4 ilhas incríveis para conhecer em Itália
Itália é um destino que acumula fãs por todo o mundo! Não ficamos admirados por isso acontecer ou não fosse este um país incrível. No entanto, além das populares cidades que são de visita obrigatória para todos, as ilhas italianas são sem dúvidas destinos a não perder. Mas sabia que Itália tem mais de 300 ilhas? Pois é! Divididas pelo mares Adriático, Mediterrâneo, Tirreno e Jónico, Itália tem muitas ilhas e ilhotas absolutamente fantásticas. Claro que umas são mais conhecidas do que outras e, por isso mesmo, hoje, damos-lhe a conhecer 4 ilhas incríveis, ao longo do Mediterrâneo, que se ainda não conhecia, precisa mesmo de passar a conhecer!
Ísquia
Localizada no Golfo de Nápoles, Ísquia é carinhosamente conhecida como “jardim do mediterrâneo”. Famosa pelas suas águas termais, ao longo da ilha existem várias fontes termais onde pode desfrutar de banhos relaxantes. Os Banhos de Nitrodi são os mais populares porque, além de todas as propriedades benéficas da água, ficam num cenário natural absolutamente incrível. Sim, é que Ísquia é também uma ilha de uma beleza natural deslumbrante, com montanhas verdes e praias de água azul. O castelo de Aragonese é uma das principais atrações e situa-se numa pequena ilhota rochosa, que está conectada à ilha principal por uma ponte. Uma obra arquitetónica lindíssima, que até já foi cenário de um filme. Para completar o cenário idílico de toda a ilha, as vilas com casinhas coloridas são também verdadeiros tesouros onde se vai sentir maravilhado por todos os pormenores.
Capri
Charme, glamour e sofisticação são as palavras-chave de Capri! A ilha está repleta de lojas, hotéis e restaurantes de luxo, o que cria uma atmosfera cosmopolita e exclusiva que atrai muitos visitantes, nomeadamente, várias celebridades. Muitas das vezes é visitada como um acrescento à maravilhosa viagem pela Costa Amalfitana. Mas nem só de luxo vive Capri! Na verdade, o maior luxo é poder estar frente-a-frente com paisagens tão incríveis como as da ilha! Falésias íngremes, grutas no mar e enseadas escondidas. É impossível não ficar hipnotizado com tamanha beleza. A Gruta Azul é uma das maiores atrações da ilha e é uma gruta que com a luz do sol, fica com o seu interior todo “pintado” de azul.
Sardenha
A Sardenha é uma ilha de contrastes fascinantes, onde as praias de areia branca se encontram com montanhas imponentes e as pequenas vilas pitorescas. Com mais de 2 mil quilómetros de costa – a Costa Esmeralda – tem à disposição uma infinidade de praias deslumbrantes, perfeitas para uns banhos de mar. Mas não é só da riqueza natural que esta maravilhosa ilha vive! A Sardenha tem também uma riquíssima herança cultural, com tradições únicas, ruínas arqueológicas e um povo conhecido pela sua hospitalidade calorosa e genuína.
Sicília
Sendo uma das maiores ilhas do Mediterrâneo, a Sicília é um verdadeiro tesouro de património cultural, com uma história que remonta a milhares de anos. Foi lar de diversas civilizações e, ainda hoje, é possível sentir essa presença nos vários edifícios históricos das cidades como, por exemplo, as cidades Siracusa e Agrigento onde encontra muitos sinais da civilização grega, as majestosas catedrais de Palermo e Monreale, e os magníficos teatros romanos de Taormina e Catânia. Além disso, a Sicília tem também paisagens incríveis que vão desde majestosas montanhas, às praias de areia dourada até ao vulcão ativo mais alto da Europa, o Monte Etna.
Embarcar numa viagem pelas incríveis ilhas de Itália é uma experiência verdadeiramente inesquecível! Cada uma delas tem para oferecer uma infinidade de momentos únicos que enriquecem a vida de qualquer um. Por isso, se precisa mesmo de ir matar saudades de um bom prato italiano ou se quer ir experimentar pela primeira vez, não se esqueça de incluir no itinerário alguma destas ilha de Itália. Mas desengane-se se pensa que só vale a pena visitar estas ilhas se fizer uma viagem até alguma cidade italiana. Cada um destas ilhas é suficiente para lhe preencher os dias de férias e em alguns casos, como é o caso de Sardenha, por exemplo, durante o verão tem voos diretos especiais, a partir do Porto.
Do que é que está à espera? É caso para dizer, buon viaggio!