Aventure-se numa escapadinha de inverno em Portugal

Top Atlântico / Atualizado a

Com a chegada das temperaturas baixas, em vez de querer escapar ao frio, experimente fazer uma escapadinha de inverno em Portugal. Embora as férias de verão estejam longe do cenário, existem sempre formas de descontrair nos seus fins de semana, folgas e feriados, enquanto aproveita as promoções que surgem nesta altura. Inspire-se nas sugestões que vamos aqui partilhando para organizar pequenos trajetos, conhecer novas zonas de norte a sul do país, rever cidades ou simplesmente ir à aventura a dois numa escapadinha em Portugal, com a família ou amigos.

O importante é desfrutar da estação e do seu próximo destino, claro.

A NORTE, O DOURO

A norte de Portugal, o Vale do Douro deslumbra pelas paisagens naturais que povoam as encostas íngremes a lembrar uma espécie de vale encantado. Na descoberta desta região, entre aldeias, vilas e cidades, existe o rio e os passeios de barco, os monumentos e as tradições, as vinhas e a sua arte de produzir vinho que atravessa gerações.

escapadinha de inverno em Portugal

No Alto Douro Vinhateiro, classificado Património Mundial em 2001 pela UNESCO, poderá conhecer as origens do famoso Vinho do Porto e outros vinhos igualmente reconhecidos pelo seu excecional sabor.

Este é um bom momento para desfrutar de toda uma região marcada pela calma e sossego do inverno, mas também para degustar os sabores característicos da gastronomia na companhia de um intenso vinho do Douro.

A MEIO DO PAÍS, O CENTRO

Com uma oferta tão diversificada de experiências e emoções, o Centro de Portugal tem muito para conhecer. Entre o mar e a montanha, a serra e a neve, as igrejas e os museus, as aldeias de xisto e as termas, os rios e a natureza envolvente com o ar mais puro, a gastronomia e a doçaria regional.

escapadinha de inverno em Portugal

Entre Aveiro, Coimbra, Serra da Estrela, Castelo Branco, Oeste, Viseu, Dão, Leiria, Fátima e Tomar, são muitas as histórias que revelam as raízes da nossa identidade nacional.

A SUL, O ALENTEJO

Entre montes e planícies, o Alentejo tem esta capacidade de nos envolver com a sua autenticidade e pureza. Nele, tudo é genuíno.

Nas cores dos campos de pastagem, mas também dos terrenos cobertos por plantações de sobreiros e oliveiras. Nos sabores da gastronomia regional e do vinho alentejano, armazenado nas típicas talhas de barro. No pão caseiro sempre acompanhado de chouriço e queijo. Nas tradições dos bailes e do cante alentejano.

escapadinha de inverno em Portugal

Acima de tudo, o Alentejo encanta-nos com as suas aldeias e vilas ainda tão fiéis às tradições, e pelo turismo rural que nos permite viver momentos únicos.