Experiências / Notícias

Turismo + Sustentável | Um Caminho Incontornável

Share this post

Junho é o mês de grandes comemorações. Entre muitas, celebra-se o Dia do Ambiente, o Dia dos Oceanos e em alguns dias a chegada da estação mais querida da maioria, o Verão. Mas é também em Junho que comemoramos o lançamento de uma novidade importante:

Um novo segmento de Viagens que pretende promover um Turismo mais Sustentável  e que se chamará Top Atlântico + Planeta.

A Top Atlântico +PLANETA

O Turismo tem um papel determinante na questão da sustentabilidade, pelo que é imperativo iniciar um processo de transformação e melhoria nas Viagens que a marca Top Atlântico propõe aos Viajantes. Precisamos de um Planeta são para viver e para viajar.

A marca elegeu critérios de eleição e exclusão, inspirados naqueles definidos pelo Global Sustainable Tourism Council e que obedecem 3 fatores essenciais na Sustentabilidade Turística – Social, Cultural e Ambiental.

Os programas de Viagem + Sustentáveis,  pretendem :

  • Privilegiar sempre o recurso a fornecedores locais que contratam trabalhadores locais, promovendo a economia dos lugares;
  • Incluir visitas aos mercados locais onde os viajantes possam fazer compras que alimentem e promovam os comerciantes e comunidades locais;
  • Incorporar componentes formativas e de sensibilização à preservação da natureza e das espécies;
  • Visitas a parques naturais, cujo preço da entrada contribui para projetos de conservação;
  • Visitas ou interação com as comunidades, participando em projetos que contribuam para o desenvolvimento local e ou ensinem os viajantes sobre a cultura e património a preservar.

Fique a conhecer as Escapadinhas onde ficará de mãos dadas com a natureza em Portugal, Expedições no nosso país e pelo mundo fora, Circuitos onde combinam a história e a cultura local com o melhor da natureza para que nada fique por ver e contar,  e em breve programas de  Voluntariado onde poderá ativamente ajudar quem mais precisa. Tudo em 

TOP ATLÂNTICO +PLANETA

E para amostra, conheça  algumas das nossas sugestões de programas divertidos e mais sustentáveis para umas férias em Portugal .

Trilhos Fluviais & Rio Vouga

Neste programa de 4 dias poderá contemplar a natureza na sua forma mais pura iniciando partida em viatura própria em direção a Sever do Vouga, vila que é atravessada por rios e cascatas, sendo o Rio Vouga o mais emblemático e que divide transversalmente a vila. Neste primeiro dia dê passeio guiado de bicicleta pela Ecopista no Vouga em família, antiga linha ferroviária do Vale do Vouga. Atravessaremos os túneis ferroviários por onde outrora passava o “Vouguinha”, o emblemático comboio a vapor que atravessava o vale, bem como a Ponte do Poço de Santiago, o ícone da região e um símbolo da vila. No dia seguinte, e caso a visita seja feita durante a época da apanha dos mirtilos, os visitantes poderão ainda participar nesta atividade. Após a visita, continue de carro em direção ao Parque de Lazer da Cabreia onde encontrará a Praia Fluvial e Cascata da Cabreia, uma das mais belas cascatas de Portugal com 25m de altura. Local ideal para um relaxante pic nic. Aqui inicia-se o percurso pelo Trilho da Cabreia que o levará a descobrir os recantos destes bosques e à descoberta das antigas Minas do Braçal e da Malhada. No 3º dia, esteja preparado para adrenalina. Comece a descida do Rio Vouga em canoas. No 4º e último dia, aproveite o tempo livre no alojamento ou mergulho na Quinta do Barco, praia fluvial. Almoço livre e regresso a casa.​

Escapadinha a Sever do Vouga

Sagres & Barlavento Algarvio

O Barlavento Algarvio é um cantinho a sul de Portugal com uma diversidade cultural, gastronómica, histórica e com comunidades únicas. A natureza e simplicidade desta zona eleva a qualidade de vida oferecendo verdadeiros tesouros por descobrir. Nesta escapadinha de 4 dias poderá usar experiencias com os seus 5 sentidos o que de melhor o Algarve nos dá.

Inicie a sua viagem por Lagos, Salema e Sagres onde poderá visitar o Farol da Ponte da Piedade e fazer um passeio pelos Passadiços da Ponta da Piedade, onde se assiste a um por do sol fascinante. No 2º dia, terá oportunidade de observar Golfinhos e Aves Marinhas num belo passeio pela costa. Da parte da tarde conheça a Quinta de Produção de Vinhos Biológicos, as suas caves e adega. No 3º dia, explore a costa selvagem das praias do barlavento algarvio com o passeio de Stand Up Paddle. Irá conhecer zonas inexploradas da costa, onde poderá passear dentro das grutas! Acabe o dia percorrendo o Trilho dos Pescadores. No último dia, a estrela será o percurso pedestre no Parque Natural onde partirá à descoberta da natureza e das paisagens de uma das costas mais bem preservadas da Europa.

Escapadinha ao Barlavento Algarvio

Loriga & Serra da Estrela

Se é fã de serra e montanha, esta escapadinha é ideal para si. No dia 1, será o dia de se acomodar no Chão do Rio Turismo de Aldeia. A primeira atividade será um passeio de bicicleta por Travancinha. Ao final da tarde relaxe com uma Terapia de Taças Tibetanas. No dia 2, vá preparado para uma caminhada pelo trilho Loriga/Torre. Irá subir à famosa Garganta de Loriga até à Torre – o ponto mais alto de Portugal Continental situado a 1993 metros de altitude. Após o trilho e um excelente Pic Nic, a próxima paragem é na Lagoa Comprida para praticar Stand up Paddle. No dia 3, passeie a cavalo na Quinta da Alegria e depois relaxe com um mergulho na Piscina Biológica observando um dourado por do sol. No dia 4, experimente uma aula de Meditação, técnicas de automassagem e algumas técnicas de Pranayama (respiração yoguica).

Escapadinha à Serra da Estrela

Se gostou destes programas, não vai querer perder os restantes .  Se quiser ir mais longe, fique atento aos programas das Expedições que tem datas marcadas e grupos restritos que permitirão  usufruir em pleno de experiencias que guardará para sempre nas suas memorias.

Este mês é uma boa oportunidade para refletir sobre os hábitos e optar por escolhas mais sustentáveis que respeitem o nosso ecossistema.

Marque já as suas férias sustentáveis e abrace um Mundo melhor!

 

 

Artigos relacionados