TopViagens – Viajar é o melhor destino

Top 5 cascatas naturais mais famosas de Portugal

Portugal é conhecido pelo sol e pelas extensões de areia onde nos refrescamos nos dias de verão, mas as cascatas naturais revelam-se das melhores opções para quem aprecia paisagens verdejantes onde a água continua a ser o elemento comum.

Se adora banhar-se em águas naturalmente transparentes, explorar lugares rodeados de vegetação com direito a piquenique, árvores e pássaros a cantarolar, as cascatas são o cenário idílico para si e este é o nosso Top 5.

1. Cascata do Arado, Gerês

Cascata do Arado, Gerês

Localizada na aldeia da Ermida e inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Cascata do Arado é uma das mais conhecidas no Gerês. Embora tenha um acesso algo desafiante, assim que lá chegar vai perceber que valeu a pena descobrir este curso de água de montanha a 900 metros de altitude. Sem dúvida, um recanto muito especial que tem de conhecer.

2. Cascata da Cabreia, Aveiro

Cascata da Cabreia, Aveiro

Um pouco mais abaixo do Gerês, encontramos a Cascata da Cabreia com mais de 25 metros de altura em plena Serra da Cabreia. Com águas provenientes do Rio Mau, esta belíssima cascata encontra-se rodeada de vegetação densa, uma bacia fluvial e até mesmo uma zona com mesas e bancos para fazer o seu piquenique.

3. Cascata Fraga da Pena, Coimbra

Cascata Fraga da Pena, Coimbra

Inserida na Serra do Açor, próximo da aldeia de Benfeita, a Cascata Fraga da Pena deslumbra-nos com os seus 20 metros de altura e as fantásticas paisagens em redor. Basta mencionar que se encontra num vale estreito onde se formam duas lagoas de autêntica beleza, onde predomina a tranquilidade.

4. Cascata do Pulo do Lobo, Beja

Cascata do Pulo do Lobo, Beja

A Cascata do Pulo do Lobo situa-se em Mértola, no Parque Natural do Vale do Guadiana e região do Alto Alentejo. Considerada a maior cascata natural no sul do país, diz a lenda que as suas margens eram tão apertadas que até um lobo as atravessaria com um salto. Um local surpreendente para visitar, explorar e viver momentos únicos.

5. Cascata do Salto do Cabrito, Açores

Cascata do Salto do Cabrito, Açores

No arquipélago dos Açores, mais precisamente na Ilha de S. Miguel, a Cascata do Salto do Cabrito encontra-se nas proximidades da Ribeira Grande e impacta qualquer visitante com os seus 40 metros de altura. Na verdade, é um conjunto de 20 quedas de águas cristalinas que convidam a um banho inesquecível. Pronto para se aventurar?

Exit mobile version