7 praias fluviais para conhecer no Centro de Portugal

Top Atlântico / Atualizado a

Nem sempre o verão combina com praias de areia branca e mar salgado. Por vezes, somos atraídos por paisagens mais verdejantes, refrescantes e relaxantes, onde predomina o contacto com a natureza num cenário paradisíaco. Se procura este ambiente para as suas próximas férias a dois ou em família, então recomendamos uma ida à Região Centro, onde se encontram as melhores praias fluviais de Portugal, algumas delas pertencentes à rede de Praias Fluviais das Aldeias do Xisto. Estas são as nossas 7 preferidas.

Praia Fluvial Foz d’Égua | Piódão

Praia Fluvial Foz d’Égua

Em plena Serra do Açor, na aldeia Foz d’Égua de Piódão, nasceu uma praia em forma de piscina natural de águas cristalinas. A Praia Fluvial Foz d’Égua é perfeita para passar o dia em família, seja a fazer um piquenique, a refrescar-se ou a descontrair junto das paisagens fabulosas desta região.

Praia Fluvial de Aldeia Viçosa | Guarda

Praia Fluvial de Aldeia Viçosa

Com mais de 10 metros de extensão e águas cristalinas, a Praia Fluvial de Aldeia Viçosa encontra-se no Parque Natural da Serra da Estrela. Banhada pelo Rio Mondego, esta praia tem um escorrega para delícia dos mais novos, parque de merendas, estacionamento, passadiços elevados, parque infantil, relvados com sombra e o ambiente propício a umas grandes férias no interior do país.

Praia Fluvial do Agroal | Ourém

Em Ourém, no distrito de Santarém, a Praia Fluvial do Agroal usufrui da maior nascente do Rio Nabão. Famosa pelos atributos terapêuticos das águas, acaba por ser muito procurada para o tratamento de doenças de pele e gastrointestinais. Nos dias de mais calor, entre a piscina natural e a paisagem envolvente, torna-se um programa bastante refrescante para toda a família.

Praia Fluvial de Loriga | Seia

Praia Fluvial de Loriga

A Praia Fluvial de Loriga está situada em Seia. Por ser a única que está assente sobre um antigo vale glaciar, torna-se ainda mais especial, sem contar com as águas cristalinas e a paisagem de tirar o fôlego. Estando integrada no fabuloso Parque Natural da Serra da Estrela, poderá explorar a zona com caminhadas, desportos de aventura ou até um piquenique nos parques de merendas existentes. À falta de razões para a conhecer, saiba que é considerada Praia de Ouro pela Quercus e foi uma das finalistas nas 7 Maravilhas – Praias de Portugal, categoria de Praias Fluviais.

Praia Fluvial do Reconquinho | Penacova

Praia Fluvial do Reconquinho

Na margem do Rio Mondego, rodeada de loureiros e azevinhos, encontrará a Praia Fluvial do Reconquinho. Um lugar com todas as condições para passar um dia em grande a banhar-se, andar de canoa, ler um livro da Fluvioteca, merendar ou ir até à Aldeia de Penacova. Das paisagens naturais verdejantes, aos serviços acessíveis e às gentes locais, há sempre muito para ver e descobrir.

Praia Fluvial Aldeia do Mato | Abrantes

Praia Fluvial Aldeia do Mato

Na Albufeira de Castelo de Bode, concelho de Abrantes, a Praia Fluvial de Aldeia do Mato tem inúmeras atividades para quem gosta de águas menos frias. Assim, tem uma piscina fluvial flutuante, é vigiada por um nadador salvador, pode alugar uma canoa ou gaivota para explorar a albufeira, almoçar e lanchar no parque de merendas. Acima de tudo, aproveite para fazer umas férias bem divertidas e descansar no intervalo das atividades.

Praia Fluvial de Cardigos | Mação

Considerada a Estrela do Médio Tejo, em 2013, na categoria Património Natural – Praias Fluviais, a Praia Fluvial de Cardigos é um daqueles paraísos que tem de conhecer. Junto à Barragem do Vergancinho na freguesia de Cardigos, tem todas as condições para momentos inesquecíveis em família. Tem um parque de merendas, zona de descanso, bar de apoio, muito espaço onde estender a toalha sobre relvado e sombra natural. O que mais se poderá pedir?