Tudo o que precisa de saber se viajar durante o Ramadão
Tem uma viagem marcada que coincide com o Ramadão? Este é um dos momentos mais importantes para os muçulmanos e influencia a rotina de muitos países. Mas afinal, o que é que isso significa? Vamos esclarecer tudo e deixar-lhe algumas dicas para estar completamente preparado!
Quando e o que é o Ramadão?

O Ramadão acontece no nono mês do calendário islâmico e é um período sagrado para os muçulmanos de, aproximadamente, 1 mês, que celebra a altura em que o Profeta Maomé recebeu os primeiros versos do Corão. É sobretudo um periodo de reflexão respeitando um aumento de tempo em oração e com os entes queridos. Maioritariamente, é marcado pelo jejum do nascer ao pôr do sol. Durante este período, os fiéis abstêm-se de comer, beber, fazer sexo, fumar e de outros comportamentos. O objetivo é promover a disciplina, a reflexão e a conexão espiritual. Como o calendário islâmico é lunar, o Ramadão acontece em datas diferentes todos os anos. Em 2025, acontece a partir de 28 fevereiro ou 01 março, conforme o país. Este período acontece em vários países de maioria muçulmana, mas é importante notar que cada região tem suas próprias formas de viver o Ramadão.
As atrações turísticas e as lojas estão fechadas durante o Ramadão?

Depende do país e da cidade onde estiver. Em destinos mais turísticos, como Dubai, Istambul ou Marrakech, grande parte das atrações continuam abertas, especialmente as que recebem muitos visitantes estrangeiros. No entanto, restaurantes, lojas e alguns serviços podem ter horários reduzidos ou até mesmo fechar durante o dia. Em cidades mais conservadoras, a atividade diurna pode ser significativamente reduzida. O melhor é planear de antemão as visitas aos pontos turísticos que deseja e verificar os horários antecipadamente. Já ao anoitecer, a vida volta ao normal e as ruas ganham a energia habitual, com restaurantes e mercados cheios de pessoas a quebrar o jejum.
É permitido comer em público durante o dia?

Na maioria dos países muçulmanos, comer ou beber em público durante o dia é visto apenas como desrespeitoso. No entanto, algumas regiões têm leis que proíbem explicitamente essa prática durante o Ramadão e podem até aplicar multas. Nas cidades mais turísticas, muitos restaurantes continuam a servir comida aos visitantes, mas em espaços fechados. Em destinos como Dubai ou Marrocos, alguns hotéis e centros comerciais têm áreas reservadas para os turistas comerem sem desrespeitar os costumes locais.
Todos os muçulmanos fazem jejum?

Não! Embora o jejum seja um dos pilares obrigatórios para os muçulmanos praticantes, nem todos o praticam e cada um tem os seus próprios motivos. Por exemplo, crianças, idosos, doentes, mulheres grávidas ou a amamentar são algumas das exceções. Ainda assim, por uma questão de respeito, não é correto perguntar a alguém porque é que não está a jejuar.
É permitido consumir álcool e refrigerantes?

O álcool já é restrito em muitos países muçulmanos, mas durante o Ramadão as regras ficam ainda mais apertadas. Em alguns lugares, como nos Emirados Árabes Unidos, bares e restaurantes só servem bebidas alcoólicas após o pôr do sol e, mesmo assim, sem música ou festa. Refrigerantes e outras bebidas não alcoólicas podem ser consumidos, mas deve evitar fazê-lo em público durante o dia.
O que devo vestir durante o Ramadão?

De modo geral, nos países muçulmanos, é sempre aconselhável utilizar vestuário mais modesto em qualquer época do ano. No entanto, durante o Ramadão há que ter isso ainda mais em consideração. Se por um lado em destinos como Dubai ou Turquia existe alguma flexibilidade, por outro, em países mais conservadores, como, por exemplo, a Arábia Saudita ou o Omã, convém seguir um código de vestuário mais restrito. Por isso, para evitar situações desconfortáveis, o ideal é optar sempre por roupas que cubram os braços, os ombros, os joelhos ou as pernas, evitar decotes e cobrir o cabelo, se for mulher.
Como respeitar os locais durante o Ramadão?

Às vezes podem ser apenas pequenos gestos e atitudes, mas que fazem toda a diferença. Por exemplo, evite comer ou beber em público. Vista-se de forma respeitosa e cumprimente as pessoas com um “Ramadan Mubarak” (Feliz Ramadão) ou “Ramadan Kareem” (O Ramadão é generoso). Acima de tudo, respeite os costumes e cumpra com todas as regras impostas nesta altura do ano, sem interferir na vida dos locais.
Como aproveitar o Ramadão enquanto turista?

O Ramadão pode ser uma excelente oportunidade para mergulhar na cultura local! Experimente um iftar (a refeição de quebra do jejum), visite as mesquitas que ficam especialmente iluminadas e participe nos mercados noturnos que ganham uma atmosfera animada e festiva.
Viajar durante o Ramadão pode ser uma experiência única e enriquecedora. Com um pouco de preparação e respeito pelos costumes locais, é possível desfrutar da viagem e vivenciar um lado diferente dos destinos muçulmanos. Vai surpreender-se ao ver como as cidades ganham vida depois do pôr do sol! Esta é uma ótima altura para explorar o mundo com outros olhos. Preparado?