13 cidades secretas em Espanha que vai querer conhecer

Joana Santana / Atualizado a

Se pensa que já conhece tudo da nossa vizinha Espanha, engane-se! Olhe que este país repleto de história, cultura, música, paisagens deslumbrantes e ótima comida, continua a surpreender até mesmo os viajantes mais experientes. É que apesar da popularidade de cidades como Barcelona, Madrid ou Ibiza, por exemplo, há todo um mundo de tesouros escondidos à espera de serem descobertos, onde pode mergulhar na autenticidade do povo espanhol, longe das multidões de turistas. Não acredita? Então, vamos descobrir juntos 13 cidades secretas em Espanha que vai mesmo querer conhecer!

Albarracín, Aragão

Albarracín, Aragão

Situada na província de Teruel, num vale rochoso, perto do rio, Albarracín é uma cidade medieval que parece retirada de um conto de fadas. Ruas estreitas e empedradas, casas de pedra e muralhas antigas, transportam-nos numa viagem ao passado que, aqui, ainda se mantem bem presente. A mistura de influências culturais que recebeu ao longo dos séculos é notória em cada canto da cidade e nos seus edifícios centenários. A catedral e o castelo de Albarracín são as atrações mais populares.

Ávila, Castela-Leão

Ávila, Castela-Leão, Cidades Secretas em Espanha

Rodeada por muralhas construídas no século XI, Ávila é também uma cidade medieval repleta de história. As muralhas que em tempos fortificavam a cidade, têm mais de 2,5 km de extensão e estão muito bem preservadas. O centro histórico, também ele muito bem cuidado, é considerado Património Mundial da UNESCO e está repleto de igrejas e conventos impressionantes, destacando-se a Catedral de Ávila e a Basílica de San Vicente. Por isso mesmo, este é um destino muito popular entre os peregrinos católicos.

Betancuria, Fuerteventura

Betancuria, Fuerteventura

Betancuria é uma das cidades mais antigas das Ilhas Canárias e, em tempos, já foi uma das cidades mais importantes do arquipélago e capital da ilha de Fuerteventura. Agora é uma cidade onde pode desfrutar de um ambiente mais calmo, mas que mantém todo o seu charme. As paisagens vulcânicas que cercam a vila abraçam os vários edifícios históricos pintados de branco, perfeitos para se perder entre ruas a (re)descobrir cada pormenor que marca o dia-a-dia dos locais. Numa visita a Betancuria não pode perder a visita à Igreja de Santa Maria – igreja mais antiga das Canárias – e ao Miradouro Morro Velosa onde vai encontrar uma paisagem absolutamente fenomenal.

Cadaqués, Catalunha

Cadaqués, Catalunha, Cidades Secretas em Espanha

Cadaqués é uma jóia escondida na Costa Brava, cercada por montanhas rochosas e banhada pelas águas do Mediterrâneo. Esta vila piscatória preserva todo o seu charme, com casas caiadas de branco e um ambiente descontraído que convida a desfrutar da vida à beira-mar. Diz-se que foi aqui que o pintor Salvador Dalí encontrou muita da sua inspiração, uma vez que morou aqui grande parte da sua vida. Por isso mesmo, hoje em dia pode lá visitar a Casa-Museu Salvador Dalí. Além disso, Cadaqués tem algumas das praias mais bonitas da Costa Brava, em particular, a praia de Portlligat.

Combarro, Galiza

Combarro, Galiza

Combarro é uma vila que parece ter parado no tempo! Situada nas margens da Ria de Pontevedra, na Galiza, é uma pequena vila piscatória conhecida pelos seus horreos – celeiros de pedra típicos da região – ruas estreitas à beira-mar e casas de granito. Combarro oferece uma visão real da vida na costa galega que preserva orgulhosamente as suas práticas e costumes tradicionais como, por exemplo, a pesca artesanal. Com praias ao redor perfeitas para relaxar ao sol, a cereja no topo do bolo é o incrível marisco fresco de ótima qualidade que pode (deve!) provar nos restaurantes à beira-mar.

Cudillero, Astúrias

Cudillero, Astúrias, Cidades Secretas em Espanha

Casas em tons pastel, colinas verde forte e o azul do mar a contrastar. A paisagem parece um postal? Parece sim, mas é real! Nas Astúrias, no Golfo de Biscaia, encontra esta pequena, mas maravilhosa vila chamada Cudillero. O porto é o coração e a vida da cidade. Por aqui pode passear ou simplesmente ficar a observar a paisagem e a vida dos que lá moram. Suba ao Miradouro de La Garita, de preferência ao pôr-do-sol, para uma paisagem única e perca-se pelo centro histórico repleto de casas coloridas.

Cuenca, Castela-Mancha

Cuenca, Castela-Mancha

Famosa pelas suas casas suspensas, Cuenca é uma cidade única. E sim, leu bem, casas suspensas! As casas colgadas, como lá são conhecidas, são o símbolo da cidade de Cuenca e são casas medievais que parecem “pendurar-se” sobre as colinas, criando uma imagem impressionante. Uma dessas casas dá agora lugar ao Museu de Arte Abstrata Espanhola e o centro histórico, com ruas medievais que parecem labirintos, é Património Mundial da UNESCO.

