O Algarve não é só praia. 7 locais a não perder!

Top Atlântico / Atualizado a

Fazer praia é fantástico, sem dúvida, mas há dias em que nos apetece fazer algo diferente. Aqueles dias em que queremos calçar os ténis e partir à descoberta. Se acha que o Algarve não tem opções para esses momentos está na altura de conhecer alguns segredos.

Deixe-se maravilhar por um Algarve genuíno, charmoso e muito surpreendente, com estes 7 locais a não perder!

Castro Marim

Junto à fronteira com Espanha e nas margens do Guadiana mora Castro Marim. Esta é uma pequena vila portuguesa, caiada de branco e onde se respira tranquilidade. No entanto, nem sempre foi assim. Foi em tempo, palco de diversas batalhas devido à sua posição estratégica junto a Espanha.

No que toca a pontos de interesse, depois de percorrer as ruelas, vá até ao castelo e guarde um tempo para a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e da Vila Real de Santo António, onde pode observar as aves, as salinas e, claro, os sapais.

Pego do Inferno

Pego do Inferno

Vamos a mais uma prova que o Algarve não é só praia? Sim, é verdade, esta região guarda alguns segredos: um deles é esta encantadora cascata. A cor da água impressiona, bem como toda a envolvência que respira natureza. Para conhecer o Pego do Inferno é rumar até à zona de Tavira.

Serra de Monchique

Serra de Monchique

As praias algarvias têm vindo a retirar a esta bonita serra a atenção que ela merece. A Serra de Monchique é um tesouro e tem paisagens de tirar o fôlego. Ao visitar este monumento da natureza aproveite e conheça o ponto mais alto do Algarve. Falamos de Fóia, um local onde pode observar toda a região, as suas florestas e localidades ao redor. Temos ainda uma sugestão final: leve umas garrafas de água vazias para encher nas várias fontes e nascentes da água saudável de Monchique. É algo bastante comum na região!

Alcoutim

Alcoutim

Alcoutim é uma espécie de refúgio algarvio onde impera a tranquilidade. Deixe-se levar pelas bonitas ruas e casas desta vila e percorra-as com tempo e calma. Não deixe de visitar o castelo medieval, construído na segunda metade do século XII, a Igreja de São Salvador e a Ermida de Nossa Senhora da Conceição.

Parque Natural da Ria Formosa

Parque Natural da Ria Formosa

Se ainda não conhece o Parque Natural da Ria Formosa saiba que este é um local obrigatório. Este local foi eleito como uma das sete Maravilhas Naturais de Portugal. Ao todo, são 18 mil hectares que se estendem ao longo de 60 quilómetros. Com uma dimensão tão grande é fácil adivinhar que são várias as opções a explorar neste local de beleza ímpar. Tem salinas, um sapal onde poderá fazer observação de aves e até mesmo passeios de barco onde pode parar em vários pontos de interesse. A escolha é sempre sua!

Ruínas Romanas de Milreu

Ruínas Romanas de Milreu

Alguma vez associou Algarve a ruínas romanas? Provavelmente não. Acontece que muito perto da aldeia histórica de Estoi encontram-se estas ruínas, mais precisamente na Villa Romana de Milreu. Segundo o que se sabe, esta vila foi ocupada desde o século I até ao século XI. Portanto, não é de admirar o conjunto elevado de achados arqueológicos (mosaicos, cerâmica e esculturas) que esta vila contém. Uma surpresa constante.

Passadiços do Alvor

Passadiços do Alvor

Prepare os ténis que agora é altura de caminhar. Os Passadiços de Alvor são os maiores do Algarve, com cerca de 6 quilómetros de extensão. Este é um passeio perfeito para fazer pela manhã e em família, já que é bastante acessível em termos de dificuldade. Este maravilhoso caminho segue sempre junto ao mar, percorrendo dunas, praias, sapais e permitindo ainda a observação de aves. Quanto à vista ao longo do caminho? É absolutamente espetacular. Definitivamente, um passadiço a não perder.

Talvez alguns destes lugares são segredos a descobrir, para si. Sejam ou não, da próxima vez que for ao Algarve já sabe, tenha umas férias bastante completas, onde não falta praia, vilas encantadas, natureza e um clima perfeito.