10 locais obrigatórios para conhecer no Norte de Portugal

Top Atlântico / Atualizado a

Sem ideias para as próximas escapadinhas de fim-de-semana? Muito fácil. Portugal reserva imensos locais por descobrir ou revisitar. Neste artigo rumámos ao Norte do país. E que viagem incrível foi. Fique a conhecer 10 locais obrigatórios para conhecer no Norte de Portugal.

Veja os locais espetaculares (e obrigatórios) que tem de conhecer.

1 – Ponte de Lima

Ponte de Lima

Sabe que Ponte de Lima é a vila mais antiga de Portugal? O seu registo data de 1125. Além da carga histórica, a vila é sem dúvida um maravilhoso cartão-postal. O rio Lima atravessa a localidade, sempre rodeada pelo colorido verde da paisagem. Por fim, falar de Ponte de Lima é também falar da magnífica ponte, construída em granito, em duas eras diferentes: período dos romanos e na Idade Média.

2 – Caminha

Caminha

Caminha alia um pitoresco centro histórico muralhado, esplanadas que convidam à conversa e miradouros com uma vista encantadora. Explore o Miradouro do Cruzeiro ou o Miradouro de Santo Antão, que tem uma das mais bonitas vistas do Alto Minho. Se estiver com tempo, e o clima assim o permitir, aproveite e faça um piquenique em família ou com amigos.

3 – Paredes de Coura

Paredes de Coura

Verdejante, mágica e carismática, assim é Paredes de Coura. Aqui vai poder relaxar nas várias praias fluviais de água cristalina e vegetação luxuriante, como a do Taboão, e mergulhar na história, observando monumentos megalíticos, como as Antas de Chão de Lamas ou a Ponte em Rubiães, do tempo da ocupação Romana.

Paredes de Coura é sem dúvida uma belíssima surpresa.

4 – Chaves

Chaves

Recentemente falámos de Chaves, num artigo dedicado à magia de Trás-os-Montes. No entanto, vale a pena repetir: esta cidade banhada pelo Tâmega é linda e graciosa. Passando por aqui não deixe de provar o delicioso Pastel de Chaves e fazer um breve desvio às terapêuticas Termas de Vidago.

5 – Guimarães

Guimarães

Claro que Guimarães – conhecida como “o berço da nação” – não poderia faltar nesta lista. Além de todo o simbolismo histórico que possui, é inevitavelmente uma cidade com imenso charme. Visite o Castelo de Guimarães, o Paço dos Duques de Bragança, o Largo de Oliveira, bem como as animadas esplanadas da Praça de São Tiago.

Sim, isto é apenas o começo. Guimarães é o local perfeito para um fim-de-semana em cheio!

6 – Porto

Porto

Achava que nos tínhamos esquecido do grande Porto? Claro que não! A cidade tripeira escusa apresentações. Da ribeira até à foz (já cantava Rui Veloso) respira-se tradição e carisma. Uma cidade que merece ser revisitada muitas e muitas vezes. Cada vez mais se adapta aos tempos mas sem perder a seu carisma e charme. É uma cidade perfeita para um city break cá dentro.

7- Pinhão

Pinhão

Em pleno Douro, rodeada por muitas quintas e solares, fica Pinhão. É fácil ficar deslumbrado pela beleza e elegância desta vila, pelo que não é de estranhar que receba milhares de turistas por ano. Aproveite a passagem por Pinhão para conhecer também a Quinta do Seixo, a Quinta da Roêda e o Miradouro de Casal de Loivos, onde pode fazer uma visita às vinhas e/ou adegas e provar os maravilhosos vinhos desta região, uma das melhores regiões vinícolas do mundo.

8- Melgaço

Melgaço

Melgaço fica bem a norte, em terras minhotas. É um destino verdejante, cheio de vinhas, cursos de água e pontes… muitas pontes. Algumas destas remontam ao período românico e medieval. Melgaço é, assim, rica em história, mas também em aventura. Se aprecia esta última, então uma experiência de rafting no rio Minho pode ser uma opção a ter em conta. E como em Portugal bons vinhos não faltam, Melgaço é uma das cidades centrais do vinho verde Alvarinho. Prove e vai ver que vai gostar!

9 – Bragança

Bragança

Ainda não conhece Bragança? Então está na hora. A cidade é dona de um dos castelos mais bonitos de Portugal e detém um centro histórico com muito por descobrir. Além destes dois grandes atrativos, saiba também que por aqui museus não faltam. O Museu Abade de Baçal é uma viagem pela cultura, religião e política da região, já o Museu Ibérico da Máscara e do Traje é bastante interessante para ficar a conhecer as roupas usadas nas festas e como é que estas se interligam à cultura da cidade. A visitar!

10 – Miranda do Douro

Miranda do Douro

Fechamos em beleza: com uma vista incrível sobre Miranda do Douro. A natureza em bruto, selvagem e imensa, enche o olhar. Quanto à cidade propriamente dita, está muito bem preservada e conta com locais emblemáticos, como o Paços do Concelho, a Sé e o Castelo. Ideal para uma escapadinha variada, aliando natureza e cultura.

locais obrigatórios para conhecer no Norte de Portugal

Estes foram apenas 10 locais de um país que não nos cansa de surpreender. Reserve um fim de semana prolongado na sua agenda para ficar a conhecer ainda mais esta região do nosso país.