Como se celebra o amor pelo mundo?

Joana Santana / Atualizado a

Fevereiro é conhecido por ser o mês mais romântico do ano devido ao Dia dos Namorados. Também conhecido como Dia de São Valentim, esta data é celebrada, na maior parte do mundo a 14 de fevereiro.

No entanto, somos da opinião de que o amor deve ser celebrado todos os dias, seja por qual motivo for. Assim, fizemos uma viagem pelo mundo para perceber como se celebra em diferentes alturas do ano e em diferentes partes do globo.

Embarque com todo o romance e descubra connosco como se celebra o amor pelo mundo!

Holi Festival | Índia

holi festival, india

Com o propósito de celebrar o amor, novos começos e uma vida cheia de felicidade, na Índia celebra-se, em março, o Holi Festival. Também conhecido como festival das cores, nesta celebração hindu, todos saem à rua! Durante a noite acendem-se fogueiras para afastar a maldade e, na manhã seguinte, quando as fogueiras já estão apagadas, as pessoas atiram pós coloridos, umas às outras, para desejar muita sorte, amor e felicidade.

Tango Festival | Buenos Aires, Argentina

como se celebra o amor pelo mundo?

Dançar com alguém exige sempre algum tipo de intimidade e, muitas das vezes, de amor. Como não há dança mais romântica e sedutora que o tango, o Tango Festival, em Buenos Aires, faz as delicias dos apaixonados por este estilo de dança! Anualmente, os melhores dançarinos de tango sobem a palco para competirem entre si, neste que se torna um campeonato mundial. Com milhares de visitantes vindos dos quatro cantos do mundo, além de assistir à competição, é possível também fazer workshops e participar em festas. Sempre num ambiente animado, romântico e (muito) caliente.

Verona in Love | Verona, Itália

Verona in Love
Photo by Verona in Love

Como se Verona já não respirasse romance, todos os anos, em fevereiro, durante 5 dias, o amor preenche as ruas desta cidade italiana. Cenário do clássico de Shakespeare, Romeu & Julieta, em Verona as ruas estão cobertas de decorações que apelam ao imaginário do amor. O Verona in Love tem uma programação especial que conta com várias iniciativas como música, teatro, workshops, visitas especiais a museus e até um mercado em forma de coração onde pode comprar os presentes mais românticos do mundo.

Cabourg Film Festival | Cabourg, França

 Cabourg Film Festival
Photo by Cabourg Filme Festival

Durante todo o mês de junho, Cabourg dá palco ao Cabourg Film Festival, um festival de cinema inteiramente dedicado ao filmes do género romântico. Este festival dedicado ao amor na sétima arte, decorre há mais de 30 anos e distingue os melhores atores, cineastas e filmes românticos com o aclamado prémio Swann D’Or, cisne de ouro, em português. A maior parte dos filmes são exibidos num teatro ao ar livre, na praia. Há cenário ainda mais romântico que este?

The Kissing Festival | Bali, Indonésia

como se celebra o amor pelo mundo?
Photo by BaliArt&Culture

Como o próprio nome indica, o The Kissing Festival, em Bali, envolve beijos. Muitos beijos! Maioritariamente jovens, e todos solteiros, saem à rua para beijarem estranhos. Esta forma de ritual serve também para marcar a amizade entre estranhos e propagar um sentimento de harmonia e solidariedade entre a comunidade. Escolhidos os pares, os casais devem parar de se beijar assim que os mais velhos lhes virarem baldes de água fria. Apesar de alguma controvérsia, esta é uma celebração com centenas de anos e os participantes não podem ter menos de 17 anos.

SF Pride | São Francisco, EUA

como se celebra o amor pelo mundo?

Mais um exemplo da celebração do amor pelo mundo, é a SF Pride, uma marcha de orgulho e pela luta dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em junho, durante um fim-de-semana, todos saem à rua para celebrar o amor, sem preconceitos e para mostrar ao mundo que não existem limites no amor. Com muita animação e cor, as ruas de São Francisco vivem um verdadeiro ambiente de festa.

Por todo o mundo são várias as ações que incentivam e celebram o amor. São também vários os destinos de férias considerados dos locais mais românticos que o nosso planeta tem para nos oferecer.

Seja por ser Dia dos Namorados, aniversário de casamento, lua de mel ou sem nenhum motivo aparente, não deixe de celebrar o amor com a sua cara metade e embarque numa viagem seja de romance e muita paixão.