TopViagens – Viajar é o melhor destino

Porto Santo é mais do que praia e bolo do caco

Porto Santo é uma das ilhas do arquipélago da Madeira, por sinal uma das mais emblemáticas. Apelidada de “Ilha Dourada”, é conhecida pela extensa praia de areia fina em tons dourados à qual se junta um mar calmo, de águas limpas e mornas.

Mas há muito para ver além das praias, como os miradouros, jardins, igrejas e capelas, ou até fazer, como mergulho e quem sabe andar de parapente. Acima de tudo, o Porto Santo é um destino de eleição para quem procura uns dias de descanso em qualquer altura do ano, deslumbrando-se por entre paisagens que fazem esquecer o stress do dia a dia, numa terra que faz questão de bem receber os seus visitantes.

Pode ser a pé, de bicicleta ou de carro, em terra, no ar ou em alto mar. O importante é deixar-se ir à descoberta da ilha que chegou a ser habitada pelo explorador Cristóvão Colombo.

CONHECER A VILA BALEIRA

Sendo a única cidade do Porto Santo, a Vila Baleira é também a capital e o local onde há mais atividade na ilha. Para visitar, sugerimos a Casa Colombo – Museu do Porto Santo onde, além da coleção contendo retratos de Colombo e das exposições temporárias, existe uma recriação do ambiente onde o conhecido navegador viveu quando passou por aqui, incluindo utensílios e artefactos da época.

SUBIR AO MIRADOURO DA PORTELA

A pouco mais de um quilómetro da Vila Baleira, o Miradouro da Portela oferece uma vista panorâmica sobre a cidade, a Praia de Porto Santo e toda a zona litoral a sul da ilha. No caminho terá ainda a oportunidade de conhecer a Capela da Nossa Senhora da Graça, assim como avistar alguns moinhos de vento.

Com nove quilómetros de costa, dificilmente poderíamos passar por Porto Santo sem mencionar a praia a oeste da Vila Baleira que contorna todo o litoral da ilha, do Porto dos Frades à Ponta da Calheta.

RELAXAR NA PRAIA DE PORTO SANTO

Eleita melhor “praia de dunas” no concurso das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, a praia de Porto Santo orgulha-se das águas cristalinas e uma temperatura que convida a banhos ao longo de todo o ano. Aqui, é possível relaxar ao som das ondas e mergulhar num cenário que emana tranquilidade.

BANHAR-SE NO PORTO DOS FRADES

No Porto dos Frades, a norte da ilha, vai encontrar mais uma praia deserta de águas cristalinas. É a Praia do Cotrim e enquadra-se num cenário paradisíaco embelezado pelo efeito da erosão das rochas que aqui abundam, embora seja uma praia de areia. É também nesta zona que se encontra a antiga fábrica da cal e as antigas salinas. Se tiver oportunidade, recomendamos que as visite.

IR ATÉ À PONTA DA CALHETA

Num dos extremos da Praia de Porto Santo fica a Ponta da Calheta, o lugar ideal para um passeio romântico a dois ou um momento relaxante em família, se for o caso. Para melhorar este cenário idílico, só mesmo desfrutar de um magnífico pôr-do-sol com vista para o mar.

Entre as praias e os inúmeros miradouros espalhados pela ilha, existem outros pontos de interesse em Porto Santo. E que tal observar cetáceos em alto mar?

OBSERVAR BALEIAS E GOLFINHOS

Se tiver a oportunidade de fazer um passeio de barco em alto mar, sugerimos que aproveite para observar as baleias e os golfinhos mais destemidos que se cruzam com as embarcações, além das paisagens inspiradoras que poderá ver desta perspetiva. Com sorte, conseguirá ainda observar tartarugas.

JOGAR GOLFE NO PORTO SANTO

Tendo o mar e as montanhas ao fundo, o campo de golfe existente no Porto Santo tem 18 buracos e foi projetado por Severiano Ballesteros. Para bons entendedores ou meros curiosos, é sem dúvida o cenário perfeito para a prática deste desporto.

SABOREAR A GASTRONOMIA LOCAL

Já todos sabemos da fama do bolo do caco, o pão típico da Madeira que atualmente é saboreado um pouco por todo o lado, até no Continente. Já as uvas são o fruto típico da ilha e pode comprá-las nos mercados.

Quando se trata de carne, então o Picado é o mais conhecido, embora também se aprecie o prego servido no bolo do caco e as lapas grelhadas, sem esquecer as deliciosas bebidas servidas nesta região: Poncha, licores caseiros e o vinho verde produzido na ilha do Porto Santo.

Exit mobile version