Praias fluviais de Portugal – um segredo por descobrir

Top Atlântico / Atualizado a

Portugal é reconhecido internacionalmente como um destino de costa, de belas praias e até de boas ondas. Talvez por isso as Praias fluviais de Portugal tenham vindo a ficar “mais esquecidas” quando se fala das melhores praias do país.

Praias fluviais de Portugal

Tranquilidade e qualidade. A junção perfeita

O interior do país, menos populoso e com menos turismo, é o palco das fantásticas praias fluviais portuguesas. Numa altura em que o distanciamento social é fundamental, eis mais uma excelente razão para conhecer estes destinos.

Ao todo, Portugal conta com mais de 100 praias fluviais, muitas delas com o selo “Qualidade de Ouro” atribuído pela Quercus.

Por onde começar? Veja as nossas praias fluviais preferidas!

Norte

Praia Fluvial de Adaúfe

Praia Fluvial de Adaúfe

Um clássico em matéria de praias fluviais. Esta praia conta com diversas infraestruturas (como um enorme parque de merendas e equipamentos para a prática de atividades aquáticas), mas o que capta verdadeiramente olhar é a sua beleza. Aqui tem relva, areia e uma água límpida, tudo misturado num ambiente tranquilo e muito familiar.

Onde ficar: Ibis Budget Braga Centro ou Golden Tulip Braga Hotel & Spa

Praia Fluvial do Azibo (Macedo de Cavaleiros)

Praia Fluvial do Azibo (Macedo de Cavaleiros)

Prepare-se para um ambiente idílico, em tons castanhos seco e verde. Localizada nas margens do rio Azibo, em pleno Trás-os-Montes, esta praia foi eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal. Além de poder optar por relaxar na areia, pode também fazer um passeio a pé ou de bicicleta ao redor da albufeira do Azibo.

Onde ficar: Grande Hotel Dom Dinis

Centro

Praia do Alamal (Gavião)

Praia do Alamal (Gavião)

A praia do Alamal tem um encanto muito próprio. Enquanto aproveita o sol no areal dourado do Alamal, poderá observar uns montes verdes, onde mora o altaneiro Castelo de Belver. Esta praia é também o ponto de partida para um dos mais fantásticos passadiços que temos no nosso país – o Passadiço do Alamal. Aproveite para conhecer este local com uma bonita caminhada.

Onde ficar: Alamal River Club

Praia Fluvial de Dornes (Ferreira do Zêzere)

Praia Fluvial de Dornes (Ferreira do Zêzere)

Esta praia ficada situada nas margens da vila de Dornes, uma vila com uma carga histórica elevada.

Deslumbre-se com paisagens fenomenais sobre o rio Zêzere. Além do exercício de observação, pratique outros “mais ativos”, como geocaching, passeio de barco ou canoagem.

Onde ficar: Casa do Adro Hotel

Sul

Praia Fluvial do Pego das Pias (Odemira)

Praia Fluvial do Pego das Pias (Odemira)

Esta sugestão vai direitinha para os amantes da natureza. A Praia Fluvial do Pego das Pias é um local isolado, entre rochas e com muito pouca presença humana. O verde da natureza estende-se pela água, dando assim um aspeto ainda mais mágico ao local. Para ir e descontrair.

Onde ficar: Zmar Eco Experience

Praia Fluvial de Mourão

Praia Fluvial de Mourão

Esta praia está altamente preparada para o receber. Tem 320 metros de areal, 45 chapéus de sol e uma piscina flutuante. Tem também um cenário que inspira uma vida bem vivida junto da companhia certa.

Onde ficar: São Lourenço do Barrocal

Portugal tem mil e uma facetas e é um país maravilhoso exatamente por isso. Este verão aproveite para conhecer algumas das facetas mais escondidas, nomeadamente as praias fluviais que são autênticos tesouros nacionais.