Porto Santo é mais do que praia e bolo do caco

Top Atlântico / Atualizado a

Porto Santo é uma das ilhas do arquipélago da Madeira, por sinal uma das mais emblemáticas. Apelidada de “Ilha Dourada”, é conhecida pela extensa praia de areia fina em tons dourados à qual se junta um mar calmo, de águas limpas e mornas.

Mas há muito para ver além das praias, como os miradouros, jardins, igrejas e capelas, ou até fazer, como mergulho e quem sabe andar de parapente. Acima de tudo, o Porto Santo é um destino de eleição para quem procura uns dias de descanso em qualquer altura do ano, deslumbrando-se por entre paisagens que fazem esquecer o stress do dia a dia, numa terra que faz questão de bem receber os seus visitantes.

Pode ser a pé, de bicicleta ou de carro, em terra, no ar ou em alto mar. O importante é deixar-se ir à descoberta da ilha que chegou a ser habitada pelo explorador Cristóvão Colombo.

porto santo

CONHECER A VILA BALEIRA

Sendo a única cidade do Porto Santo, a Vila Baleira é também a capital e o local onde há mais atividade na ilha. Para visitar, sugerimos a Casa Colombo – Museu do Porto Santo onde, além da coleção contendo retratos de Colombo e das exposições temporárias, existe uma recriação do ambiente onde o conhecido navegador viveu quando passou por aqui, incluindo utensílios e artefactos da época.

porto santo

SUBIR AO MIRADOURO DA PORTELA

A pouco mais de um quilómetro da Vila Baleira, o Miradouro da Portela oferece uma vista panorâmica sobre a cidade, a Praia de Porto Santo e toda a zona litoral a sul da ilha. No caminho terá ainda a oportunidade de conhecer a Capela da Nossa Senhora da Graça, assim como avistar alguns moinhos de vento.

Com nove quilómetros de costa, dificilmente poderíamos passar por Porto Santo sem mencionar a praia a oeste da Vila Baleira que contorna todo o litoral da ilha, do Porto dos Frades à Ponta da Calheta.

RELAXAR NA PRAIA DE PORTO SANTO

Eleita melhor “praia de dunas” no concurso das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, a praia de Porto Santo orgulha-se das águas cristalinas e uma temperatura que convida a banhos ao longo de todo o ano. Aqui, é possível relaxar ao som das ondas e mergulhar num cenário que emana tranquilidade.

praia de porto santo

BANHAR-SE NO PORTO DOS FRADES

No Porto dos Frades, a norte da ilha, vai encontrar mais uma praia deserta de águas cristalinas. É a Praia do Cotrim e enquadra-se num cenário paradisíaco embelezado pelo efeito da erosão das rochas que aqui abundam, embora seja uma praia de areia. É também nesta zona que se encontra a antiga fábrica da cal e as antigas salinas. Se tiver oportunidade, recomendamos que as visite.

IR ATÉ À PONTA DA CALHETA

Num dos extremos da Praia de Porto Santo fica a Ponta da Calheta, o lugar ideal para um passeio romântico a dois ou um momento relaxante em família, se for o caso. Para melhorar este cenário idílico, só mesmo desfrutar de um magnífico pôr-do-sol com vista para o mar.

Ponta da Calheta

Entre as praias e os inúmeros miradouros espalhados pela ilha, existem outros pontos de interesse em Porto Santo. E que tal observar cetáceos em alto mar?

OBSERVAR BALEIAS E GOLFINHOS

Se tiver a oportunidade de fazer um passeio de barco em alto mar, sugerimos que aproveite para observar as baleias e os golfinhos mais destemidos que se cruzam com as embarcações, além das paisagens inspiradoras que poderá ver desta perspetiva. Com sorte, conseguirá ainda observar tartarugas.

golfinhos, Porto Santo

JOGAR GOLFE NO PORTO SANTO

Tendo o mar e as montanhas ao fundo, o campo de golfe existente no Porto Santo tem 18 buracos e foi projetado por Severiano Ballesteros. Para bons entendedores ou meros curiosos, é sem dúvida o cenário perfeito para a prática deste desporto.

campo de golfe, Porto Santo

SABOREAR A GASTRONOMIA LOCAL

Já todos sabemos da fama do bolo do caco, o pão típico da Madeira que atualmente é saboreado um pouco por todo o lado, até no Continente. Já as uvas são o fruto típico da ilha e pode comprá-las nos mercados.

Quando se trata de carne, então o Picado é o mais conhecido, embora também se aprecie o prego servido no bolo do caco e as lapas grelhadas, sem esquecer as deliciosas bebidas servidas nesta região: Poncha, licores caseiros e o vinho verde produzido na ilha do Porto Santo.

bolo do caco