Cabo Verde não é só Sal e Boa Vista: conheça todas as ilhas!

Joana Santana / Atualizado a

Cabo Verde, mais do que apenas um país maravilhoso, é um arquipélago com 10 ilhas, das quais uma não é habitada e 5 ilhéus, absolutamente fabulosas dignas de um cenário de filme. Esta pérola no coração do Oceano Atlântico é um verdadeiro paraíso!

Com praias de sonho, gastronomia deliciosa, temperatura do ar e da água ótima durante todo o ano, a cereja no topo do bolo é o incrível povo cabo-verdiano que o receberá sempre com um sorriso na cara e uma alegria contagiante. No entanto, se quando pensa em Cabo Verde apenas pensa na ilha do Sal ou na ilha de Boa Vista, vamos apresentar-lhe as ilhas de Cabo Verde que vão conquistar o seu coração!

Santo Antão

ilhas de cabo verde, santo antão

Santo Antão é a segunda maior ilha de Cabo Verde e tem como cidade principal Porto Novo. Tem uma beleza natural fascinante que combina paisagens rochosas, um mar bem azul e vales pintados de verde. Se é fã de explorar um destino a caminhar, pois Santo Antão é o sítio certo! São vários os trilhos e rotas que pode (e deve) fazer, sendo os mais populares a Ribeira Grande, o Vale do Paúl, o Topo da Coroa, o trilho da Ponta do Sol à Cruzinha da Graça e o percurso da estrada velha entre Porto Novo e a Ribeira Grande. No final de cada um, celebre com um copo da aguardente de cana-de-açúcar de produção local!

São Vicente

são vicente, cape verde

Terra da icónica Cesária Évora e da morna – o estilo de música originário de Cabo VerdeSão Vicente é uma ilha vibrante, com muitas atividades culturais e com uma herança musical que prevalece em cada canto da ilha e que passa de geração em geração. Mas se falar em praia também é música para os seus ouvidos, São Vicente tem também várias praias irresistíveis e que convidam à prática de surf, bodyboad ou a umas belas horas de descanso ao sol. A capital é Mindelo, uma cidade que, apesar de histórica, é considerada a mais cosmopolita do arquipélago.

Santa Luzia

ilhas de cabo verde, santa luzia

Santa Luzia é a única ilha onde não habitam… humanos! Sim, a ilha está desabitada, mas por lá não faltam seres vivos. Imensos animais marinhos, várias espécies de aves e muitos tipos de vegetação. Outrora habitada, Santa Luzia tornou-se uma reserva natural protegida e quase intocada. Para que se mantenha assim, para visitar esta ilha é preciso uma autorização especial que apenas é dada a pescadores e a biólogos.

São Nicolau

são nicolau, cape verde

Terra mítica, recheada de crenças, lendas e alguns mistérios, São Nicolau é também terra de muita música, muita praia e muitas paisagens deslumbrantes. A capital é a Ribeira Brava que é preenchida por ruas em forma de paralelepípedos e casas coloridas. A cor da arquitetura cria o contraste perfeito com a grande montanha negra que circunda a ilha. Nas várias praias, além de bons momentos de lazer, encontra também uma solução medicinal, uma vez que a areia é muito rica em titânio e iodo. O parque natural de Porto da Preguiça e a lagoa de Juncalinho são de visita obrigatória!

Sal

ilhas de cabo verde, sal

A ilha do Sal dispensa grandes apresentações! Famosíssima pelas suas praias de areia branca e água azul quente, boas condições para windsurf e kitesurf, todos os anos Sal recebe a visita de milhares de turistas vindos de todo o mundo. Com um charme único e descontraído, esta ilha conquista qualquer um! Sinónimo de uns bons dias de descanso no paraíso e de diversão – sempre com muita música à mistura – Sal tem também outras atrações naturais imperdíveis como as Salinas de Pedra Lume, a piscina de lava da Buracona, o cais de Santa Maria, o Jardim Botânico Viveiro e a Gruta do Amor.

Boa Vista

Boa Vista, Cabo Verde

Boa Vista é a outra ilha de Cabo Verde que não precisa de grandes apresentações ou não fosse uma das ilhas mais famosas do arquipélago. Tem várias praias de sonho de areia branca e mar azul e é casa da praia de Santa Mónica que já foi considerada uma das melhores praias do mundo. Mas nem só na praia é possível ver areia, em Boa Vista encontra também o Deserto de Viana. Uma das principais atrações da ilha, no Deserto de Viana pode fazer passeios de buggy pelas dunas ou simplesmente desfrutar da paisagem a pé.

Maio

ilhas de cabo verde, Maio

Mais tranquila, mais tradicional e menos invadida por turistas, na ilha de Maio consegue experimentar a verdadeira cultura e autenticidade de Cabo Verde. As praias são igualmente paradisíacas (ou ainda mais!), mas com a vantagem de serem mais calmas, mais desertas, mais intocadas e com menos turistas e banhistas. Aqui a promessa de dias bem relaxados e calmos é garantida! As Dunas de Morrinho, Monte Penoso ou as Salinas de Porto Inglês completam a lista do que não pode perder neste segredo tão bem guardado que é a ilha de Maio.

Santiago

santiago, cabo verde

Santiago é a maior ilha de Cabo Verde e, além de uma beleza infindável, carrega com ela uma importante vertente histórica. Praia é a principal cidade de Santiago e a capital de Cabo Verde. É aqui que pode encontrar o antigo campo de concentração do Tarrafal. Na cidade de Cidade Velha encontra também um centro histórico riquíssimo, o mais antigo do arquipélago, considerado Património Mundial da UNESCO. Praias pitorescas e irresistíveis também não faltam em Santiago e pode ainda visitar o Parque Natural da Serra da Malagueta.

Fogo

ilhas de cabo verde, fogo

Com a presença imponente do Vulcão do Fogo, esta é uma ilha verdadeiramente única em Cabo Verde! Naturalmente que o Vulcão do Fogo é o principal destaque da ilha e é também o ponto mais alto de Cabo Verde. Apesar de este vulcão ainda estar ativo, não acarreta qualquer perigo para turistas e morados. Inclusive, é possível visitar a enorme cratera junto ao vulcão que proporciona uma vista panorâmica por todo o arquipélago. Nas encostas do vulcão, são inúmeras as videiras que crescem entre as cinzas e que dão origem a um vinho com um sabor único! Praias também não falta em Fogo, com um toque ainda mais mágico devido ao areal escuro.

Brava

ilha brava, cape verde

A ilha Brava é um refúgio tranquilo e intocado em Cabo Verde, com paisagens montanhosas, vilas encantadoras e praias isoladas. Tranquilidade, autenticidade e contato com a natureza! É isso que consegue encontrar aqui. Também conhecida como ilha das Flores, devido às flores que brotam pelos cantos e recantos, esta é uma ilha de cenário idílico. Menos turística, mas igualmente imperdível, explore as praias, as piscinas naturais de Fajã da Água e percorra o trilho Eugénio Tavares.

Já escolheu qual a ilha de Cabo Verde que mais quer visitar? Como acabou de perceber, Cabo Verde não se resume só Sal ou Boa Vista. São 10 ilhas diferentes, capazes de proporcionar 10 experiências diferentes, mas todas elas inesquecíveis. Além disso, se procura um sítio onde relaxar, não é à toa que quando estamos em Cabo Verde, temos a sensação de que o tempo para. E ainda bem! Porque desfrutar ao máximo cada segundo deste arquipélago é obrigatório.