e por isso ocupa o sétimo lugar do top 10 de destinos mais seguros. Além do chocolate, dos relógios e do tirolês – a Suíça é um país contemporâneo, terra dos quatro idiomas com aventuras alpinas de cortar a respiração.

8. Irlanda

10 países mais seguros do mundo - irlanda

Em 8ºlugar, a Irlanda é um país que tanto tem de maravilhoso como de místico. Para além de ser um país seguro, a sua população é conhecida mundialmente por ser das mais amigáveis e hospitaleiras. Aqui encontrará paisagens majestosas, pub’s nas cidades e vilas e uma história e cultura que não quererá perder.

9. República Checa

praga

País com grande foco na igualdade social e com um peso histórico que marcou um ponto de viragem no seu futuro, a República Checa está em nono na listagem de países mais seguros do mundo. Conhecida pelos castelos ornamentados e pelas cervejas locais, é o palco do grandioso Castelo de Praga, do século IX. Se é fã de estilos arquitetónicos históricos, aqui poderá ver construções góticas, renascentistas e barrocas espetaculares.

10. Canadá

Em 10º lugar está o maior país da América do Norte, o Canadá. Famoso pela sua essência de natureza, neste país, destacam-se as paisagens deslumbrantes entre lagos, cataratas, glaciares, florestas e prados que proporcionam experiências únicas. Já no ambiente urbano, encontrará cidades de uma enorme diversidade cultural.

Descubra os 10 países mais seguros do mundo e não perca mais tempo. Marque a sua viagem com a Top Atlântico e tenha a melhor experiência da sua vida.