As melhores cidades na Europa para conhecer de bicicleta

Joana Santana / Publicado a

Explorar ao máximo uma cidade nem sempre é sinónimo de fazê-lo de carro! Aliás, muito pelo contrário! Existem vários locais pelo mundo onde nem são permitidos carros e são cada vez mais as cidades que têm sistemas e infraestruturas mais do que preparados para que locais e turistas vivam a cidade a bordo de uma bicicleta. Além disso, é uma solução muito mais amiga do ambiente, mais rápida e confortável do que fazê-lo a pé. Se é um fã de passeios de bicicleta, apresentamos-lhe as melhores cidades na Europa para conhecer de bicicleta!

Copenhaga, Dinamarca

copenhaga, dinamarca

Explorar Copenhaga de bicicleta é uma das melhores formas de conhecer a capital dinamarquesa. Copenhaga tem infraestruturas de ciclismo muito bem desenvolvidas. Toda a cidade está preparada para que a bicicleta se torne num meio de transporte fácil de utilizar. Aliás, é possível encontrar mais ciclistas nas estradas, do que automobilistas! Com vários lojas espalhadas pela cidade onde pode alugar uma bicicleta, Copenhaga tem também as “Bycyklen”, uma rede pública de partilha de bicicletas que pode usar utilizando uma aplicação no seu smartphone para as desbloquear.

Budapeste, Hungria

as melhores cidades na europa para conhecer de bicicleta

Com uma beleza arquitetónica incrível, explorar Budapeste de bicicleta é uma escolha acertada! Budapeste tem um sistema de ciclovias bem cuidado o que faz com que a bicicleta seja o transporte escolhido por muitos. Turistas e locais! Além das tradicionais lojas de aluguer, pode optar pelas “Bubi”, a rede de partilha de bicicletas que está espalhada por toda a cidade.

Amesterdão, Países Baixos

amesterdão, países baixos

Se em Roma, sê romano, em Amesterdão… há que explorar a cidade a pedalar! Nos Países Baixos encontra uma cultura tão ligada à bicicleta, que existem ciclovias que interligam todas as cidades, sendo possível conhecer todo o país sempre a bordo de uma bicicleta, seguindo pela ciclovia. Amesterdão é uma das cidades mais bike friendly do mundo. No entanto, a existência de poucos carros não é sinónimo de falta de trânsito. Durante as horas de ponta o tráfego de bicicletas é intenso e pode tornar-se caótico. Para evitar imprevistos, basta seguir todas as regras de trânsito e ter cuidado!

Ghent, Bélgica

as melhores cidades na europa para conhecer de bicicleta

Ghent é uma adorável e histórica cidade na Bélgica! Através da criação de um sistema de ciclovias bem preparado e sinalizado, a bicicleta passou a ser um dos meios de transporte mais utilizados. Isto, devolveu ao centro da cidade tranquilidade, uma vez que existem menos carros a circular. Além disso, em Ghent, os ciclistas têm sempre prioridade no trânsito. Existem várias lojas espalhadas por toda a cidade onde pode alugar uma bicicleta e assim explorar cada pormenor de Ghent em cima de duas rodas.

Bordéus, França

bordéus, frança

Bordéus, em França, é uma cidade fantástica na Europa perfeita para uma escapadinha! Para não deixar nada por ver, o melhor é juntar-se ao locais e visitar tudo de bicicleta! Bordéus é uma das cidades mais adeptas da bicicleta, em França, e tem infraestruturas que permitem que o dia-a-dia dos locais e dos turistas possa ser passado em cima de uma bicicleta. Com ciclovias bem sinalizadas, é possível deslocar-se por toda a cidade com facilidade e em segurança, seguindo, naturalmente, todas as regras de trânsito.

Malmö, Suécia

as melhores cidades na europa para conhecer de bicicleta

Com mais de 500 km de ciclovias, Malmö, na Suécia, tem tudo para ser visitada de bicicleta. Com um terreno predominantemente plano, a facilidade de ir a todo o lado a pedalar, faz com que nem se lembre que existem carros. Ao longo dos últimos anos, o governo Sueco tem tomado medidas para o aumento da cultura das bicicletas com campanhas contra o excesso do uso do carro e também promovendo a utilização de capacete. Foram, inclusive, dados nomes às ciclovias – como se fossem ruas – para que seja mais fácil de circular com a ajuda do GPS.

Dublin, Irlanda

dublin, irlanda

Em Dublin, há tanto para descobrir que de bicicleta torna-se ainda melhor! Passeie ao ritmo da cidade e explore todas as atrações turísticas que por lá existem. Perca-se por ruas e ruelas e deixe-se ir! É só alugar uma das milhares de bicicletas disponíveis e partir à aventura. Se procura uma experiência autêntica e única em Dublin, de bicicleta, vai mesmo consegui-la!

Praga, Chéquia

as melhores cidades na europa para conhecer de bicicleta

Praga, a capital da República Checa é repleta de história, cultura e (muita) beleza. Por ser também uma prática dos locais, explorar a cidade de bicicleta torna a visita ainda mais genuína. Praga tem várias ciclovias e todas bem sinalizadas, com rotas feitas para seguir de bicicleta que lhe vão permitir uma descoberta pela cidade como Praga tanto merece. Além das habituais lojas, ou de alguns hotéis já terem esse serviço, pode alugar uma bicicleta com o serviço público espalhado pela cidade de nome Rekola.

Oxford, Inglaterra

oxford, inglaterra

Oxford, a famosa cidade universitária no sul da Inglaterra é uma cidade histórica e um ótimo destino para conhecer através de passeios de bicicleta. Com muitas estradas interditas a carros, desfrute da charmosa e pitoresca cidade com a sua melhor amiga de duas rodas. Oxford é uma cidade relativamente plana, com poucas ruas íngremes e bastante compacta, o que permite que consiga facilmente conhecer toda a cidade, de bicicleta, num só dia.

Explorar uma cidade de bicicleta dar-lhe-á uma flexibilidade e liberdade que de outra forma não teria. Consegue ir a todo lado, visto que muitos países têm zonas exclusivamente pedonais, torna-se mais económico e até acaba por fazer exercício e a gastar todas as calorias que ingeriu a experimentar toda a gastronomia local. Se nunca o fez, na sua próxima viagem considere alugar uma bicicleta. Vai ver o quão divertida e única esta experiência consegue ser!