Monsaraz e Alqueva: o paraíso é alentejano

Top Atlântico / Atualizado a

O Alentejo é uma das regiões portuguesas mais autênticas e que nos permite conhecer a nossa história e as nossas raízes. É um conjunto de lugares mágicos onde o passado se cruza com o presente e com o futuro. Sem pressas. A beleza das paisagens alentejanas – entre o verde seco e o dourado – é irreplicável, assim como o é a sua cultura, gentes e gastronomia.

Alentejo

O Alentejo é… o Alentejo. E hoje trazemos-lhe um dos seus destinos mais especiais: a vila de Monsaraz e o seu vizinho Alqueva.

Monsaraz, a aldeia encantada

A vila medieval de Monsaraz carrega aos ombros o estatuto de Aldeia Monumento – obtido em 2017 – com a leveza de quem sabe que é mais do que merecido. Com lugar cativo no topo de uma colina e protegida por um cerco muralhado, Monsaraz oferece paisagens idílicas seja qual for a direção que escolha. O rio Guadiana, a fronteira com Espanha, as magníficas planícies alentejanas e, claro está, o Alqueva, estão ali para nos fazer constatar o óbvio: chegámos ao paraíso!

Monsaraz
Vista aérea de Monsaraz

Mas Monsaraz é isso e muito mais. Pequena em tamanho, enorme em generosidade, este é um dos locais que engana o visitante mais desatento. Chegar aqui implica abrandar o passo, apurar os sentidos e desfrutar de tudo o que esta vila bem aprumada tem para oferecer, que é bastante. Passeie pelas muralhas, suba ao Castelo (e procure a janela com vista maravilhosa para o Alqueva!), deambule pelas suas ruas de xisto e faça muitas paragens para observar tudo o que o rodeia. Sugerimos também a visita à Ermida de São Bento, situada fora das muralhas, e de onde poderá conhecer Monsaraz de outro ângulo.

Monsaraz
Monsaraz

Onde o sol é rei

Conhecer Monsaraz, e todas as suas potencialidades, exige tempo. Por isso, nada melhor do que ficar a dormir na vila. Porquê? Porque aqui o sol é rei e, garantimos-lhe, vai ter acesso a um pôr do sol espantoso e a um nascer do sol indescritível. Experimente, não se vai arrepender!

pôr do sol em Monsaraz
Monsaraz

O Grande Lago do Alqueva

Conhecido como o Grande Lago, o Alqueva tornou-se um dos ex-libris do Alentejo interior. Com a sua chegada, a paisagem sofreu uma metamorfose: onde antes existiam campos e planícies repletas de oliveiras e sobreiros passou a existir muita água. Este projeto, que começou a ser delineado nos anos 50 e viu a luz do dia em 2002, veio revolucionar a agricultura e criar novas oportunidades de turismo numa zona habitualmente pouco visitada.

Alqueva
Alqueva

Para conhecer bem o Alqueva nada melhor do que estar em contato com o… Alqueva! Sugerimos, por isso, que faça uma viagem de barco nas suas águas e, se possível, com paragem na bonita Ilha Dourada(praticamente todos os barcos o levam a conhecer este lugar encantado). Na ilha pode aproveitar para dar uns mergulhos, mas, se pretender continuar a relaxar, o ideal é dirigir-se à Praia Fluvial de Monsaraz, onde pode apreciar os prazeres simples e comtemplar a paisagem envolvente, como também divertir-se nas diversas atividades aquáticas que por lá existem.

Alqueva
Alqueva

Se tiver interesse em conhecer melhor a história da construção do maior lago artificial da Europa, sugerimos que conheça a Aldeia da Luz (a nova, visto que a original se encontra submersa) e que visite o seu museu.

Visitar o Alentejo é sempre uma escolha acertada. Porém, conhecer Monsaraz e as suas redondezas é um destino de sonho e uma excelente opção para uma escapadinha de fim-de-semana. Não é preciso ir muito longe para ficarmos maravilhados, pois não? Faça uma boa viagem!