Top 5 escapadinhas de 2 noites na Europa

Top Atlântico / Atualizado a

Fazer uma escapadinha algures na Europa soa sempre bem e depende, essencialmente, de três fatores: oportunidade, tempo e custo da viagem. Fique a conhecer o nosso TOP 5 escapadinhas na Europa.

A oportunidade é uma questão de gerir os seus dias de férias para juntar um deles a um fim de semana, e aqui tem duas noites à disposição. Já aqui recomendámos cinco destinos a menos de 5 horas de Lisboa, mas desta vez a ideia é sugerir cinco cidades que fiquem ainda mais perto, poupando tempo de viagem para então ganhar tempo útil assim que aterrar. Afinal, o importante será desfrutar de todos os momentos nestes três dias, de preferência longe do aeroporto. Por último, os custos são obviamente a ter em conta, sejam relativos à deslocação, ao alojamento, refeições ou outros consumos durante a viagem. Feitas as contas, chegámos a um Top 5 para se inspirar na sua próxima escapadela.

Barcelona, Espanha

Arquidiocese de Barcelona
Arquidiocese de Barcelona

Ideal para um city break, Barcelona é também um dos nossos destinos de eleição onde levar a sua família no verão, de avião ou até num cruzeiro pelo Mediterrâneo. Seja como for, esta cidade espanhola é sem dúvida um pólo de atrações, especialmente a nível cultural com os seus museus, parques, mercados, ruas e ruelas, além do gigantesco património do famoso Antoni Gaudí. Seja qual for o objetivo desta viagem, descansar ou explorar, pode sempre aproveitar a oportunidade para saborear uma bebida num incrível sky bar com vista para a cidade, ou até mesmo relaxar num magnífico spa.

Dubrovnik, Croácia

Dubrovnik
Dubrovnik

Localizada na zona costeira da Croácia, Dubrovnik tem inúmeras atrações para conhecer em apenas três dias e duas noites. Desde caminhar em cima da muralha que “protege” a zona mais antiga denominada cidade velha, que também pode ser vista de teleférico, percorrer as ruelas à descoberta dos seus fortes, torres e inúmeros marcos históricos, fazer um passeio de barco saindo do Porto de Dubrovnik, assistir ao pôr-do-sol nesta pitoresca cidade e, claro, desfrutar das águas azul-turquesa de algumas das melhores praias da Croácia.

Estrasburgo, França

Estrasburgo
Estrasburgo

Considerada uma das cidades mais bonitas de França, Estrasburgo é um excelente destino para uma escapadinha. Na fronteira entre Alemanha e França, acaba por sentir influência de ambos os países, em especial na gastronomia e nos vinhos regionais que vale a pena experimentar. Por ser pequena, facilmente poderá visitá-la a pé para conhecer de perto os bairros e os exemplares da sua arquitetura medieval, o rio e as pontes, ou então fazer um romântico passeio de barco neste cenário.

Tallinn, Estónia

Tallinn
Tallinn

Sendo Tallinn a capital da Estónia, um país entre a Letónia, a Rússia e o Golfo da Finlândia, é de esperar uma cidade cosmopolita, mas ainda assim tradicional. Conhecida por ser a terra dos Vikings, o seu estatuto de cidade medieval mais bem preservada da Europa tem atraído turistas que procuram explorar o centro histórico, repleto de monumentos, uma programação cultural muito animada e ainda o acesso às praias banhadas pelo Mar Báltico, ou ainda aos países vizinhos como a Finlândia, apenas a 2 horas de ferry. É de aproveitar!

Vilnius, Lituânia

Vilnius
Vilnius

Terminamos este nosso Top 5 com a capital da República da Lituânia, Vilnius. Uma cidade pequena e bastante tranquila, ideal para descontrair nesta escapadinha enquanto vai conhecendo os seus pontos turísticos com toda a calma do mundo. Protegida pela UNESCO, a cidade orgulha-se de ter o maior centro histórico em estilo barroco da Europa, com monumentos em cada esquina e ruas dos séculos XV e XVI. A vizinha Traikai, apenas a 30 quilómetros e acessível por autocarro ou comboio, é uma aldeia repleta de lagos e rodeada de floresta. Uma espécie de lugar encantado que merece a sua visita.

Muitas são as cidades que convidam a escapadinhas de duas noites, em que o tempo ou custo da viagem são tão importantes quanto a oportunidade de voar para conhecer novas culturas, mas também enriquecer a nossa própria cultura geral. Escolha a sua preferida.