5 Lugares especiais para passear com os Avós

Mariana Soares / Atualizado a

Hoje comemoramos o Dia dos Avós! Abra o mapa de Portugal e comece já a traçar o roteiro e surpreenda os seus avós num passeio agradável e divertido pelo nosso país, com atrações do interesse dos avós e dos netos! Descubra 5 Lugares especiais para passear com os Avós.

passear com os Avós

De Norte para Sul, conheça as 5 cidades portuguesas onde poderá passar um excelente momento com os seus avós.

1. Viana do Castelo

Viana do Castelo

A ocupação da região de Viana do Castelo remonta ao período Mesolítico, conforme o testemunham inúmeros achados arqueológicos. A região tornou-se próspera e um importante entreposto comercial com a exportação de vinhos, fruta e sal, e a importação de talheres, tecidos, tapeçarias e vidro.

Leve os seus avós ao Centro Histórico e caminhe com calma para apreciar as construções e as ruazinhas desta encantadora cidade. Faça uma parada obrigatória na Praça da República com as suas construções centenárias: Igreja de Misericórdia, o antigo Paço do Conselho e a Santa Casa. Aproveite para sentar num café e contemplar esta maravilhosa praça e seu chafariz.

Um dos pontos turísticos de Viana de Castelo é o Navio Hospital Gil Eannes, que foi utilizado como apoio à frota portuguesa de pesca de bacalhau nos mares do norte perto da Groenlândia, a partir de 1955.

2. Braga

Braga

Braga é uma das mais antigas cidades do país. Cidade vibrante, cheia de jovens que estudam nas suas universidades. Construída há mais de 2000 anos, “Bracara Augusta” foi fundada por Augusto, ficando numa das principais vias romanas da Península Ibérica, pois era sede administrativa do Império. Esta é uma cidade com um grande peso cultural, religioso e histórico que recaem, naturalmente, nos interesses dos mais velhos. Comecem no Centro da cidade, visitante a Sé de Braga, a mais antiga do país. Além do Tesouro-Museu da Sé, vale a pena visitar o Museu dos Biscainhos, instalado num palácio barroco, o período mais marcante no património de Braga, ou o Museu Arqueológico D. Diogo de Sousa, já que a cidade é rica também em vestígios da época romana. Ir a Braga e não visitar o Bom Jesus do Montes, não é ir a Braga, por isso leve os seus avós a ver a melhor paisagem sobre a cidade e a conhecer os monumentais escadórios.

3. Porto

Porto

A cidade do Porto, ou como muitos a chamam a Invicta, é uma das mais antigas cidades da Europa. Única, hospitaleira, cosmopolita, a cidade do Porto situa-se no norte de Portugal. Com uma geografia peculiar, entre o rio e o mar, é facilmente descrita como um anfiteatro sobre o Rio Douro, já que sobre ele delicadamente nasceu e está localizada. No Porto, visite a Ribeira, e as suas ruas icónicas circundantes, onde poderá avistar Vila Nova de Gaia, o Rio e os cruzeiros prontos a subirem do Douro. Se tiverem oportunidade, optem por fazer um dos cruzeiros e avistem as paisagens vinhateiras provando o que de melhor essa região tem, o Vinho do Porto. Leve os seus avós a conhecer a Casa da Música e a Fundação Serralves onde poderão experienciar uma mistura de arte, natureza e modernidade. Termine com um bela e relaxante visita às Caves do Vinho do Porto em Gaia.

4. Coimbra

Coimbra

Coimbra, é cidade dos estudantes, dos amores, das canções, das saudades e das lembranças. Foi habitada por árabes e romanos, acredita-se que foi nesta cidade que D. Afonso Henriques nascera, tornando-a capital de Portugal anos mais tarde . Um legado histórico que permanece ainda vivo nas ruas de Coimbra. Esta cidade do Centro do País, é banhada pelo rio Mondego que guarda a mais maravilhosa história de amor entre Pedro e Inês. Em Coimbra, não deixe de visitar a Universidade, a primeira universidade portuguesa, e uma das mais antigas do mundo, que a tornou Património Mundial da UNESCO. Se visitar Coimbra com os seus avós e os seus filhos, aproveite e faça uma paragem ao Portugal dos Pequenitos. Passeie pela Quinta das Lágrimas, passando pelos locais com as histórias mais belas da cidade, como a Fonte dos Amores.

5. Évora

Évora

Évora, cidade no coração do Alentejo, foi considerada património mundial pela Unesco em 1986. De acordo com a organização, Évora é uma cidade-museu cujas raízes datam dos tempos romanos. A era dourada foi no século XVI, quando foi residência de reis portugueses. Nesta cidade, destacam-se nos pormenores da arquitetura as casas brancas, os azulejos e as varandas. A oferta cultural em Évora não se resume apenas aos vestígios do passado, embora lugares como o Colégio do Espírito Santo (Universidade de Évora) ou a Rota do Fresco que nos leva a conhecer o período barroco em Évora sejam, só por si, convites irrecusáveis. Não se esqueça de visitar Évora e todos os seus recantos. Mas não deixe também de provar o pão alentejano, denso e saboroso.

Passe mais tempo com os seus avós nas maravilhosas cidades portuguesas e e proporcione momento inesquecíveis aos nossos “segundos pais”.