Experiências / Viagens Baratas

Os 5 trilhos mais bonitos de Portugal

Share this post

Portugal é um país à beira mar plantado e muito conhecido exatamente pelas suas praias (que são lindíssimas!). Mas há um outro lado seu que por vezes fica esquecido e que é igualmente maravilhoso: os trilhos.

Face à situação atual que todos estamos a atravessar, não há nada melhor do que podermos sair de casa, sentirmo-nos seguros e respirar ar puro. É exatamente por isso que hoje lhe trazemos 5 dos trilhos mais bonitos do nosso país.

Descubra Portugal a pé e deixe-se encantar pelas belas paisagens que vai encontrar.

Trilho dos Pescadores (Costa Vicentina)

Integrado na Rota Vicentina, o Trilho dos Pescadores é um dos mais bonitos do país e do mundo. Tal como o próprio nome indica, trata-se dos caminhos que os locais e os pescadores usam para aceder às praias e zonas de pesca. Com um total de 226,5km, este percurso divide-se em 13 etapas, começando em São Torpes e acabando em Lagos. Comece pela primeira etapa que vai de São Torpes a Porto Covo que só tem 10km. Não se vai arrepender!

Passadiços do Paiva (Arouca)

Ouvir falar dos Passadiços do Paiva já não é novidade e isso só acontece por uma boa razão: são magníficos! Já ganharam, inclusive, vários galardões de projeto turístico mais inovador da Europa e do mundo. Por isso, já sabe, tem mesmo que dar lá um saltinho. Percorra estes passadiços de madeira ao longo de 8,7km sempre ao lado do maravilhoso Rio Paiva.

Trilho das Aldeias de Xisto (Lousã)

Na Serra da Lousã há um grupo de aldeias construídas em xisto e que dão ainda um ar mais mágico e carismático à serra. Este é o sítio ideal para mergulhar na natureza e sentir-se em comunhão com o que de mais bonito e simples existe. Há percursos para todos os gostos e feitios, mas avisamos já que o mais difícil vai ser mesmo escolher porque são todos incríveis. A nossa dica? Escolha um que inclua as aldeias do Talasnal e Casal Novo, duas das mais bonitas deste grupo.

Trilho das Fisgas de Ermelo (Mondim de Basto)

Situado em pleno Parque Natural do Alvão, o trilho das Fisgas do Ermelo é simplesmente deslumbrante. O ex-libris da caminhada? As próprias Fisgas do Ermelo, as cascatas mais altas de Portugal e uma das maiores da Europa. O percurso é circular e tem cerca de 12,5 km. Pelo caminho não se esqueça de refrescar dando um mergulho numa das muitas lagoas e piscinas naturais que vai encontrar.

Trilho do Vinho do Porto (Lamego)

A região do Alto Douro Vinhateiro dispensa apresentações. Património Mundial da Unesco desde 2001, é um dos locais mais especiais do nosso país. Mas agora chegou a altura de o conhecer de outra forma: caminhando ao lado das maravilhosas vinhas. Este é um percurso circular com cerca de 8km.

Muitos trilhos tiveram que ficar de fora desta lista (e nem chegámos a ir às ilhas…), mas de uma coisa temos a certeza absoluta: Portugal é definitivamente um dos países mais bonitos e completos do mundo!

Ver Escapadinhas em portugal

Artigos relacionados