Como se celebra o Natal na Madeira

Joana Santana / Atualizado a

Se é um grande fã da época natalícia, então largue tudo o que está a fazer e marque já uma viagem para a Madeira no mês de dezembro. Os madeirenses levam a tradição muito a sério e celebram o natal (muito) bem e como poucos.

A “Festa”, a maneira como é chamada, na Madeira, a quadra natalícia dura um mês e meio e é repleta de animação e atividades. Os festejos começam a 1 de dezembro e só terminam a 15 de janeiro.

Vividas efusivamente, as celebrações de Natal na Madeira conjugam momentos religiosos com culturais, muita música, as belas paisagens madeirenses, a união entre familiares e amigos e, claro, uma gastronomia de babar. Descubra tudo sobre como se celebra o Natal na Madeira e prepare-se já para ir a correr fazer as malas!

Decoração das ruas

como se celebra o natal na madeira
©Copyrights – Associação de Promoção da Madeira

Na Madeira, as decorações das casas são levadas muito a sério e as da ruas também! Todos os anos, as ruas ganham vida com as iluminações de natal e as várias decorações. Existem várias árvores de natal espalhadas, todas decoradas de maneiras diferentes. A maior, encontra-se na Praça do Povo e tem cerca de 30 metros de altura! O Pai Natal também não poderia faltar e, ao passar pela Avenida Arriaga, encontrará um com mais de 3 metros de altura.

Presépios

presépio madeirense

Naturalmente, o presépio também não poderia faltar! São vários os espalhados pela ilha, todos muito diferentes, a fim de transmitir a criatividade, tradição e devoção da população madeirense. Mas se pensa que estamos a falar de presépios normais, está enganado. Na Madeira, os presépios são conhecidos como “Lapinha” ou “Escadinha”, dependendo da forma como são feitos.

O primeiro, a “Lapinha”, representa uma Madeira em ponto pequeno em que se simula uma caverna de pedra e madeira e se representa a origem vulcânica da ilha. As figuras tradicionais do presépio como o menino Jesus, José, Maria, os pastores, entre outros, também fazem parte, mas vestidos com trajes madeirenses. Em segundo lugar, a “Escadinha”, cria, como o próprio nome indica, uma escada de três degraus em cima de uma mesa decorada com uma toalha com bordados da Madeira, vasos de flores, imagens de pastores, frutas e o menino Jesus no topo.

Exposição Mesas de Natal

como se celebra o natal na madeira

Para que no almoço de Natal faça um brilharete em frente a toda a família, todos os anos decorre a exposição “Mesas de Natal”. Organizada pela Bordal, a fábrica de bordados da Madeira, lá pode encontrar várias mesas pormenorizadamente decoradas e cada uma mais bonita que a outra. Um ótimo lugar de inspiração onde, ao visitar, além de se maravilhar, poderá tirar ideias para a decoração da sua mesa de casa.

Aldeia de Natal das Crianças

como se celebra o natal na madeira
©Copyrights – Associação de Promoção da Madeira

Apesar de apelidada de Aldeia de Natal das Crianças, o Jardim Municipal do Funchal veste-se de Natal para animar miúdos… e graúdos! Com o comboio de Natal, casinhas de duendes, o trenó do Pai Natal e muitos outros elementos natalícios, é ali criado o ambiente perfeito para sentir o Natal na pele e ter um bom momento de convívio entre todos.

Mercados de Natal

como se celebra o natal na madeira
©Copyrights – Associação de Promoção da Madeira

Quem não adora mercados de natal? Ao longo de todo mês pode encontrar um mercado de natal na Avenida Arriaga onde, além de fazer compras, consegue sentir o espírito natalício madeirense. No entanto, o santo graal dos mercados de natal acontece na noite do dia 23 de dezembro, no famoso Mercado dos Lavradores. As ruas fecham ao trânsito e dão lugar a barracas, muita música e animação. São milhares os visitantes que por lá passam para comprar os últimos preparativos de Natal e, principalmente, conviver noite fora.

Missas do Parto e Missa do Galo

como se celebra o natal na madeira

Muito popular na Madeira são as Missas do Parto e a Missa do Galo! As Missas do Parto são 9 e decorrem de 16 a 24 de dezembro, todos os dias, entre as cinco e as sete da manhã. Cada uma das missas tem o propósito de representar cada um dos meses de gestação de Maria. No fim, prolonga-se no adro das igrejas com cantares tradicionais e comes e bebes entre os fiéis e visitantes. Já a Missa do Galo, é realizada dia 25 de dezembro, à meia-noite, para honrar o nascimento de Jesus e, posteriormente, continua também no adro da igreja com convívio, comida e bebida até ao nascer do sol.

Ótima gastronomia

bolo de mel madeirense

Na Madeira, o bacalhau também é tradição à mesa. Além disso, juntam-se a canja de galinha, as sandes de carne de porco em vinha d’alhos, o cozido à portuguesa e o peru. Como um docinho – ou vários – não pode faltar, não falha à mesa as tradicionais rabanadas, o bolo de mel, as broas de mel e manteiga, o bolo preto, o bolo podre da Madeira, entre muitos outros petiscos e doces de comer e chorar por mais.

Uma das melhores Passagens de Ano do mundo

passagem de ano na madeira
©Copyrights – Associação de Promoção da Madeira

A cereja no topo do bolo das celebrações do Natal na Ilha da Madeira chega com a Passagem de Ano. Não apenas pelo mais incrível espetáculo fogo de artifício, mas por toda a experiência que se vive a entrar no novo ano. Com milhares de visitantes, todos os anos, a passagem de ano é peça chave das celebrações do Natal madeirense.

Varrer dos armários

varrer dos armários
Photo by cultura.madeira.gov.pt

Porque a festa também chega ao fim, de 14 para 15 de janeiro dá-se o “varrer dos armários” que marca o fim das celebrações natalícias, coincidindo com o dia de Santo Amaro. Retiram-se as iluminações, são desmontados os presépios, as árvores e guardadas as decorações de Natal. Há um último convívio entre amigos e família e, simultaneamente, alguns grupos de vassoura e pá em punho percorrem as ruas com cantares.

No Natal, a Madeira ganha um brilho (ainda) mais especial! Além de ter tradições muito curiosas e uma passagem de ano inesquecível, a Madeira tem um plus que não encontra em Portugal Continental: uma temperatura agradável e amena. É o local ideal para uma escapadinha de dezembro para viver o espírito natalício sem luvas e golas altas ou para receber o novo ano com uma noite inesquecível de passagem de ano.