City break – Barcelona

Top Atlântico / Atualizado a

Hoje propomos uma escapadinha até à cosmopolita Barcelona, a segunda maior cidade espanhola que ficou conhecida pelas obras modernistas do famoso arquiteto catalão Antoni Gaudí.

É um dos principais centros turísticos do mundo e o próximo destino sugerido para fazer um city break nas férias, num fim de semana ou nos feriados. Cultura, arte, praia, comércio, mercados e tapas, usted es que sabe por dónde empezar.

Passear pela cidade é a melhor forma de conhecer a sua história e Barcelona percorre-se muito bem a pé e de transportes públicos, mas deixamos aqui os principais pontos de interesse para se orientar melhor.

Barcelona

Começamos pelo Bairro Gótico, localizado na Cidade Velha, onde se encontram ruínas romanas, prédios e praças do século XIX, algumas ruas e construções medievais. Tudo vestígios de um passado que combina com o presente dos catalães. Aproveite para espreitar as lojas e beber um café na Praça Real.

Praça Real, Barcelona

Seguem-se as emblemáticas Ramblas, começando na Praça da Catalunha e terminando no Port Vell. Além do comércio local, são muitos os artistas que animam esta rua com os seus espetáculos e estátuas humanas.

Ramblas

Entretanto, é obrigatório fazer uma paragem no mercado mais famoso do mundo: La Boqueria. Explore os inúmeros corredores de bancas coloridas e sinta os aromas das especiarias e frutos secos, bolos, queijos e presuntos, flores e muito mais, sem esquecer de petiscar umas tapas e trazer um sumo de fruta fresca para saborear pelo caminho.

La Boqueria

Ainda no Bairro Gótico, recomendamos uma ida até ao El Quatre Gats na Carrer de Montsió 3, um café e restaurante cheio de história e frequentado por grandes artistas como Picasso e Gaudí, quando eram jovens. Terá mesmo sido o local onde Picasso realizou a sua primeira exposição em 1899.

Se é fã de Picasso, tem de conhecer as obras inéditas deste artista que estão na coleção permanente do Museu Picasso de Barcelona, localizado no Bairro Born.

Outro bairro bastante conhecido é o da Gràcia, com as suas ruas estreitas e praças frequentadas por artistas e escritores. Encontrará bons restaurantes de tapas, lojas e ainda o Mercado de la Llibertad. Dirigindo-se à Calle les Carolines, nº 24 poderá visitar a primeira casa de Gaudí de seu nome Casa Vicens e recentemente aberta ao público para visitas.

Ainda sobre estes ícones da arquitetura modernista, sugerimos uma visita à Casa Milà ou A Pedreira, nome pelo qual é conhecida, no Passeig de Gràcia. Foi declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO no ano de 1984 pela sua originalidade.

Casa Milà, Barcelona

Pode também admirar a Casa Lléo Morera e a sua imponente fachada com esculturas em pedra, a Casa Amatler decorada com detalhes góticos, motivos cerâmicos e esculturas de animais, e a excêntrica Casa Batlló que está aberta ao público desde 2002.

Casa Batlló

Continuando o passeio, embora um pouco mais distante do centro histórico, recomendamos vivamente uma ida ao maravilhoso Park Güell, mais um fantástico exemplo da obra de Gaudí. Vai encontrar o Viaduto das Jardineiras, a Praça da Natureza, a Sala Hipolstila e, por fim, a Casa Museu Gaudí.

Park Güell

Apreciar a cidade de uma perspetiva mais alta é uma experiência única. Vale a pena ir até alguns destes locais e subir o mais alto possível: Tibidabo, Santa Maria del Pi, Mirador de l’Alcalde, Museu Nacional de Arte a Catalunha – MNAC, Monumento de Colombo que fica no final das Ramblas, Mirador de Colón e ainda a Sagrada Família.

A inacabada igreja da Sagrada Família de Antoni Gaudí é um monumento extraordinário que nos deixa cativados pela sua imponência desde o primeiro olhar, ou não fosse o mais visitado em Barcelona e um dos mais famosos no mundo. Sem dúvida, mais uma visita obrigatória.

Sagrada Família

Por fim, e porque a cidade está na costa do Mar Mediterrâneo, aproveite para descontrair dos passeios e visitas numa das praias de Barcelona.

Além das temperaturas convidativas a um mergulho e ao bronze, pode deliciar-se a comer gelados ou então a saborear uma refeição num dos bares e restaurantes existentes perto da praia. Anote algumas das mais conhecidas: Barceloneta, Sant Sebastià, Sant Miquel, Nova Icària e Bogatell.

Barceloneta

Com este itinerário para se orientar no city break em Barcelona, só falta escolher uma data e marcar a viagem.