City break – Genebra

Top Atlântico / Atualizado a

Situada no extremo oriente da Suíça, Genebra é um excelente destino para fazer o seu próximo city break. Considerada a cidade mais internacional da Suíça, estão aqui sediadas mais de 160 organizações internacionais, entre as quais a ONU, a Organização Mundial da Saúde e a Cruz Vermelha Internacional, razão pela qual ganhou a alcunha de “capital da paz”.

Ainda que em Genebra o inverno seja propício a férias na neve, nos próximos meses vão chegar temperaturas convidativas para conhecer esta cidade tão tranquila e simpática, a pé, de elétrico, de táxi aquático, comboio ou autocarro. Aliás, o passe de transportes públicos é gratuito para turistas. Só por aqui, é fácil perceber o quanto será bem-recebido.

Genebra

Então, o que há para visitar na “menor metrópole do mundo”? Comecemos pelo Lago Genebra ou Lago Léman para os franceses, que se encontra ao longo da fronteira franco-suíça e é formado pelo rio Ródano.

Lago Genebra

Conhecê-lo num passeio de barco será uma experiência repleta de surpresas. Além dos castelos e magníficos jardins existentes nas margens, poderá ver de perto o Jet d’Eau, um jato de água que chega a alcançar os 140 metros de altura, sendo por isso facilmente visível de vários locais do centro da cidade.

Construído em 1886 para controlar a pressão da água, atualmente o Jet d’Eau é o símbolo da cidade.

Lago Genebra

Enquanto os hotéis e restaurantes prevalecem na margem direita do lago, na margem esquerda encontra-se a Cidade Velha ou centro histórico.

Sugerimos um passeio a pé, tendo assim mais acesso a alguns dos principais pontos de interesse. Afinal, trata-se de uma zona repleta de monumentos históricos, igrejas e catedrais, mas também muitas livrarias, lojas e cafés na praça mais antiga da cidade, a Place du Bourg-de-Four.

A Catedral de St. Pierre com traços do estilo gótico, além do seu interior com mosaicos do século IV e pinturas do século XV, permite-lhe uma fantástica vista panorâmica sobre a cidade e o lago.

Por baixo, existe o Museu de Arqueologia, tendo depois o Museu da Reforma, o Museu de História Urbana e da Vida Quotidiana que conta a história de Genebra desde a Idade Média ao século XIX.

Existe ainda o Museu Internacional da Cruz Vermelha dedicado à história e feitos desta organização e, porque estamos no berço da tradicional relojoaria suíça, aproveite para visitar o Museu Internacional da Relojoaria.

Fazendo uma caminhada na Ponte Mont Blanc que atravessa o Lago Genebra, poderá deslumbrar-se com a vista para o lago, assim como ter acesso ao Jardin Anglais para ver o Horloge Fleurie, um fabuloso relógio feito de flores.

Horloge Fleurie

Além dos museus, também os parques são muito procurados em Genebra para relaxar ao ar livre. Sugerimos o Parc de La Grange, igualmente com vista para o lago e um enorme jardim que inclui piscinas para adultos a crianças, um restaurante e um hotel onde acontecem concertos no verão.

Parc de La Grange

Com as temperaturas de verão e um lago com tamanha oferta de atrações, só falta mesmo recomendar uma ida ao Bains des Pâquis. Uma praia artificial perto do centro da cidade e aberta ao público para quem procura desfrutar do sol, experimentar banhos de vapor, fazer desportos náuticos ou até mesmo escalada. Tudo com o apoio de restaurantes para que nada lhe falte.

Bains des Pâquis

Se até agora todas as vistas da cidade e do lago eram feitas em terra, sugerimos um passeio de teleférico até Mont Salève, em França. Eis uma excelente oportunidade para visitar o país vizinho e deixar-se encantar pelas paisagens a 1.100 metros de altitude.

Genebra

Como habitualmente, fechamos o nosso guia de city break com uma passagem pela gastronomia. Assim, em Genebra vai encontrar restaurantes de grande qualidade, alguns deles até com estrelas Michelin, mas também muita oferta de tapas e refeições mais leves. A ideia é mesmo experimentar o máximo que puder e saborear a tradição culinária desta cidade, que tanto valoriza dois ingredientes mundialmente famosos, o queijo e o chocolate.

Inspirado para fazer o seu próximo city break na Suíça?