Viagens Baratas

10 locais obrigatórios para conhecer no Norte de Portugal

Share this post

Sem ideias para as próximas escapadinhas de fim-de-semana? Muito fácil. Portugal reserva imensos locais por descobrir ou revisitar. Neste artigo rumámos ao Norte do país. E que viagem incrível foi.

Veja os locais espetaculares (e obrigatórios) que tem de conhecer.

1 – Ponte de Lima

Sabe que Ponte de Lima é a vila mais antiga de Portugal? O seu registo data de 1125. Além da carga histórica, a vila é sem dúvida um maravilhoso cartão-postal. O rio Lima atravessa a localidade, sempre rodeada pelo colorido verde da paisagem. Por fim, falar de Ponte de Lima é também falar da magnífica ponte, construída em granito, em duas eras diferentes: período romanos e na Idade Média.

2 – Caminha

Caminha alia um pitoresco centro histórico muralhado, esplanadas que convidam à conversa e miradouros com uma vista encantadora. Explore o Miradouro do Cruzeiro ou o Miradouro de Santo Antão, que tem uma das mais bonitas vistas do Alto Minho. Se estiver com tempo, e o clima assim o permitir, aproveite e faça um piquenique em família ou com amigos.

3 – Paredes de Coura

Verdejante, mágica e carismática, assim é Paredes de Coura. Aqui vai poder relaxar nas várias praias fluviais de água cristalina e vegetação luxuriante, como a do Taboão, e mergulhar na história, observando monumentos megalíticos, como as Antas de Chão de Lamas ou a Ponte em Rubiães, do tempo da ocupação Romana.

Paredes de Coura é sem dúvida uma belíssima surpresa.

4 – Chaves

Recentemente falámos de Chaves, num artigo dedicado à magia de Trás-os-Montes. No entanto, vale a pena repetir: esta cidade banhada pelo Tâmega é linda e graciosa. Passando por aqui não deixe de provar o delicioso Pastel de Chaves e fazer um breve desvio às terapêuticas Termas de Vidago.

5 – Guimarães

Claro que Guimarães – conhecida como “o berço da nação” – não poderia faltar nesta lista. Além de todo o simbolismo histórico que possui, é inevitavelmente uma cidade com imenso charme. Visite o Castelo de Guimarães, o Paço dos Duques de Bragança, o Largo de Oliveira, bem como as animadas esplanadas da Praça de São Tiago.

Sim, isto é apenas o começo. Guimarães é o local perfeito para um fim-de-semana em cheio!

6 – Porto

Achava que nos tínhamos esquecido do grande Porto? Claro que não! A cidade tripeira escusa apresentações. Da ribeira até à foz (já cantava Rui Veloso) respira-se tradição e carisma. Uma cidade que, apesar de ser bastante conhecida pelos portugueses, merece ser revisitada muitas e muitas vezes.

Se precisar de sugestões sobre o que conhecer nesta grande cidade, consulte este artigo.

7- Pinhão

Em pleno Douro, rodeada por muitas quintas e solares, fica Pinhão. É fácil ficar deslumbrado pela beleza e elegância desta vila, pelo que não é de estranhar que receba milhares de turistas por ano. Aproveite a passagem por Pinhão para conhecer também a Quinta do Seixo, a Quinta da Roêda e o Miradouro de Casal de Loivos.

8- Melgaço

Melgaço fica bem a norte, em terras minhotas. É um destino verdejante, cheio de vinhas, cursos de água e pontes… muitas pontes. Algumas destas remontam ao período românico e medieval. Melgaço é, assim, rica em história, mas também em aventura. Se aprecia esta última, então uma experiência de rafting no rio Minho pode ser uma opção a ter em conta.

9 – Bragança

Ainda não conhece Bragança? Então está na hora. A cidade é dona de um dos castelos mais bonitos de Portugal e detém um centro histórico com muito por descobrir. Além destes dois grandes atrativos, saiba também que museus não faltam aqui. O Museu Abade de Baçal é uma viagem pela cultura, religião e política da região, já o Museu Ibérico da Máscara e do Traje é bastante interessante para ficar a conhecer as roupas usadas nas festas e como é que estas se interligam à cultura da cidade. A visitar!

10 – Miranda do Douro

Fechamos em beleza: com uma vista incrível sobre Miranda do Douro. A natureza em bruto, selvagem e imensa, enche o olhar. Quanto à cidade propriamente dita, está muito bem preservada e conta com locais emblemáticos, como o Paços do Concelho, a Sé e o Castelo. Ideal para uma escapadinha variada, aliando natureza e cultura.

Estes foram apenas 10 locais de um país que não nos cansa de surpreender. Se quer continuar a inspirar-se veja aqui este artigo sobre onde passar as suas férias de 2020 em Portugal ou consulte as diversas promoções que temos no nosso site.

VER OPORTUNIDADES EM PORTUGAL

Artigos relacionados