Venha conhecer os melhores destinos de Vindima

Mariana Soares / Atualizado a

A Vindima faz parte do nosso ADN! A tradição, as pessoas, a festa, tudo gira à volta da apanha da uva. Se pensa que isto é algo que apenas desperta a atenção dos amantes de vinho desengane-se! Esta é das alturas do ano de maior convívio e alegria, tornando-se cada vez mais procurada por várias pessoas de várias partes do mundo. Descubra os melhores destinos de Vindima.

melhores destinos de Vindima

Conheça os melhores locais para viver o espírito da Vindima.

Douro

douro

Esta é das áreas mais ligadas à produção de vinho no País. Quando pensamos em Douro, automaticamente pensamos em vinhas. Esta zona, considerada pela UNESCO Património Mundial, é a prova do aproveitamento dos recursos naturais e do engenho do homem. O Rio Douro oferece paisagens tão incríveis que ficam gravadas na memória de quem as vislumbra. O clima é especial e garante-lhe tudo o que é preciso para a produção do famoso Vinho do Porto, tornando assim as paisagens ainda mais belas, imponentes e de cortar a respiração, em qualquer estação do ano. Faça uma roadtrip pela Estrada Nacional 222 e vislumbre os encantos desta zona desde o Porto, até Lamego, Peso da Régua e Vila Nova de Foz Côa.

Alentejo

Alentejo

A existência de vinhas velhas plantadas em encostas de altitude ou a variedade de castas combinadas com o exclusivismo de apostas em variedades raras e exóticas como a Grand Noir são apenas duas das muitas condições que tornam Portalegre um caso raro, tanto no Alentejo como no país. Portalegre é uma cidade atraente com um antigo bairro tipicamente caiado, e alguns troços da muralha que permanecem da sua fortificação do século XIII. Grande parte é envolvida pelo Parque Natural da Serra de São Mamede – um parque cheio de arvoredo e de lugares encantadores, que poderá contemplar acompanhado de um bom vinho.

Dão

Dão

Junto à Beira Alta, as uvas desta região têm aroma a montanha e desenvolvem-se entre os 400 e os 700 metros de altitude. O Vinho desta região está protegido de todas as condições climatéricas pelas largas encostas da Serra da Estrela e pela Serra do Buçaco, onde poderá conhecer e explorar paisagens e trilhos fantásticos. Aqui poderá conhecer a fórmula perfeita entre os invernos frios e chuvosos e os verões quentes e secos que nos proporcionam os vinhos deliciosos do Dão.

Lisboa

Lisboa

Apesar de ter passado por um longo percurso até ser uma zona reconhecida para a área vinícola, a reestruturação de várias vinhas e adegas locais, fez com que finalmente os vinhos da região de Lisboa fossem reconhecidos pela sua boa qualidade! Torres Vedras, é uma zona reconhecida pelo seu enoturismo e que merece ser visitada. É parte integrante de uma oferta diversificada que inclui um rico património histórico e cultural e um vasto conjunto de equipamentos como quintas, adegas, restaurantes e lojas especializadas em vinhos. Aqui poderá fazer rotas do Vinho e da Vinha, com a vantagem de que bem perto na zona Oeste, existem praias esplêndidas para desfrutar de um programa diversificado. Uma região rica em experiências e memórias.

Vinho Verde

Vinho Verde

Esta é a maior Região Demarcada Portuguesa e uma das maiores da Europa. Amarante, faz parte desta região e tal como as paisagens, o vinho também é Verde. Uma cidade com uma herança cultural grande, fica integrada na zona do Entre Douro e Minho – como é popularmente conhecida –, o concelho é uma parte frutífera da Região Demarcada dos Vinhos Verdes. Situada nas margens do Rio Tâmega. É cidade do amor, da doçaria, da arte e claro, do Vinho Verde.

Algarve

Algarve

Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira são as quatro regiões de Denominação de Origem e é de lá que poderá, não só visitar as melhores praias como provar os melhores vinhos do sul do país. As castas mais tradicionais que poderá experimentar são o Castelão, Negra Mole, Arinto e Síria. Vá rumo ao Algarve e veja um pôr do sol acompanhado de um copo de vinho.

Planeie já umas férias diferentes com uma experiência entre as vinhas. Sinta e entre no espírito desta tradição tão portuguesa que é a Vindima e retire daqui memórias em família.