City break – Madrid

Top Atlântico / Atualizado a

Viajar nem sempre implica ter que ir para muito longe. E é exatamente essa sugestão que lhe trazemos hoje.

Nuestros hermanos têm um país encantador e com muito para ver, mas se há cidade que não pode faltar num itinerário por terras espanholas é Madrid: cheia de vida, cultura, locais pitorescos e, claro, com uma gastronomia de fazer crescer água na boca.

Deixe-se encantar pelos inúmeros museus

Madrid, de um ponto de vista artístico, tem alguns dos melhores museus de arte da Europa (e até do mundo).

O Museu do Prado é um dos ex-libris da cidade e um dos mais visitados tanto por turistas, como por locais. Aqui vai poder encontrar uma enorme coleção de obras-primas de alguns dos melhores artistas espanhóis, como Velásquez, Goya, El Greco, Caravaggio, entre muitos outros.

Não muito longe – apenas a 10 minutos de distância a pé – encontra-se o Museu Reína Sofia, o segundo maior da cidade. Aqui vai ter acesso a uma enorme de coleção de arte moderna, composta por nomes tão sonantes como Pablo Picasso, Salvador Dalí ou Joan Miró. Visita obrigatória e um deleite para os nossos olhos.

Se tiver tempo, não deixe também de visitar o Palácio de Cibeles ou o Palácio Real.

Aproveite para relaxar no Parque do Retiro, o pulmão da cidade

Se é dos que gosta de espaços verdes, não poder perder o Parque do Retiro. No entanto, desengane-se se pensa que é um parque igual aos outros. Aqui, para além de poder descansar e recuperar energias, tem acesso a vários monumentos que foram sendo construídos ao longo dos vários períodos da História, tais como o Palácio de Cristal, a Fonte dos Galápagos ou o Jardim das Rosas.

Tapas, tapas e mais tapas

Falar de Espanha é falar de tapas. E qual o melhor sítio para conhecer este património gastronómico? A capital, claro. Comece as suas férias da melhor forma e deixe-se conquistar pelo estômago. Se gosta de explorar diversas opções, dê um saltinho ao Mercado de San Miguel ou ao Mercado de San Anton e descubra algumas das especialidades do país (gourmet e tradicionais). Não se vai arrepender!

ruas de madrid

Caminhe pela cidade sem um rumo definido

Já de estômago cheio, deixe-se deslumbrar pelo que a cidade tem para oferecer. Madrid não é uma cidade extremamente grande e é fácil visitá-la andando a maior parte do tempo a pé. Por isso, deixe-se perder enquanto passeia. Em cada recanto há qualquer coisa para ver, fazer ou comer. É verdade. A capital de Espanha é uma surpresa constante.

ruas de madrid

Um bom ponto de partida é a praça das Portas do Sol, a maior da cidade e um dos pontos mais centrais. Aproveite para tirar uma foto com a famosa estátua do Urso e o Medronheiro (que afinal é uma ursa) e conheça um pouco da sua história.

ruas de madrid

A poucos metros situa-se a Plaza Mayor, outro local icónico, e um dos símbolos da cidade. A partir daqui vá aonde os seus pés o levarem.

Não deixe de passar pela Gran Vía, a rua mais famosa da capital e onde pode fazer umas compras, ou pelo Templo de Debod, uma surpreendente oferta do governo egípcio e onde pode ver um pôr do sol deslumbrante. Pelo caminho absorva ao máximo o ritmo da cidade.

ruas de madrid

O Lado B de Madrid

Agora que já conhece alguns dos locais de paragem obrigatória, está na hora de partilhar a alma de Madrid: os seus bairros. São simplesmente espetaculares.

No centro da capital irá encontrar os bairros de Malasaña e Chueca. São dois dos bairros mais queridos dos espanhóis e para onde a maior parte das pessoas se dirige após um dia de trabalho. Aqui pode conhecer um pouco mais da cidade e desfrutar de um ambiente muito descontraído. A Chueca é tradicionalmente conhecida como o bairro LGBT.

ruas de madrid

Não muito longe, tem o incrível Bairro das Letras, uma área para ser visitada a pé e sem pressas. Aqui moraram alguns dos nomes mais incontornáveis da literatura espanhola, como o grande Miguel de Cervantes. Em cada esquina vai encontrar uma referência literária.

ruas de madrid

La Latina e Lavapiés são dois dos mais antigos bairros da cidade e uma das suas partes mais autênticas. Com mais locais do que turistas, aqui poderá conhecer um pouco mais da história de Madrid.

Madrid é uma cidade inesquecível e cheia de recantos para descobrir. Desfrute ao máximo!