City break – Viena

Top Atlântico / Atualizado a

Segundo o The Economist, em 2018 Viena foi considerada a melhor cidade do mundo para se viver. São muitos os atributos que a tornaram na primeira cidade europeia a conquistar este título, mas hoje iremos apenas revelar algumas das atrações turísticas que o vão inspirar a fazer um city break nesta cidade austríaca, ou quem sabe até mesmo um cruzeiro no Rio Danúbio.

Viena

O que o levará a apaixonar-se por Viena? Podem ser os palácios, os espaços verdes e lagos, a arquitetura, a história, a música, ou talvez as iguarias da gastronomia típica como os famosos Schnitzels. Comecemos o “roteiro”.

Descobrir a cidade de Viena

Para conhecer uma cidade por “dentro”, é preciso percorrer as ruas e contactar com tudo o que faz parte da sua identidade. Construções, monumentos, igrejas, cafés e restaurantes, lojas e tudo o mais que conseguir descobrir no belo centro histórico de Viena.

Viena

Aproveitando que está numa de passear e caminhar pela cidade, tem de ir ao Ring. Uma zona onde existem várias atrações como a famosa Ópera e da qual terá acesso ao Volksgarten ou Jardim do Povo. Inicialmente usado como jardim particular, tendo inclusive mais de 300 tipos de roseiras, em 1823 tornou-se o primeiro parque aberto ao público.

Theseus Temple

Se tiver curiosidade em ver a cidade de outra perspetiva, recomendamos uma ida até St. Stephen’s Cathedral, subir os 340 degraus das escadas da torre norte e deslumbrar-se com a vista panorâmica.

viena

Visitar os palácios

Destacamos os três palácios mais populares e interessantes, começando pelo Palácio de Schönbrunn que é também conhecido por “Versailles austríaco”. Com 1400 quartos e um terreno enorme em volta decorado com jardins barrocos, foi a casa de verão da família Habsburgo. No mesmo espaço e desde 1752, integra o zoológico de Viena que, por sinal, é o mais antigo do mundo. Uma visita imperdível.

Palácio de Schönbrunn

Seguimos para o Palácio de Hofburg, cuja construção data do século XIII e fica no centro histórico de Viena. Encontra-se dividido pelos aposentos reais, o Museu da Sisi, o tesouro real e a coleção de pratas, a biblioteca e mais alguns museus igualmente interessantes.

Palácio de Hofburg

No Palácio Belvedere, vai poder ver pessoalmente O Beijo, a grande obra arte do pintor Gustav Klimt. Aproveite para percorrer os jardins e as exposições temporários. Vale a pena.

Palácio Belvedere

Conhecer os lagos

Entre os vários lagos que dão fama a Viena, eis algumas sugestões.

Badesee Rechnitz encontra-se no Parque Natural Geschriebenstein, rodeado por floresta, a Montanha Günser e as Montanhas Rechnitz. Trata-se de um lago com 5 hectares, onde é possível mergulhar e relaxar neste cenário impressionante.

Parque Natural Geschriebenstein

Hintersee é especialmente indicado para casais que procuram um lugar tranquilo e romântico. Por curiosidade, tem cerca de 1,7 km de comprimento, 700 m de largura e uma profundidade máxima de 22 metros.

Hintersee

Lunzer See, com os seus 1,6 km de comprimento e 500 m de largura, é considerado o único lago natural da Baixa Áustria.

Oberinnviertler Seenplatte integra três lagos e 350 milhões de m² de floresta, o que lhe confere o estatuto de maior pântano de esfagno da Europa, sem esquecer a reserva de pássaros onde poderá contactar com a natureza num ambiente único.

Deliciar-se com a gastronomia

Antes de passarmos às típicas referências gastronómicas, saiba que os vienenses são grandes adeptos de um bom café da manhã, e não se trata apenas da bebida. É visto como um ritual para iniciar o dia e, por isso, para desfrutar com calma. Pode incluir café, pães e croissants, manteiga e geleias, queijos e presuntos. Aproveite para experimentar a Torta Sacher (na imagem) e a Torta Mozart. Tudo a que se tem direito para um dia em grande.

viena, gastronomia

No geral, a comida austríaca é bastante apreciada e os restaurantes costumam oferecer um bom menu e atendimento. Se quiser provar um prato mesmo típico, servido em todos os sítios, então será o Kaiserschmarrn. Consiste numa massa preparada com alguns ingredientes como farinha, ovos, casca de limão e passas, entre outros, sendo depois frita e servida em pedaços pequenos, com uma calda quente de frutos vermelhos. Bom apetite!

viena, gastronomia

Deslumbrar-se numa ópera

Ir a Viena e assistir a uma ópera ou um espetáculo de ballet, se preferir, é quase obrigatório. Pode fazê-lo na Ópera de Viena, num edifício que resistiu à Segunda Guerra Mundial, que atualmente é uma das mais famosas do mundo.

Ópera de Viena

Visitar grandes artistas

Pode não ser o programa preferido para certos turistas, mas para os grandes apreciadores de música clássica, visitar o Cemitério St. Marx pode revelar-se uma experiência fantástica. Josef Strauß e Wolfgang Amadeus Mozart são alguns dos nomes que irá encontrar. Nada como experimentar. Boa viagem!

Todas as imagens neste artigo possuem os devidos direitos de utilização, saiba mais na página Sobre a TopViagens.