8 cidades espanholas para descobrir perto da fronteira

Top Atlântico / Atualizado a

Antes de tudo, Portugal é carinhosamente conhecido como o país à beira mar plantado, por estar rodeado pelo Oceano Atlântico. Contudo, o que nem sempre nos lembramos é que a outra metade do país, de Norte a Sul, está encostadinha à nossa vizinha Espanha. E isto é uma vantagem espetacular para quem gosta de viajar! Hoje trazemos-lhe 8 opções de cidades espanholas que estão logo ali ao virar da fronteira. Venha connosco descobri-las!

Pontevedra

cidades espanholas: Pontevedra

Pontevedra está localizada a cerca de 52km da fronteira de Portugal, na região espanhola de Galiza. Charmosa como só Pontevedra sabe ser, está cheia de praças e pracinhas e de monumentos de cariz religioso para conhecer. Esta é uma cidade pequena que por vezes passa despercebida nos roteiros, mas que, definitivamente, vale muito a pena visitar.

Locais a não perder: Plaza de la Pelegrina, Plaza de la Leña, Ruínas de Santo Domingo, Margem do Leréz e Ilha das Esculturas.

Santiago de Compostela

cidades espanholas: Santiago de Compostela

Santiago de Compostela dispensa apresentações. Esta é a cidade-destino de milhares de peregrinos de todo o mundo que fazem os famosos Caminhos de Santiago. Contudo, as possibilidades de visita não se esgotam aí. Pelo contrário. A capital da Galícia está repleta de história, monumentos e paisagens fantásticas, e merece uma escapadinha de, pelo menos, dois dias.

Locais a não perder: Catedral de Santiago de Compostela, Palácio de Raxoi, Centro Histórico e Mercado de Abastos.

Zamora

cidades espanholas: Zamora

Zamora é uma cidade medieval localizada no alto de uma colina e cheia de História para contar. Tem muito para oferecer a quem a visita, mas sobretudo ao povo português porque… Tratado de Zamora. É verdade, foi aqui que se assinou o documento que deu a independência a Portugal e só por isso já vale a pena conhecê-la. Além disso, é a cidade com maior concentração de arte e arquitetura românica. Por isso, calce os ténis e vá desbravar todos os recantos.

Locais a não perder: Castelo de Zamora, Catedral de Zamora Plaza Mayor, Calle de Balborraz, Porta de Zambrano ou da Dona Urraca.

Salamanca

cidades espanholas: Salamanca

Declarada Património Mundial da UNESCO em 1988, Salamanca é uma das cidades espanholas mais carismáticas. Localizada apenas a uma hora e meia da fronteira de Vilar Formoso, esta é uma viagem obrigatória para todos os lusitanos. Com o cognome de Cidade Universitária, Salamanca respira vida, arte e cultura por todos os poros.

Locais a não perder: Plaza Mayor, Universidade de Salamanca, Ponte Romana, Casa das Conchas e Torre del Clavero.

Cáceres

Cáceres

Quase a meio de Portugal está a fronteira de Marvão e é essa a porta de entrada para a cidade encantada de Cáceres, uma das cidades espanholas mais autêntica. É uma viagem ao passado medieval. Aqui vai ficar espantado com a beleza das suas ruas estreitas, com as antigas muralhas de pedra e com os palácios medievais. É a escapadinha perfeita para quem gosta de locais mais pitorescos. Se tiver tempo, dê ainda um saltinho a Trujillo, outra cidade maravilhosa para explorar (localizado a 47km de Cáceres).

Locais a não perder: Plaza Mayor, Torre de Bujaco, Arco de la Estrella e Palácio de Toledo-Moctezuma.

Mérida

cidades espanholas: Mérida

Assim, prepare-se para ficar apaixonado por Mérida! Fundada pelo imperador romano Octavio Augusto no século I a.C., Emerita Augusta – atualmente Mérida – foi uma cidade com uma enorme importância histórica. Dada as suas raízes, não é de estranhar que tenha sido declarada como Património da Humanidade da UNESCO, em 1993. Por cá vai encontrar muitos vestígios do império romano. Se gosta de História, esta cidade não pode faltar no seu roteiro!

Locais a não perder: Teatro Romano, Anfiteatro Romano, Ponte Romana, Casa do Mitreo, Fórum Romano e o Centro Histórico.

Badajoz

cidades espanholas: Badajoz

Badajoz faz parte do imaginário e das viagens de todos os portugueses e está bem à vista de quem vive em Elvas. No entanto, dada a proximidade e o fato de deambular no vocabulário de todos nós, padece da síndrome de cidade-demasiado-familiar-para-ser-visitada. E isso não podia estar mais errado. Badajoz é bonita. Tem muitas histórias para contar. Badajoz tem a maior alcáçova da Europa. Badajoz merece estar nos nossos roteiros pela vizinha Espanha.

Locais a não perder: Plaza Alta, Alcáçova, Plaza de la Soledad, Catedral de Badajoz e Centro Histórico.

Sevilha

Plaza de España, Sevilha

Localizada na Andaluzia, e com acesso direto através do sul de Portugal, Sevilha é muitíssimo cativante. Cidade de tradições (touradas e flamenco), mas sempre em constante evolução, não deixa ninguém indiferente ou aborrecido. Se for a Sevilha, leve carro e passeie pela Andaluzia. É uma das regiões mais incríveis e pitorescas do país de nuestros hermanos.

Locais a não perder: Plaza de España, Torre da Giralda, Parque Maria Luísa, Setas de Sevilha e o Bairro de Triana.

Em suma, são várias as opções disponíveis para conhecermos Espanha um pouco melhor. O mais difícil é escolher o destino, mas garantimos que todos eles valem a pena. Comece já a pensar quais vão ser as suas escapadinhas deste ano!