10 atrações para descobrir em Almeria

Top Atlântico / Atualizado a

Situada na Andaluzia, banhada pelo Mar Mediterrâneo e com um verão bastante quente, assim é a Costa de Almeria, cuja capital tem o mesmo nome. Fique a conhecer as atrações de Almeria.

Além da influência árabe na arquitetura da cidade e das praias de areia escura na costa, Almeria apresenta um impressionante cenário árido com várias atrações para conhecer numas férias. Vamos descobri-las?

Visitar a cidade de Almeria

atrações de Almeria: Alcazaba de Almeria
Alcazaba de Almeria

Sendo a capital, a cidade de Almeria revela-se um dos maiores pontos de encontro para os turistas que viajam até Andaluzia.

O centro, composto por ruas emblemáticas e praças decoradas com palmeiras, convida a uma visita por entre os monumentos históricos, as igrejas antigas como a de São João ou a Catedral de Almeria, os museus, o Passeio Marítimo e ainda o mercado, um edifício construído no final do século XIX.

Imprescindível será experimentar a gastronomia local nos restaurantes e bares que servem as típicas tapas. A juntar ao programa, o clima é bastante agradável.

Deslumbrar-se com Alcazaba

atrações de Almeria: Alcazaba de Almeria

A cerca de 90 metros acima da cidade de Almeria, a Alcazaba era uma cidadela constituída por casas árabes, uma mesquita e várias ruas interligadas, rodeadas por muralhas.

Considerado um dos principais castelos do sul de Espanha, construído no século X, daqui consegue-se apreciar a fantástica vista panorâmica sobre a parte antiga da capital, enquanto se faz uma espécie de viagem no tempo.

Ir ao Museu Refúgio da Guerra Civil

Sabia que Almeria foi alvo de 52 bombardeios durante a Guerra Civil Espanhola? Em memória desses tempos, atualmente é possível visitar parte dos 4,5 km de túneis subterrâneos distribuídos por toda a cidade para proteger a população.

Uma obra preparada para receber mais de 35.000 pessoas, incluindo um abrigo para armazenamento de mantimentos e um hospital. Nada como ir ao Museu Refúgio da Guerra Civil e partilhar de memórias tão intensas que marcaram a cidade de Almeria.

Conhecer as famosas casas-gruta

casas gruta Almeria

Podiam estar relacionadas com a Guerra Civil, mas na realidade as casas-gruta devem a sua existência ao calor do deserto. A sua construção aconteceu ao longo dos últimos séculos e tornou Almeria famosa pela quantidade existente em bairros como Alhabia, Benalux e Chanca.

Afinal, do que se tratam? São grutas transformadas em casas que serviam para proteger os seus habitantes do calor excessivo, tendo uma porta e até uma chaminé com acesso ao exterior. Vale a pena conhecê-las.

Explorar o Deserto de Tabernas

Entre as montanhas de Los Filambres e Alhambilla, na província de Almeria, encontra-se o Deserto de Tabernas – o maior da Europa com cerca de 11.625 hectares de impressionantes paisagens naturais. Um ambiente que, pelas suas características, se tornou perfeito para a sétima arte.

Assim, durante os anos 50 e até meados dos anos 80, serviu de cenário para centenas de filmes de Hollywood, tais como “Cleópatra” (1963), “Mad Max III” (1985) ou “Indiana Jones and The Last Crusade” (1989), só para mencionarmos alguns dos mais conhecidos. Explorar as paisagens deste lugar é, por si só, um “filme”.

Divertir-se no parque Mini Hollywood

Mini Hollywood, Almeria

Com o sucesso do Deserto de Tabernas, onde foram filmados inúmeros filmes western, seria inevitável a criação de um parque temático em forma de Mini Hollywood. B

em-vindo ao Oasys, usado inicialmente como set de filmes e agora entregue ao entretenimento com apresentações ao vivo a recriar duelos “de vida ou de morte”, piscinas, bares e restaurantes, e até um jardim zoológico. Dedique um dia à diversão e garantimos que vai adorar.

Ir ao Parque do Cabo de Gata-Níjar

O Parque Natural do Cabo de Gata-Níjar fica na província de Almeria, no sudeste espanhol. É um parque de origem vulcânica, rodeado por natureza, praias secretas, vilas e ruínas antigas, sendo uma das orlas costeiras de maior riqueza ecológica do Mediterrâneo Ocidental. Seja para explorar ou para relaxar neste cenário idílico, convidamo-lo a descobrir esta preciosidade.

Experimentar observar aves

Além do deserto, Almeria também proporciona outras paisagens naturais. É o caso das salinas, do recife das Sereias junto ao farol e do próprio Parque do Cabo de Gata. Em todos estes locais é possível observar algumas aves no seu habitat: cegonhas, flamingos, grous e outras espécies como as águias de Bonelli (na imagem). A natureza no seu melhor!

Descobrir a Cala San Pedro

Cala San Pedro
Cala San Pedro

Viajar até Almeria é andar pela costa, conhecer a história da capital e de outras cidades em redor, passar pelo deserto e, acima de tudo, divertir-se. Mas é também descontrair e sentir a tranquilidade de umas férias com direito a praias solitárias, em especial se estiverem num parque natural como o do Cabo de Gata.

Cala San Pedro é uma delas e embora seja de acesso algo difícil, através de barco ou a fazer trekking (são cerca de 5 km para cada lado), compensa descobrir a única praia do parque que tem como habitantes uma comunidade ecológica com bungalows construídos à beira-mar. Um ambiente de conciliação entre a alma viajante e a paz interior que vive em si.

Relaxar na Playa de los Muertos

Playa de los Muertos

Se faz parte dos seus planos visitar mais do que uma praia no Parque Natural do Cabo de Gata-Níjar, então vai amar a Playa de los Muertos. Coberta por areia composta por pedrinhas coloridas e com acesso a água cristalina, esta praia é ideal para mergulhar. Por fim, prevalece este sentimento de que a vida merece passar por praias tão bonitas quanto esta. “Vamos a La Playa, oh oh oh oh…”