2020 e 20 locais em Portugal e Espanha que não pode perder – 2º Parte

Top Atlântico / Atualizado a

Na saga dos dois países das maravilhas que ficam lado a lado, Portugal e Espanha, hoje apresentamos mais locais em Portugal e Espanha que não pode perder. Locais maravilhosos e o melhor de tudo, perto, para que possa visitar e possa maravilhar as vistas e o coração com eles. Poderíamos descrever uma a uma as vilas, cidades e aldeias de Espanha e Portugal e teríamos material inspirador para que pudesse ler e sonhar, para muitos anos. Tendo que escolher, aqui vão as opções de hoje:

locais em Portugal e Espanha que não pode perder

Coimbra, Portugal

Coimbra até pode ter encanto na hora da despedida para os estudantes, para nós tem à chegada e durante. Deve sempre começar por cima, e com isto queremos dizer, na Porta Férrea e na Universidade. Há coisas nesta cidade que saltam à vista! Seminário Maior de Coimbra por exemplo ou o Museu Machado de Castro. Toda a Cidade Alta de Coimbra e a zona da Sofia, são de visita obrigatória. A Biblioteca Joanina é das Bibliotecas mais bonitas do mundo e está ali, à mão de semear, no Páteo da Universidade, para ser vista ao pormenor.

Pelo caminho, desça o Quebra Costas, passe pela Sé Velha onde os estudantes todos os anos abrem a Queima das Fitas com a tradicional Serenata e desça. A Igreja e o Mosteiro de Santa Cruz guardam a sepultura do nosso Primeiro Rei. Pela baixa, preste atenção às cores, à luz e passe a ponte e o mondego para visitar Santa Clara.

Muito para ver, sempre, nesta cidade. Aproveite cada palmo!

locais em Portugal e Espanha que não pode perder

Córdoba, Espanha

Escolher uma cidade da Andaluzia para escrever, não é tarefa fácil. Cada uma, dava pelo menos, um livro. Escolhemos Córdoba e tentaremos ser breves para que possa ser você a escrever o livro de tanta inspiração que recebeu a cada esquina.

Vamos começar pela Mesquita Catedral de Córdoba. Os tons terra e ouro dão palco à oração e aos visitantes e que linda que é esta mesquita. A Ponte Romana de Córdoba sofreu várias remodelações, sendo a última em 1876, no entanto, nenhuma lhe tirou a essência e hoje é das atrações mais bonitas da cidade. Na ponte vai encontrar a escultura de São Rafael. Pare para observar e fotografar, é muito bonita.

Outro ponto necessário visitar é o Alcázar de los Reyes, um Forte do Período Romano que sofreu influências muçulmanas e cristãs. Todos os pormenores do forte tem grande influência muçulmana e cristã, dentro do forte e nos jardins.

Perca-se (mesmo, mas mesmo perder literalmente) nas ruas e ruelas, no comércio local, na antiga Sinagoga, na Casa de Sefarad, o Zoco Municipal e no Pátio Andalusi.

Perca-se também nos mercados, não só pelas compras, mas pela beleza e claro pela comida! O Mercado ‘Los Patios de la Marquesa’ e o Mercado Victoria são os mais conhecidos e são mesmo bonitos.

Primeira parte do artigo 2020 e 20 locais em Portugal e Espanha que não pode perder.