City break – Barcelona
Hoje propomos uma escapadinha até à cosmopolita Barcelona, a segunda maior cidade espanhola que ficou conhecida pelas obras modernistas do famoso arquiteto catalão Antoni Gaudí.
É um dos principais centros turísticos do mundo e o próximo destino sugerido para fazer um city break nas férias, num fim de semana ou nos feriados. Cultura, arte, praia, comércio, mercados e tapas, usted es que sabe por dónde empezar.
Passear pela cidade é a melhor forma de conhecer a sua história e Barcelona percorre-se muito bem a pé e de transportes públicos, mas deixamos aqui os principais pontos de interesse para se orientar melhor.
Começamos pelo Bairro Gótico, localizado na Cidade Velha, onde se encontram ruínas romanas, prédios e praças do século XIX, algumas ruas e construções medievais. Tudo vestígios de um passado que combina com o presente dos catalães. Aproveite para espreitar as lojas e beber um café na Praça Real.
Seguem-se as emblemáticas Ramblas, começando na Praça da Catalunha e terminando no Port Vell. Além do comércio local, são muitos os artistas que animam esta rua com os seus espetáculos e estátuas humanas.
Entretanto, é obrigatório fazer uma paragem no mercado mais famoso do mundo: La Boqueria. Explore os inúmeros corredores de bancas coloridas e sinta os aromas das especiarias e frutos secos, bolos, queijos e presuntos, flores e muito mais, sem esquecer de petiscar umas tapas e trazer um sumo de fruta fresca para saborear pelo caminho.
Ainda no Bairro Gótico, recomendamos uma ida até ao El Quatre Gats na Carrer de Montsió 3, um café e restaurante cheio de história e frequentado por grandes artistas como Picasso e Gaudí, quando eram jovens. Terá mesmo sido o local onde Picasso realizou a sua primeira exposição em 1899.
Se é fã de Picasso, tem de conhecer as obras inéditas deste artista que estão na coleção permanente do Museu Picasso de Barcelona, localizado no Bairro Born.
Outro bairro bastante conhecido é o da Gràcia, com as suas ruas estreitas e praças frequentadas por artistas e escritores. Encontrará bons restaurantes de tapas, lojas e ainda o Mercado de la Llibertad. Dirigindo-se à Calle les Carolines, nº 24 poderá visitar a primeira casa de Gaudí de seu nome Casa Vicens e recentemente aberta ao público para visitas.
Ainda sobre estes ícones da arquitetura modernista, sugerimos uma visita à Casa Milà ou A Pedreira, nome pelo qual é conhecida, no Passeig de Gràcia. Foi declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO no ano de 1984 pela sua originalidade.
Pode também admirar a Casa Lléo Morera e a sua imponente fachada com esculturas em pedra, a Casa Amatler decorada com detalhes góticos, motivos cerâmicos e esculturas de animais, e a excêntrica Casa Batlló que está aberta ao público desde 2002.
Continuando o passeio, embora um pouco mais distante do centro histórico, recomendamos vivamente uma ida ao maravilhoso Park Güell, mais um fantástico exemplo da obra de Gaudí. Vai encontrar o Viaduto das Jardineiras, a Praça da Natureza, a Sala Hipolstila e, por fim, a Casa Museu Gaudí.
Apreciar a cidade de uma perspetiva mais alta é uma experiência única. Vale a pena ir até alguns destes locais e subir o mais alto possível: Tibidabo, Santa Maria del Pi, Mirador de l’Alcalde, Museu Nacional de Arte a Catalunha – MNAC, Monumento de Colombo que fica no final das Ramblas, Mirador de Colón e ainda a Sagrada Família.
A inacabada igreja da Sagrada Família de Antoni Gaudí é um monumento extraordinário que nos deixa cativados pela sua imponência desde o primeiro olhar, ou não fosse o mais visitado em Barcelona e um dos mais famosos no mundo. Sem dúvida, mais uma visita obrigatória.
Por fim, e porque a cidade está na costa do Mar Mediterrâneo, aproveite para descontrair dos passeios e visitas numa das praias de Barcelona.
Além das temperaturas convidativas a um mergulho e ao bronze, pode deliciar-se a comer gelados ou então a saborear uma refeição num dos bares e restaurantes existentes perto da praia. Anote algumas das mais conhecidas: Barceloneta, Sant Sebastià, Sant Miquel, Nova Icària e Bogatell.
Com este itinerário para se orientar no city break em Barcelona, só falta escolher uma data e marcar a viagem.