Viagens Baratas

4 locais fantásticos a menos de 1 hora de Lisboa

Share this post

Se já conhece bem Lisboa e gostava de explorar as suas redondezas, está no sítio certo! Este artigo pretende dar-lhe a conhecer quatro locais próximos da capital, mas suficientemente distantes para sentir que está a explorar território novo e a conhecer um pouco mais do nosso bonito país. A escolha, essa, é sempre difícil, mas uma coisa lhe garantimos: há opções para todos os gostos!

1 – Serra da Arrábida, onde o azul do mar e o verde da serra se cruzam

O Parque Natural da Serra da Arrábida – a apenas 45 minutos de carro de Lisboa – é uma das serras mais incríveis do nosso país e, só por isso, merece ser a primogénita deste artigo. Com início no Cabo Espichel, e estendendo-se até Setúbal, este é um dos locais de sonho que deve visitar tão brevemente quanto possível.

Para além de poder passear pelos diversos trilhos existentes na serra, vai também encontrar praias paradisíacas e, se gostar, poderá ainda apostar na aventura: Asa-delta, snorkeling, canoagem, espeleologia, entre outros. Atividades é o que não faltam por aqui.

Por fim, não deixe de visitar a bonita cidade de Setúbal e a baía do Sado. Além de proporcionar um bom término de dia, é bastante conhecida pela sua excelente gastronomia!

2 – Lagoa Azul, um pequeno paraíso que passa despercebido

Sintra é a menina dos nossos olhos e está sempre presente em qualquer bom roteiro que se preze. Esta vila encantada arrebata corações e não deixa ninguém indiferente (nem ela, nem as suas saborosas queijadas!). Contudo, hoje queremos dar-lhe a conhecer um outro local que por vezes passa despercebido: a Lagoa Azul!

Por vezes, tudo o que precisamos é de calma, silêncio e ar puro. E a Lagoa Azul está aqui para satisfazer todas as nossas vontades. Este pequeno paraíso é o local ideal para caminhadas no meio da natureza, para observar a fauna local (na lagoa há várias espécies), e, sobretudo, para aproveitar um bom dia em família.

Apenas a 30 minutos da Lagoa, está situada a pitoresca vila piscatória de Azenhas do Mar. Além da vista-postal sobre o casario, vale bem a pena percorrer as suas ruelas e ficar para assistir ao imponente pôr do sol.

3 – Tapada Nacional de Mafra, a natureza que nos absorve por completo

Mandada construir por D. João V, em 1747, a Tapada Nacional de Mafra tem hoje objetivos bem diferentes dos que serviu em séculos anteriores. Com mais de 800 hectares, nesta grande área florestal coabitam em harmonia e liberdade dezenas de espécies animais – gamos, veados, javalis, raposas, aves de rapina, entre muitos outros – e, com sorte, podemos encontrar algumas delas num passeio por um dos três trilhos, com distâncias diferentes, que a Tapada oferece. Se preferir, também pode fazer passeios de BTT.

Se quiser aproveitar a floresta na sua plenitude, pode pernoitar na Casa de Campo da Tapada e continuar a explorar a mesma no dia seguinte! E se por acaso ainda não conhecer o Palácio Nacional de Mafra (também mandado construir pelo Magânimo D. João V), um dos monumentos portugueses mais imponentes, aproveite esta escapadela para lhe fazer uma visita. Vale muito a pena!

4 – Ericeira, uma vila à beira mar plantada

A apenas 45 minutos de Lisboa fica localizada a vila da Ericeira. Sobejamente conhecida pelas suas belas praias e areais, este é um destino muito concorrido por quem quer estender a toalha e ficar a apanhar banhos de sol. Contudo, também é bastante atraente para a prática de surf e muito comum vermos dezenas de pranchas à procura da onda perfeita.

Mas a Ericeira é mais do que isso. Deambular pelas formosas ruas da vila, com casas caiadas de branco e azul, é obrigatório. Visitar as Furnas – resultantes da erosão das rochas – é outra paragem que não pode faltar neste roteiro. E, claro, estando numa terra de peixe, há que aproveitar para apreciar as iguarias da região e regressar a cada de barriga cheia.

Todos diferentes, mas todos incríveis, são estes os destinos que queríamos partilhar consigo. Agora é tempo de escolher o que lhe agrada mais e aventurar-se ao caminho!

ver promoções e descontos em portugal

Artigos relacionados