7 lagos imperdíveis para visitar perto de Milão

Joana Santana / Publicado a

Itália é sempre uma boa escolha. E visitar Milão também! Se nunca o fez deveria mesmo dar uma chance. Uma cidade recheada de glamour e luxo, com muita moda, arte e história à mistura. Mas se já passou por aqui ou ainda quer passar, mas acha que quer mais do que apenas divertir-se pela cidade, os famosos lagos do norte de Itália, ou Lagos de Lombardia como também são conhecidos, são magníficas obras da natureza. A cerca de 2h de carro, consegue estar frente-a-frente com cenários que mais parecem saídos de verdadeiros contos de fada. Descubra 7 destas incríveis maravilhas e pense seriamente em marcar já uma escapadinha até Milão.

Lago de Como

A 1h50 de carro de Milão

Lago de Como, Lagos perto de Milão, Itália

Localizado na região da Lombardia, a norte de Milão, o Lago de Como é o terceiro maior lago de Itália e um dos lagos mais populares da Europa. Com vista para os Alpes Italianos, a paisagem é marcada por pequenas aldeias, mas muito charmosas, que tornam o cenário idílico. Este é também um destino de referência para muitas celebridades, como por exemplo, o famoso ator George Clooney que é dono de uma mansão nesta zona.

Lago de Garda

A 2h de carro de Milão

Lago de Garda, Itália

O Lago de Garda é o maior lago de Itália e fica entre as regiões de Lombardia, Vêneto e Trentino-Alto Adige. A imponência das grandes montanhas que circundam as margens do lago são fascinantes e capazes de deixar qualquer um sem palavras. Ao longo do lago consegue encontrar 5 ilhas que pode visitar através do ferry. Aqui também encontra praia, por isso, se vier de verão, aproveite para relaxar uns dias ao sol na companhia desta impressionante paisagem!

Lago de Iseo

A 2h de carro de Milão

Lago de Iseo, Lagos perto de Milão, Itália

Apesar de não ser tão conhecido como os lagos que referimos antes, o Lago de Iseo é também ele impressionante. Bem no centro do lago, está a Ilha de Monte Isola, uma verdadeira pérola italiana, com aldeia típicas, oliveiras e vinhas. Um charme e um encanto que tem mesmo de conhecer! Além de Monta Isola, existem também mais duas pequenas ilhas ao longo do lago e as cidades das margens são carregadas de história e tradição. Perca-se nos costumes locais e na energia contagiante de quem lá mora.

Lago de Lugano

A 1h50 de carro de Milão

Lago de Lugano, Lagos perto de Milão, Itália

Na fronteira entre Suíça e Itália encontra o Lago Lugano que está dividido entre os dois países. Pontetresa fica na parte italiana do lago e é uma pequena cidade que preserva um centro histórico repleto de arquitetura medieval e várias igrejas antigas. Com uma atmosfera super pacífica, é uma ótima região para vir simplesmente respirar ar puro, absorver a beleza da natureza e desconectar-se de todos os problemas. Pode fazer passeios de barco no lago e ainda visitar o Monte Brè, uma montanha de onde terá uma vista única para o lago.

Lago Maggiore

A 1h45 de carro de Milão

Lago Maggiore, Itália

O Lago Maggiore também fica dividido entre Itália e Suíça. Isola Bella é a ilha mais famosa do lago e é conhecida por ter um palácio com um jardim que parecem saídos de um filme. De arquitetura impressionante e com um cuidado minucioso para manter toda a beleza das zonas verdes, a ilha é totalmente ocupada pelo palácio e o seu jardim. As cidades à beira do lago, Stresa e Verbania, são também conhecidas pela elegância e por manterem a herança da Belle Époque.

Lago Orta

A 1h25 de Milão

Lago Orta, Lagos perto de Milão, Itália

Localizado na região de Piemonte – um dos melhores destinos vinícolas da Europao Lago Orta é um segredo italiano que merece ser revelado. Toda a região é muita serena, com uma grande conotação religiosa. Por isso, num passeio por aqui, não estranhe de encontrar tantas igrejas. Uma das maiores atrações é a Ilha de San Giulio onde fica o Mosteiro Mater Ecclesiae. Além disso, perto do lago pode também visitar o Sacro Monte di Orta, Património Mundial da UNESCO, que fica no topo de uma montanha. Ao ir para lá, encontra um caminho pontilhado com 20 capelas e, no cima, uma vista panorâmica para o lago.

Lago Varese

A 1h10 de Milão

Lago Varese, Itália

Com um ambiente muito romântico, o Lago Varese não é muito extenso, mas é conhecido por ser muito profundo. A cidade com o mesmo nome, Varese, tem vários parques e jardins que tornam ainda mais agradável os passeios. O lago é também palco de vários desportos aquáticos e existe ainda uma ciclovia à volta das margens. Bem pertinho, encontra também a “Riserva Naturale Lago di Varese” que é uma área protegida que abriga uma variedade incrível de flora e fauna. Não venha embora sem passar por lá!

Explorar alguns dos mais bonitos lagos italianos é também uma ótima forma de conhecer mais este incrível país. Itália é mesmo uma caixinha de surpresas, com tanto de bom para nos oferecer! Numa visita a Milão, torne-a ainda mais especial. Uma vez que consegue explorar a cidade relativamente rápido, reserve uns dias para explorar um dos lagos perto de Milão (ou todos) desta lista que partilhámos consigo.