Porquê ir à Madeira em novembro e dezembro?

Joana Santana / Atualizado a

Visitar a Ilha da Madeira é sempre uma boa opção, em qualquer altura do ano! Seja para descansar, aventurar-se por trilhos, passear ou simplesmente descobrir o sítio mais instagramável para fazer furor nas redes sociais, a Madeira tem as condições ideais para que passe uns dias inesquecíveis.

Uma ilha recheada de curiosidades, a Madeira é, sem dúvida, um daqueles locais que se deve visitar e regressar vezes sem conta. Nunca cansa!

Do carnaval, à páscoa ou à passagem de ano, nas férias de verão ou numa escapadinha de fim-de-semana, há sempre uma boa razão. Para que consiga usufruir e experienciar esta ilha ao máximo, explicamos-lhe o porque é que deve aproveitar para ir à Madeira em novembro e dezembro!

Menos turistas

porquê ir à madeira em novembro e dezembro?

Visitar a Madeira é sempre bom, mas todos podemos admitir que, seja qual for o destino, quanto menos gente tiver, melhor. Certo? Em novembro e dezembro encontra muito menos turistas, o que lhe permitirá conhecer todas as zonas e atrações da ilha de forma bem mais tranquila. A passagem de ano e o natal são, obviamente, uma exceção ou não fosse a Madeira palco de um dos réveillons mais inesquecíveis do mundo.

Meteorologia

porquê ir à madeira em novembro e dezembro?

Em novembro e dezembro, as temperaturas na Madeira são bem mais amenas do que em Portugal Continental. Se então compararmos aos city breaks europeus, garantidamente que até vai pensar que está no verão. Naturalmente que também existe chuva na Madeira – apesar de muito menos – e não encontrará o calor dos meses de julho ou agosto, mas o cachecol e as luvas não precisarão de fazer parte da sua bagagem.

Natureza

cascata das 25 fontes, madeira

A natureza madeirense é um dos pontos fortes desta ilha, completada com uma pitada de adrenalina para os mais aventureiros. As levadas, as atividades no mar, os miradouros e as incríveis paisagens, deixam qualquer um sem palavras. Ao visitar a Madeira em novembro e dezembro consegue observar um fenómeno que se torna encantador: passeie por entre as florestas e encontre, na mistura de verdes, as cores de outono que deixam a ilha com uma paleta de cores fabulosa. Se acordar cedo para ver o nascer do sol, verá também o céu invadido por tons cor-de-rosa.

Mar

porquê ir à madeira em novembro e dezembro?
©Copyrights – Associação de Promoção da Madeira

Ou não fosse a Madeira uma ilha, o mar é um dos pontos altos desta visita! São tantas as atividades que pode fazer, que o difícil pode ser escolher. Se não perde uma boa onda, novembro e dezembro é das melhores alturas para o surf! Com melhores ondas e menos confusão, surfistas e bodyboarders fazem maravilhas no mar. Como cereja no topo do bolo, pode ainda observar golfinhos e baleias, sem esquecer as incríveis piscinas naturais de água salgada.

Gastronomia

lapas, comida típica da madeira
©Copyrights – Associação de Promoção da Madeira

Se há algo que é sinónimo da Madeira é, sem dúvida, ótima gastronomia. Ir à Madeira é saber que se vai comer (muito) bem! Do bolo do caco às espetadas de carne em pau de louro, as lapas, o peixe fresquíssimo, o bolo de mel, a fruta… Já lhes estamos a dar fome ou quer que continue a enumerar as maravilhas gastronómicas madeirenses? E para acompanhar tudo isto, não se esqueça de provar o Vinho Madeira e a bela da poncha!

Natal

porquê ir à madeira em novembro e dezembro?
©Copyrights – Associação de Promoção da Madeira

Já aqui falámos da popular Passagem de Ano madeirense, mas o Natal também não fica atrás. A partir do dia 01 de dezembro, a ilha é invadida pelo espírito de Natal que é intensamente vivido por turistas e locais. Acendem-se as luzes pelas ruas, fazem-se mercados de Natal, há animação para todos os gostos! Naturalmente, não falham as tradicionais missas do parto, onde todos convivem e comem na rua. O ambiente sentido é mágico e acolhedor e circula no ar uma alegria e energia contagiante.

Passagem de Ano

passagem de ano, madeira
©Copyrights – Associação de Promoção da Madeira

O verdadeiro ex-líbris da Madeira é a Passagem de Ano ou não fosse esta a mais famosa Passagem de Ano de Portugal e uma das mais populares do mundo. Turistas nacionais e estrangeiros chegam em enchente, de avião ou cruzeiro, para assistirem a um dos mais longos e fantásticos espetáculos de fogo de artificio do mundo.

Uma Passagem de Ano verdadeiramente memorável é apenas umas das várias razões para visitar a Madeira em dezembro. Contudo, no mês de novembro também são várias as possibilidades de atividades a realizar nesta ilha que conquista o coração de todos os que por lá passam. Se precisa de espairecer e fugir à rotina, aproveite as nossas sugestões e dê um pulinho à Madeira nos meses de novembro e dezembro. Vai gostar e não se vai arrepender!