À descoberta de 6 ilhas tropicais na Europa

Top Atlântico / Atualizado a

Quando pensamos em viajar para a Europa, é natural que nos surja a ideia de conhecer cidades históricas e emblemáticas. Porém, existem outros lugares que se destacam pelas suas paisagens naturais, onde o clima quente e as praias de sonho tornam o ambiente ainda mais especial. Bem-vindo ao nosso Top 6 de ilhas tropicais na Europa.

1. Baleares | Espanha

Mundialmente famosas, as ilhas espanholas oferecem destinos incríveis para desfrutar nas férias em família ou numa escapadinha a dois. No arquipélago das Baleares, situado ao largo da costa leste do país e em pleno Mar Mediterrâneo, encontrará várias ilhas, entre as quais destacamos as principais: Maiorca, Menorca, Ibiza e Formentera (imagem abaixo). Quem resiste a um clima tropical e a estas águas cristalinas?

Formentera - Ilhas tropicais na Europa
Formentera

2. Creta | Grécia

Situada no mar Egeu, é simplesmente a maior ilha da Grécia, quinta maior do Mediterrâneo e segunda maior do Mediterrâneo Oriental. Tamanhos à parte, Creta prima pelas paisagens deslumbrantes dignas de um paraíso, seja na primavera ou no verão.

Creta, Grécia
Creta

Praias desertas famosas pelas águas azul-turquesa, montanhas enormes para explorar, um parque natural e muitos outros atrativos aguardam-no, passando pela fabulosa gastronomia dos quatro concelhos que compõem a ilha: Rethymnon, Chania, Lasithi e a capital Heraklion. Reserve já a sua viagem, até porque há sempre tanto para ver e conhecer na Grécia.

3. Madeira | Portugal

Para quem ainda não sabe, o Arquipélago da Madeira tem sido bastante premiado enquanto Melhor Destino Insular da Europa, em reconhecimento dos seus atributos. Aqui, além das praias, dos jardins e dos parques, dos mercados e da gastronomia em homenagem ao mar, há muita aventura e adrenalina que poderá descobrir em qualquer um dos 365 dias do ano.

Ilha da Madeira - Ilhas tropicais na Europa
Ilha da Madeira

Em mar ou em terra, a Madeira é perfeita para um programa de férias, e mais ainda para assistir ao espetáculo de fogo-de-artifício no Réveillon.

4. Malta | República de Malta

A sul da Europa, próximo da ilha italiana Sicília e em pleno Mar Mediterrâneo, encontra-se a fantástica Malta que é, na realidade, uma República com três ilhas habitadas entre as sete que a compõem. Malta, Gozo e Comino têm tudo para umas férias perfeitas: um ano quase inteiro de sol, embora seja muito procurada no verão, praias com águas cristalinas, baías, portos e até templos milenares.

Malta

Por tudo isto, consideramos que Malta é um dos melhores destinos para viajar com as suas amigas, até porque está a menos de 5 horas de Lisboa. Do que espera para apanhar o avião?

5. Sardenha | Itália

Itália tem muitas cidades emblemáticas, tais como a romântica Roma ou a mítica Veneza, mas Sardenha tem algo de especial. É provável que seja das praias paradisíacas, dos restaurantes e dos hotéis, ou até das montanhas do Parque Nacional Gennargentu.

Sardenha
Sardenha, Itália

Acima de tudo, o espírito que mais prevalece nesta ilha é o de desfrutar das praias com água azul-turquesa e areia branca. Inspirado para uns dias em modo “acordar, comer e fazer praia”?

6. Sicília | Itália

Mais do que uma ilha a sul de Itália, Sicília é um conjunto de 10 cidades com muito para explorar, embora Palermo seja a capital. Terra de vulcões, cidades históricas e monumentos, sem esquecer a gastronomia única e as gentes autênticas sempre prontas a contar uma história. Considerada a maior ilha do Mediterrâneo, tem cerca de 1500 km de praia. Chegam-lhe para as próximas férias?

Sicília, Itália
Sicília, Itália