Deià, Maiorca

Deià, Maiorca, Cidades Secretas em Espanha

Considerada por muitos um dos sítios mais bonitos de Maiorca, Déia é um lugar onde o mar azul se encontra com as montanhas verdes, criando um cenário de tirar o fôlego e verdadeiramente inspirador. Tão inspirador que Deià tem uma longa tradição a ser um refúgio para artistas, escritores e músicos que, desde do século XIX, fogem para cá à procura de inspiração. Com praias apaixonantes – as famosas Calas – um centro de vila cheio de vida e autenticidade e uma gastronomia local de comer e chorar por mais, entendemos bem porque é que é díficil sair daqui.

Lekeitio, País Basco

Lekeitio, País Basco

Paisagens naturais deslumbrantes e o encanto tradicional único do País Basco. Parece uma boa combinação? Não é boa, é ótima e Lekeitio é a prova disso. Lekeitio é uma cidade rica em cultura e tradição basca, com habitantes orgulhosos das suas raízes. No porto pode observar a agitação do dia-a-dia e aproveitar o centro para passear e visitar a principal atração da vila, a Basílica de Santa María, uma igreja gótica do século XV. As praias são todas maravilhosas, mas, a mais popular, é a Ilha de San Nicolás. A ilha é acessível a pé durante a maré baixa através de uma passagem de pedra, conhecida como “El Paso del Diablo”. Uma vez na ilha, explore as pequenas praias isoladas, o farol histórico e as ruínas antigas.

Peñíscola, Castellón

Peñíscola, Castellón, Cidades Secretas em Espanha

Situada numa península rochosa que se projeta para o Mar Mediterrâneo, Peñíscola é um achado que não vai querer largar mais. O castelo medieval, construído pelos Templários no século XIII, domina a paisagem e é a imagem da cidade. Mas o grande ex-líbris são mesmo as praias deslumbrantes que Peñíscola tem para oferecer, sendo a mais procurada a Playa Norte. A gastronomia local é de “babar” com as deliciosas paellas, o peixe fresco de alta qualidade e claro, as tradicionais tapas. Percorra as ruas da cidade e tente ainda identificar alguns dos cenários da mítica série Game of Thrones.

Ronda, Andaluzia

Ronda, Andaluzia

Perfeita para incluir numa roadtrip pelo sul de Espanha, Ronda é uma cidade icónica da região da Andaluzia. A Ponte Nova é o símbolo mais emblemático da cidade e a principal atração. Mas o que é que tem de especial, afinal? A Ponte Nova é uma ponte de pedra majestosa, de 98 metros de altura, construída no século XVIII, que atravessa o desfiladeiro do rio Guadalevín ao longo de 500 metros. Quem visita a cidade pode caminhar pela ponte e ter uma vista única sobre o desfiladeiro. Mas mais do que a ponte, a cidade é também repleta de encanto e muita história. No entanto, se for mesmo um aficionado por pontes, não deixe de visitar também a Ponte Velha (ponte medieval) e a Ponte Árabe.

San Vicente de la Barquera, Cantábria

San Vicente de la Barquera, Cantábria, Cidades Secretas em Espanha

Estar a relaxar na praia, mas com vista para grandes montanhas com neve. Aqui é possível! San Vicente de La Barquera tem vista privilegiada para os Picos da Europa, o que contrasta com as cidades costeiras a que Espanha nos habituou. O centro da cidade é muito típico da região: ruas estreitas e praças pitorescas. Edifícios como é o caso da igreja gótica de Santa María de los Ángeles, a torre do Castelo Medieval ou as casinhas de pescadores coloridas ao longo do porto, destacam-se criando um cenário encantador. Apesar de ter várias praias, a mais procurada fica no Parque Natural de Oyambre, um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza.

Zafra, Estremadura

Zafra, Estremadura

Zafra é uma cidade histórica na região da Estremadura conhecida por ter algumas semelhanças com Sevilha. As casas brancas, a influência árabe, o Alcázar… Mas Zafra é muito mais do que isso e é completamente merecedora do seu próprio destaque! O seu centro histórico, preservado desde a Idade Média, é um tesouro de palácios renascentistas, igrejas góticas e praças cheias de vida. A gastronomia local é de deixar qualquer um sem palavras com pratos típicos como, por exemplo, presunto ibérico, queijos artesanais, migas extremenhas, ensopados de caça e doces conventuais. A cidade é muito única, muito tradicional e transparece a cada recanto as suas origens e autenticidade.

Do encanto medieval de Albarracín às praias pitorescas de Peñíscola, estas cidades de Espanha, menos conhecidas, oferecem uma experiência autêntica e real do melhor da vida espanhola. E o melhor de tudo? A proximidade de Portugal torna estas viagens muito mais acessíveis. Embarcar numa aventura e descobrir o lado secreto de Espanha, nunca foi tão fácil! Estas cidades estão à espera de serem exploradas e prometem surpreendê-lo a cada esquina.

Todas as imagens neste artigo possuem os devidos direitos de utilização, saiba mais na página Sobre a TopViagens.