Experiências / Viagens Baratas

Portugal de comboio: 5 viagens para fazer uma vez na vida

Share this post

Viajar de comboio dá-nos acesso a paisagens únicas e permite-nos desfrutar do percurso com outra calma e sabor. Se gosta de apreciar o caminho e não tem pressa de chegar, deixe-se ficar connosco para conhecer 5 dos itinerários ferroviários portugueses mais bonitos e que deve adicionar já à sua bucket list!

Linha do Douro – No coração do Douro Vinhateiro

Esta é, provavelmente, a viagem de comboio mais conhecida de Portugal, e uma das mais recomendadas para os amantes de comboios. Tendo como protagonista o pitoresco comboio MiraDouro – com as icónicas carruagens coloridas -, hoje em dia a circulação acontece durante todo o ano entre Porto São Bento, Régua e Pocinho. As janelas panorâmicas desta bonita composição ferroviária dão acesso direto à magnífica paisagem

Sempre bem acompanhados pelo majestoso rio Douro, um dos troços mais sublimes de toda a viagem faz-se entre Mosteirô e Pocinho.

Linha da Beira Baixa – O Rio Tejo como companhia

A linha ferroviária da Beira Baixa, que circula entre o Entroncamento e Castelo Branco, é outro deleite para quem gosta de viajar nos carris. Esta linha centenária, há 129 anos a ligar cidades e aldeias, é acompanhada pelas belas paisagens que o Rio Tejo nos oferece praticamente durante toda o trajeto. O troço entre o Entroncamento e Vila Velha de Ródão é um dos mais carismáticos, oferecendo-lhe paisagens magníficas de alguns lugares icónicos, como o Castelo de Almourol ou as famosas Portas de Ródão.

Linha da Beira Alta – Uma província por explorar

Com início em Pampilhosa (perto de Coimbra) e término em Vilar Formoso, junto à fronteira com Espanha, este percurso é de cortar a respiração. Com um total de 202 km de extensão, nesta viagem vai ser bombardeado com paisagens deslumbrantes. Embora hoje seja usada apenas de forma utilitária, em tempos a linha da Beira Alta foi a principal ligação ferroviária internacional. É um roteiro turístico menos óbvio, mas que lhe dará a conhecer uma zona incrível de Portugal.

Linha de Cascais – A beleza das coisas mundanas

A linha de Cascais é uma das mais concorridas do país. Por essa razão, por vezes a beleza da sua viagem pode passar despercebida para quem a faz uma e outra vez de forma mecânica. Contudo, esta linha, que parte do Cais do Sodré e que termina no centro da vila de Cascais, é um dos passeios de comboio mais bonitos que podemos fazer em Portugal. Para além de passar pelas praias mais conhecidas da linha, vai passar por alguns dos monumentos portugueses mais icónicos, como o Padrão dos Descobrimentos ou a Torre de Belém. Guarde um lugar à janela e deixe-se embalar por esta viagem!

Linha Algarvia – A rota dos comboios regionais

A linha regional do Algarve cobre praticamente toda a costa algarvia, partindo de Lagos e finalizando a travessia em Vila Real de Santo António. Com este itinerário cénico conseguirá conhecer um Algarve diferente e descobrir cidades mais pequenas que normalmente passam despercebidas. É uma viagem que pede tempo (os comboios param em todas as estações), mas que no final será bastante recompensadora. Pelo caminho vai encontrar paisagens belíssimas, como por exemplo a Ria Formosa.

Viajar de comboio é reservar um lugar na primeira fila para conhecer algumas das paisagens mais bonitas que Portugal tem para nos oferecer. Comece já a planear as suas próximas férias em solo nacional!

ver promoções em portugal

 

Artigos relacionados